Os traços e técnicas de criação de Joshua Vides inspiram segunda collab da Converse com o artista

Campari Bartender Competition: inscrições abertas para o segundo ano de competição
3 de maio de 2022
Mixed lança coleção exclusiva para o Dia das Mães
3 de maio de 2022

Criador californiano reinterpreta os modelos Chuck 70, Weapon CX e Pro Leather, além de roupas e acessórios, com seu traçado contraste e paleta P&B

 Estimular e elevar a criatividade faz parte da identidade da Converse e, não à toa, está sempre em contato com a arte urbana e contemporânea. Essa troca costuma render parcerias de sucesso, como a colaboração com o artista californiano Joshua Vides. A associação entre a marca e o criador nascido em Los Angeles tem um histórico que traz o melhor do universo da arte e dos sneakers. Em 2019, Joshua assinou um par de Converse customizável com aplicações de velcro em tons coloridos.

Em 2020, ele montou uma exibição no Museu de Arte Contemporânea de Chicago (MCA) em resposta ao desafio recebido do museu: pintar o mais longo corredor de toda sua carreira. Junto com essa instalação, Vides produziu uma tela de mais de 12 metros que depois foi cortada e transformada em 30 pares únicos de Chuck 70. Essas edições especiais foram leiloadas, com o lucro revertido para os projetos e iniciativas do MCA.

Em sua segunda edição, a collab explora a paleta de cores característica do trabalho de Joshua, o preto e branco, através de detalhes que remetem às técnicas manuais de criação artística e fazem referência ao seu próprio processo. A intenção é desafiar a percepção acerca de modelos marcantes da Converse, o Chuck 70, Weapon CX e o Pro Leather, além de roupas e acessórios. O traçado contrastante, com efeito de marcador permanente, típico das obras de Vides, dá relevo às principais características dos diferentes modelos da collab, que são o que torna a coleção uma verdadeira experiência tátil e visual. Brincar com a profundidade e as dimensões das formas, com sombreado que remete às HQs, é a maneira que Joshua Vides encontra para criar o que ainda não foi visto e, ao mesmo tempo, ter uma estética marcante. O artista começou a desenvolver seu DNA no design gráfico para o streetwear, a que se dedicava antes de conduzir seus próprios projetos criativos.

A edição do Chuck 70 Converse x Joshua Vides mistura texturas e aplicações: o modelo de cano alto tem na base estampa de bolinhas com efeito 3D e, acima, uma camada de Tyvek® com fechamento por zíper. O calcanhar tem patches removíveis. Tudo isso, com os cadarços em forma de fita métrica, faz do modelo uma tela em branco para a criatividade de quem o usa. Já o Pro Leather destaca os traços em contraste e as ferramentas que o artista emprega para criar. As linhas do modelo e de seus detalhes icônicos, como o símbolo Star Chevron nas laterais, são redesenhadas com a impressão digital de riscas com efeito de marcador, que redimensionam os elementos do tênis. O canvas em algodão também recebe a aplicação de couro TecTuff na frente e no calcanhar, mostrando o apuro do design do modelo.

O Weapon CX traz a exclusiva tecnologia de conforto CX, desenvolvida pela Converse, junto à sobreposição de materiais que identifica o trabalho de Joshua Vides. O canvas de algodão do modelo tem efeito estonado e detalhes recortados em TPU transparente nas laterais e na biqueira. O ícone do Star Chevron está impresso nos recortes com transparência. Para proporcionar conforto em todos os momentos, o calçado tem palmilha de cortiça reforçada por palmilha e solado de espuma CX do mesmo material, acoplado ao EVA.

As peças de vestuário e acessórios que são parte do lançamento aliam as referências da arte a detalhes utilitários do streetwear. São camisetas oversized, calça e parka cargo, com diversos bolsos, e até uma bolsa de equipamentos esportivos feitos sob medida para as ruas. A collab Converse x Joshua Vides chegou no e-commerce brasileiro da marca  no dia 29 de abril.