Octo Roma: O Estilo Octagonal

Criadora do “Flash Curitiba” será homenageada na Câmara Municipal de Curitiba
29 de março de 2023
Clássicos Kopenhagen: ícones da marca são destaque nesta Páscoa
29 de março de 2023

O Octo Roma abre um novo capítulo no seu legado, elevando qualquer traje com seu talento impecável

Introduzido pela primeira vez em 2012, o Octo teve um impacto considerável nas comunidades relojoeiras na última década. Tornou-se sinônimo de um design de estilo italiano profundamente inovador e poderoso que enriquece a arte da relojoaria suíça – e da incrível capacidade da Bulgari de renovar e revigorar sua estética característica.

A nova coleção Octo Roma caracteriza-se pela versatilidade, sofisticação e elegância. Ela atrai o indivíduo autoconfiante com um senso de estilo refinado; aquele que exige um relógio de destaque que oferece uma variedade de opções, desde um lindo relógio automático a um cronógrafo impressionante a uma peça hipnotizante de turbilhão. Com seu design ousado distinto, o Octo Roma exemplifica a capacidade de inovação da Bulgari e sua contribuição para a relojoaria suíça com seu toque italiano característico.

A coleção Octo Roma incorpora um estilo contemporâneo que deixa uma impressão duradoura, mostrando as ricas raízes romanas da marca e prestando homenagem a uma herança arquitetônica e artesanato relojoeiro:

  • A forma octogonal da caixa é uma homenagem à ligação histórica da marca com a Cidade Eterna.
  • O intrincado motivo Clous de Paris no mostrador dos modelos automático e cronógrafo homenageia a alta relojoaria suíça.

O design distinto e não circular do Octo Roma combina um estilo poderoso, versatilidade na vestibilidade e aquele toque inconfundível do fascínio italiano:

  • Os modelos automáticos e de cronógrafo Octo Roma vêm equipados com um conveniente sistema de pulseira intercambiável sem ferramentas, oferecendo a liberdade de trocar de aparência sempre que desejar.
  • A coroa é perfeitamente incorporada à caixa desses dois modelos e protegida por protetores de coroa – cada relógio também é resistente à água até 100 metros de profundidade.
  • O design da caixa justapõe formas redondas e octogonais, criando uma complexa interação de texturas, luz e sombra.

Octo Roma incorpora uma visão não convencional da clássica Alta Relojoaria com sua variedade de complicações e habilidade artesanal:

  • O Octo Roma Chronograph é o primeiro da coleção, equipado com o Calibre BVL 399, um movimento mecânico interno fabricado na Suíça.
  • Os Octo Roma Tourbillons representam a fusão perfeita entre a excelência da relojoaria suíça e a criatividade romana, com cada peça exibindo uma mistura singular de precisão técnica e visão artística.

Deixando sua marca com estilo

Com Octo Roma, a Bulgari está redefinindo o estilo octogonal. Esta nova coleção é um símbolo de elegância que eleva o relógio octogonal a um novo nível de sofisticação moderna. Sua forma única e redonda, mas não redonda, é uma homenagem às raízes romanas e à rica herança da Bulgari.

A forma octogonal tem uma história rica na arquitetura italiana, aparecendo em estruturas icônicas como o Panteão e as obras de Leonardo da Vinci; em particular, a geometria de oito lados caracteriza as abóbadas da Basílica de Maxentius, construída no século IV em um dos locais arquitetônicos mais importantes de Roma.

Esse elemento de design também brilha nas joias históricas da Bulgari, a coleção Monete, solidificando ainda mais a conexão da marca com sua herança romana. Da mesma forma, ecoa na icônica coleção modular Parentesi e nos suntuosos volumes e correntes dos pingentes da década de 1970, onde as geometrias ganham vida e ganham uma vibração própria através da interação de cores e ouro. E veio para definir a coleção Bulgari Octo Finissimo. Ao combinar a inspiração antiga com a inovação contemporânea, Octo Roma celebra a rica herança cultural da Itália, incorporando a elegância elegante que fez da Bulgari um nome líder no mundo da relojoaria de luxo. A extrema sofisticação de vários acabamentos com formas circulares e octogonais que se complementam diferenciam Octo Roma, mesclando herança, arquitetura e alta relojoaria.

Versátil em sua estética distinta, redonda, mas não uma estética redonda

O talento italiano da Bulgari Horlogerie torna-se evidente em todos os detalhes do Octo Roma, desde o seu trabalho artesanal até às suas linhas elegantes – não menos importante, a sua caixa perfeitamente dimensionada.

Octo Roma cativa com um design de caixa sutil e refinado, combinando um efeito redondo com uma moldura octogonal. Este notável impacto visual é obtido através de uma intrincada combinação de duas formas geométricas distintas no design da caixa. O aro redondo superior escovado acetinado é contrastado por uma parte octogonal polida do aro inferior, criando uma estética atraente, “clássica, mas não exatamente”, com uma personalidade ousada. O anel octogonal interno amplifica o impacto do design, com o mostrador assumindo uma forma octogonal. Completando o visual bem equilibrado e altamente sofisticado estão os terminais facetados. A coleção Octo Roma exala poder por meio de seus detalhes meticulosamente projetados, elevando o relógio a uma peça marcante que mostra o compromisso da Bulgari com o artesanato e a qualidade.

Outra das características notáveis do Octo Roma é a integração suave da coroa com protetores de coroa. A coroa é integrada ao design da caixa de tal forma que se mistura perfeitamente, dando ao relógio uma aparência aerodinâmica. Os protetores de coroa em ambos os lados da coroa não apenas aumentam a estética geral do relógio, mas também servem a um propósito funcional. Eles protegem a coroa de possíveis danos nos próximos anos. A construção robusta da caixa, juntamente com a coroa rosqueada, garantem que o relógio seja resistente à água até 100 metros de profundidade.

O novo Octo Roma adapta-se perfeitamente a qualquer ocasião, casual ou elegante, mas sempre chique, sendo a escolha ideal para quem valoriza a versatilidade. Seja no trabalho, nos momentos de lazer ou em eventos formais, Octo Roma eleva qualquer guarda-roupa com sua elegância impecável. Sua mistura característica de “chique casual” é uma prova do senso de estilo incomparável e do talento ousado de Bulgari.

Os novos modelos Octo Roma vêm equipados com uma pulseira intercambiável, proporcionando ainda mais liberdade e versatilidade ao usuário. Os relojoeiros Bulgari tiveram o cuidado de garantir que o sistema de intercambiabilidade esteja perfeitamente integrado à caixa. É, portanto, colocado no verso na forma de um empurrador integrado com a massa da caixa, entre as alças. Particularmente seguro, o sistema não requer nenhuma ferramenta especial; um simples clique é suficiente para trocar a pulseira em poucos segundos. A Bulgari entregará duas pulseiras no momento da compra: uma pulseira de aço inoxidável e uma pulseira de borracha, dando a liberdade de trocar de visual sempre que desejar. Alças adicionais em borracha e couro de crocodilo de várias cores estão disponíveis para compra separadamente. Esta variedade de materiais e tonalidades está alinhada com a filosofia por trás do novo Octo Roma, um relógio versátil e personalizável, que reflete o estilo e a personalidade de cada um.

Clássico Excêntrico

Octo Roma Automático

A versão mecânica automática de 41 mm com três ponteiros e data é alimentada pelo calibre interno BVL 191 com uma reserva de energia de 42 horas. O mostrador é fácil de ler e visualmente atraente, enquanto seu acabamento adiciona um toque de sofisticação com um motivo Clous de Paris. Graças a este padrão que forma uma série de pequenas pirâmides, o relógio adota um motivo histórico da alta relojoaria suíça e o integra no coração do design de estilo italiano. O padrão joga com a luz, adicionando substância e riqueza à peça. O modelo vem em três variações de cores de mostrador aprimoradas pelo efeito 3D da técnica Clous de Paris – azul, antracite e branco, oferecendo amplas opções de escolha dependendo do estilo e preferência pessoal. O mostrador azul incorpora um fascínio clássico e atemporal, enquanto o mostrador branco chama a atenção com sua presença ousada e inesperada. Já o mostrador antracito é ideal para quem busca sofisticação e requinte. A ênfase no mostrador é toda sobre legibilidade: os ponteiros são aprimorados com Super-LumiNova® – assim como todos os marcadores de horas e os algarismos arábicos do Octo Roma às 6 e 12 horas.

Aqui, novamente, a Bulgari teve o cuidado de preservar a estética emblemática do Octo Roma. O equilíbrio certo e o senso de proporção, ambos atributos essenciais da arquitetura italiana, permanecem no centro das preocupações da Bulgari.

Cronógrafo Octo Roma

O Octo Roma Chronograph, que faz uma estreia notável na coleção, distingue-se por um mostrador elegante, com uma exibição clara e legível em azul ou preto. Possui função de cronógrafo com ponteiro central de segundos, contador de 30 minutos e contador de 12 horas, que permitem acompanhar o tempo decorrido com a maior precisão. A janela da data situa-se entre as 4 e as 5 horas, os três contadores sunburst às 3, 6 e 9 horas, uma disposição que facilita leituras rápidas e intuitivas do cronógrafo. O Calibre BVL 399 é um movimento mecânico interno de fabricação suíça com corda automática. Altamente preciso e confiável, o mecanismo opera a uma frequência de 28.800 vibrações por hora, girando com o movimento do pulso do usuário. A montagem precisa do movimento e as intrincadas decorações são visíveis através do fundo de safira da caixa.

É com esse mesmo espírito que os dois botões na versão cronógrafo foram integrados de maneira particularmente cuidadosa à caixa, seguindo diretamente das alças. Forma, função, design e ergonomia se fundem em um todo coerente e harmonioso, organizado de acordo com os princípios imutáveis da arquitetura romana.

Este relógio de 42 mm atrai o esteta que aprecia uma mistura de artesanato tradicional e design arrojado e contemporâneo, tornando-o a escolha perfeita para o indivíduo exigente.

OCTO ROMA: QUATRO TURBILHÕES EXCEPCIONAIS

A coleção Octo Roma acolhe quatro modelos excepcionais de turbilhão, cada um dos quais mostra o compromisso da marca com a precisão, inovação e estilo.

As formas generosas do Octo Roma podem acomodar várias complicações, tornando-o uma plataforma adequada para mostrar a experiência da Alta Relojoaria da Bulgari. Desde a estética impressionante em exibição até a mecânica intrincada em funcionamento, esses turbilhões são um verdadeiro testemunho da excelência da Bulgari em relojoaria. Cada modelo exibe orgulhosamente seu próprio conjunto de recursos exclusivos, desde o movimento cativante do mecanismo do turbilhão até os detalhes delicados do mostrador. As dimensões da caixa octogonal do Octo Roma oferecem amplo espaço para que essas obras-primas técnicas brilhem.

É uma família essencialmente italiana, com quatro temperamentos fortes, distintos e únicos, mas com o coração batendo como um só. Este ritmo, este coração romano nasce em Neuchâtel. É aqui, no berço da relojoaria suíça, que os relojoeiros movidos pela paixão pela mecânica fina dão origem a quatro calibres que ressoam em uníssono com o turbilhão, o elemento central de sua singularidade compartilhada.

Três são do tipo voador e equipam os relógios masculinos de 44mm de diâmetro. Alguns são caracterizados por um recipiente de safira: todo o meio da caixa é perfeitamente transparente, oferecendo uma visão completa do movimento íntimo dentro.

Dois que são únicos

O Octo Roma Striking Papillon Tourbillon e o Striking Tourbillon Saphir receberam uma nova caixa, com curvas suaves para uma sensação mais refinada e leve. Esta primeira dupla também compartilha uma visão muito moderna da Alta Relojoaria como entendida pela Bulgari, tendendo para o esportivo. O design é elegante, o diálogo entre material e cor é tenso e ousado. Ambos incorporam a mesma visão progressiva, até mesmo transgressora, de (des)construir o tempo. Cada um à sua maneira renova substancialmente o exercício Turbilhão.

Em cada um, o turbilhão é exibido alternadamente às 6 horas ou, regiamente, no centro do palco. A Bulgari decidiu colocar esta grande complicação da alta relojoaria – cuja patente foi registrada em 1801 – em uma posição majestosa compatível com seu prestígio. Hipnótico, chama imediatamente a atenção; com sua reserva de energia garantida de 60 horas – o suficiente para passar o fim de semana com conforto – não deixará de capturar a imaginação.

O Octo Roma Papillon Tourbillon emite uma vibração poderosa, técnica e, acima de tudo, lúdica: as horas podem ser lidas através de uma janela fixa ao meio-dia, enquanto os minutos são exibidos em um semicírculo graduado de 0 a 60 e alternadamente atravessado por dois diamantes mãos em forma. Quando o primeiro faz a contagem regressiva dos 60 minutos, ele é implantado e facilmente legível com sua ponta dupla branca luminescente. Enquanto isso, sua contraparte oposta está em sua posição de repouso a 180°, de modo que não aponta mais para o cronômetro.

Ao final dos 60 minutos, o balé é invertido: a mão que estava em uso até então se move para a posição horizontal, enquanto a outra começa a se mover de volta para a posição vertical. Com seus exclusivos tons verdes vívidos, o Octo Roma Striking Papillon Tourbillon em uma caixa de titânio é um design contemporâneo e urbano para o amante de complicações criativas.

Maestria suíço-italiana

Aqui, a Bulgari inspira-se nos antigos códigos estéticos e técnicos da arte relojoeira: dois ponteiros centrais, o turbilhão às 6 horas, corda manual. Mas é aí que termina a atração gravitacional da tradição… De resto, o DNA romano da marca atinge uma velocidade de escape, com a exuberância perfeitamente controlada que a caracteriza.

O movimento é 100% esqueletizado. Reduzida à sua expressão mais simples, ela flutua em um mar de luz que só uma caixa com face de safira, fundo e centro poderia tornar possível. Seus marcadores de horas se desdobram em seu grande comprimento, solidamente ancorados em uma imponente caixa de titânio.

Às 3 horas, uma característica especial – um botão de pressão? Sim, mas antes de tudo um meio de indicar a função que foi exercida. Isso porque a coroa não pode ser puxada. Pressionar o botão revela um discreto ponto vermelho no eixo da haste da corda, indicando que o relógio agora pode ser ajustado girando a coroa da maneira tradicional. Pressioná-lo uma segunda vez desativa o acerto da hora: a coroa serve então para dar corda ao movimento até à sua reserva de marcha de 64 horas. Uma microcomplicação singular; um vínculo íntimo e novo entre o relógio e o usuário; uma experiência única de relojoaria.

Arte mineral

Os outros dois turbilhões se aventuram em territórios diferentes. Octo Roma “Precious Naturalia” e “Tourbillon Lumière” afirmam ambos uma preciosidade comum, partilhando a mesma ligação com o elemento mineral (pedra dura ou diamante), um diálogo com o natural, finamente cinzelado pela mão humana e habilmente entrelaçado com uma -estilo relojoeiro universo; uma tela na qual a criatividade e talento italianos tão caros à Bulgari podem ser livremente expressos.

Octo Roma Precious Naturalia. O nome é a mensagem: engrandecer a beleza natural, sua preciosidade. Aqui, estética e técnica se jogam no mesmo nível. A placa visível no lado do mostrador é adornada com um olho de tigre, uma pedra dura e chata com detalhes em marrom e dourado, costurada com finos veios minerais de tons mais claros. Aqui, a pedra é cortada com uma espessura de apenas alguns décimos de milímetro para cobrir cada um dos 12 índices – uma tarefa que requer rara destreza.

Sendo cada fragmento de pedra único por natureza, cada relógio será também único. Sempre no centro desta tela mineral, um movimento manufaturado esqueletizado, cujo trem de engrenagens pode ser observado enquanto avança em direção ao turbilhão voador às 6 horas.

Presença de gala

Discreto, com um novo tamanho de caixa de apenas 38 mm, o Octo Roma Precious Tourbillon Lumière é a única – e muito exclusiva – criação para mulheres da coleção Octo Roma. Volutas e volumes, luz e cores: a maestria dos joalheiros Bulgari está em pleno jogo aqui.

Evitando um mostrador, esta peça exibe um movimento esqueletizado, uma renda de ouro rosa. Circulando a delicada faixa de minutos de diamante, pontuada a cada cinco minutos por um rubi, dois ponteiros centrais ecoando a cor. O turbilhão, às 6 horas, parece mais do que nunca em suspensão. A caixa é totalmente pavimentada – bisel, caixa central, asas e coroa – com diamantes. Uma criação para uma gala, a brilhar no crepúsculo estival do Coliseu…

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

OCTO ROMA – 103739 (mOSTRADOR AZUL) – 103740 (MOSTRADORANTRACITA) – 103738 (MOSTRADOR BRANCO)

Movimento

Movimento mecânico interno de corda automática, Calibre BVL 191; indicação de horas, minutos, segundos, janela de data às 3 horas; movimento decorado com motivo Côtes de Genève e chanfrado; Reserva de marcha de 42 horas.

Caixa e mostrador

Caixa de aço inoxidável, 41 mm de diâmetro, 9,15 mm de espessura, fundo transparente, coroa de aço aparafusada com inserto de cerâmica, resistente à água até 100 m; mostrador branco, antracite ou azul com motivo Clous de Paris; ponteiros, índices metálicos e numerais preenchidos com Super-LumiNova®.

Pulseira/Alça

Bracelete em aço inoxidável polido e acetinado com fecho de báscula; sistema de intercambialidade.

Pulseira de borracha adicional com fivela de pino incluída.

CRONÓGRAFO OCTO ROMA – 103471 (MOSTRADOR PRETO) – 103829 (MOSTRADOR AZUL)

Movimento

Movimento mecânico interno de corda automática, Calibre BVL 399; função cronógrafo, indicação de horas, minutos e pequenos segundos, janela de data entre 4 e 5 horas; movimento decorado com motivo Côtes de Genève e chanfrado; Reserva de marcha de 42 horas.

Caixa e mostrador

Caixa de aço inoxidável, 42 mm de diâmetro, 12,4 mm de espessura, fundo transparente, coroa de aço aparafusada com inserto de cerâmica, resistente à água até 100 m; mostrador azul ou preto com motivo Clous de Paris; ponteiros, índices metálicos e numerais preenchidos com Super-LumiNova®.

Pulseira/Alça

Bracelete em aço inoxidável polido e acetinado com fecho de báscula; sistema de intercambialidade.

Pulseira de borracha adicional com fivela de pino incluída.

Octo Roma Striking Papillon Tourbillon – 103748

Caixa de titânio de 44 mm com tratamento DLC preto, 11,9 mm de espessura; meio de caixa de safira; coroa de titânio DLC preta com inserto de cerâmica preta. Resistente à água até 5 ATM. Fabricação de corda manual Calibre BVL 348 com turbilhão voador central, indicação de minutos em “borboleta” e horas saltantes; reserva de marcha 60 horas. Tratamento Super-LumiNova® no movimento e mostrador. Pulseira em couro de crocodilo preto emborrachado com costura verde, fivela dobrável em titânio.]

Octo Roma Striking Tourbillon Sapphire – 103914

Caixa de titânio de 44 mm, 11,65 mm de espessura; meio de caixa de safira; coroa de titânio DLC preta com inserto de cerâmica preta, fundo transparente. Resistente à água até 5 ATM. Manufatura de corda manual Calibre BVL 206 com turbilhão voador; reserva de energia 64 horas. Índices Verdes Super-LumiNova®. Pulseira em couro de crocodilo preto emborrachado com costura verde, fivela dobrável em titânio.

OCTO ROMA PRECIOUS NATURALIA – 103675

Caixa em ouro rosa acetinado de 44 mm, espessura de 11,35 mm; coroa de ouro rosa. Resistente à água até 5 ATM. Manufatura de corda manual Calibre BVL 206 com turbilhão voador; reserva de energia 64 horas. Calibre feito com uma fina fatia de olho de tigre, índices de olho de tigre no topo das pontes do calibre e placa principal. Bracelete em pele de crocodilo castanha com fivela dobrável em ouro rosa.

OCTO ROMA PRECIOUS TOURBILLON LUMIÉRE – 103751

Caixa de 38 mm em ouro rosa cravejada com 267 diamantes redondos lapidação brilhante (~2,48cts) e bisel cravejado com 48 diamantes redondos lapidação brilhante (~1,58cts), coroa em ouro rosa cravejada com rubi lapidação cabochão. Resistente à água até 3ATM. Calibre esqueletizado de corda manual BVL 208 com turbilhão; reserva de energia 64 horas. Movimento em ouro rosa inteiramente decorado à mão. Mostrador esqueleto em ouro rosa cravejado de diamantes e 9 rubis lapidação brilhante indicando as horas. Correia de crocodilo vermelha com fivela dobrável cravejada de diamantes. Rubis: ~0,18 cts; diamantes ~ 5,05 cts.