Onze superalimentos que auxiliam nos cuidados com a saúde

Obra do Hotel Sesc Cascavel é lançada durante evento on-line
28 de abril de 2021
Santista Jeanswear lança movimento nas redes sociais para o Denim Day
28 de abril de 2021

A alimentação deve ser tratada com muita atenção e critérios

E em tempos de pandemia, a preocupação com os nutrientes ingeridos ganha uma importância ainda maior, uma vez que o que se come influencia significativamente na qualidade da saúde. Por isso, é importante aprender a valorizar alimentos que devem ser consumidos com frequência e moderar a ingestão dos que não fazem tão bem ao funcionamento do organismo.

Alguns alimentos bastante nutritivos são comuns na mesa do brasileiro, como o arroz e o feijão. Mas além dos ingredientes com os quais já se está habituado, há uma infinidade de outros capazes de tratar doenças pré-existentes, prevenir enfermidades, fortalecer o sistema imunológico, entre inúmeros outros benefícios.

A Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred, reuniu uma relação que vale acrescentar na lista de compras, com alimentos que influenciam positivamente na saúde de quem os consome com regularidade. Veja alguns deles:

  1. Cará

O cará é um tubérculo que pode ser facilmente encontrado em supermercado e feiras livres. É uma importante fonte de carboidratos para o organismo, além de uma ótima opção para ajudar a recuperar a massa muscular após a prática intensa de atividades físicas.

  1. Nêspera

A nêspera, também conhecida como ameixa-do-Pará, ameixa japonesa ou ameixa amarela, é rica em micronutrientes, como a vitamina C, cálcio e fósforo. Também possui fibras alimentares que ajudam a controlar os níveis de glicose e colesterol no sangue. Outros benefícios são a diminuição da prisão de ventre, a proteção das mucosas do estômago e do intestino e a ajuda no combate a doenças respiratórias por possuir antioxidantes que ajudam na resposta anti-inflamatória do organismo.

  1. Nabo

Apesar de não estar entre os alimentos mais populares, o nabo é um alimento rico em cálcio, potássio, vitaminas A, C e as do complexo B. Além disso, como todo vegetal, é uma excelente fonte de fibras alimentares e auxilia diretamente na digestão. Também auxilia no bom funcionamento dos músculos, incluindo o coração.

  1. Inhame

Da mesma família do Cará, o inhame também é uma interessante fonte de carboidratos. Além disso, é rico em nutrientes como o potássio e o fósforo. Auxilia na saúde do coração, pois suas fibras reduzem os níveis de colesterol no sangue. Também reforça o sistema imunológico, auxilia na perda de peso e previne a anemia.

  1. Chicória

A chicória é um vegetal de coloração verde escura facilmente confundida com a mostarda ou o espinafre. Rica em fibras alimentares e micronutrientes, é excelente para regular o intestino e, até mesmo, estimular a construção de uma flora intestinal saudável.

  1. Lentilha

A lentilha é da família do feijão e, por isso, tem muitas características similares a esse alimento. Rica em fibras alimentares, ferro, cálcio e proteínas, é uma excelente opção para aumentar a produção de massa muscular e, até mesmo, acelerar a cicatrização de ferimentos.

  1. Rabanete

Vegetal de coloração branca e vermelha, o rabanete tem excelentes propriedades medicinais. É muito utilizado para estimular as funções digestivas e, graças à sua boa concentração de potássio, magnésio e cálcio, autua no fortalecimento do sistema imunológico.

  1. Batata-doce

Alimento bastante comum na dieta dos praticantes de atividades físicas, a batata-doce é uma opção de carboidrato extremamente saudável. Ela auxilia no controle da glicemia, fornece energia de maneira eficiente para o organismo e é uma ótima fonte de fibras e vitamina C.

  1. Beterraba

Além da boa fonte de vitaminas e fibras alimentares, a beterraba é rica em nitrato, composto que ajuda a diminuir o consumo de oxigênio pelo corpo e, consequentemente, reduz a pressão arterial e a sensação de cansaço ao final do dia. Também fortalece o sistema imunológico, pois contém vitaminas C e A e zinco. A beterraba também previne e combate a anemia por conter ferros e vitaminas do complexo B.

  1. Acelga

Também chamada de couve-chinesa, a acelga é um alimento extremamente versátil. É rica em fibras, auxilia no controle da glicemia sanguínea, no volume de gordura do sangue e no funcionamento intestinal.

  1. Pitanga

A pitanga é fonte de vários nutrientes indispensáveis para a saúde. Rica em vitamina A, C, fósforo, ferro, licopeno e cálcio, pode ajudar nos cuidados com os ossos, na prevenção contra a anemia e no combate à ação de radicais livres no organismo.

Photo by Ella Olsson on Unsplash