Octo Roma Naturalia X Wang Yan Cheng: quando a mecânica excepcional se torna tela para grandes obras

Agentes de viagens de Curitiba e região podem experimentar um voo de balão
31 de maio de 2022
Os 5 destinos mais procurados para ver a aurora boreal
31 de maio de 2022

A união de abstração lírica e mecânica: a arte relojoeira se funde com a arte visual contemporânea para celebrar a abertura para o mundo e a vibração das cores, para conectar as artes e seus artistas, seu savoir faire e sua criatividade

Em 2021, Bulgari lançou uma nova linha dentro da família Octo:

Octo Roma Naturalia, um relógio que nasceu de pedras ornamentais como ônix e malaquita, integrado ao calibre BVL 206 esqueleto turbilhão, feito sob medida.

Hoje, a Bulgari reúne tempo, cultura e arte contemporânea, levando a arte da personalização e a personalização da arte para um nível superior.

A marca italiana de relógios apresenta a edição limitada de oito relógios únicos criados em colaboração com o artista franco-chinês Wang Yan Cheng. Cada um desses relógios excepcionalmente raros é uma tela para o artista, baseada no design do Octo Roma de 44 mm em titânio preto com um movimento esqueleto de turbilhão voador e superfícies jateadas.

Cada Octo Roma Naturalia X Wang Yan Cheng carrega a inscrição “Pièce Unique”.

A mestria relojoeira da Bulgari dá as boas-vindas à Arte, que joga com a inspiração de um talento contemporâneo, vibrante, único e reconhecido.

Considerado um dos mais importantes pintores contemporâneos da China, Wang Yan Cheng é um artista singular, atravessando o Ocidente e o Oriente. Nascido em 1960, ele ganhou reconhecimento internacional nos anos 90, na vanguarda do movimento de abstração lírica. Mestre da cor e dos contrastes vibrantes, Wang Yan Cheng pinta grandes formatos a óleo em várias camadas sucessivas, pingando tinta fluida em fundos texturizados e criando uma relação aparentemente aleatória com a obra, mantendo o controle. Maestria artística em sua forma mais exigente. “O inesperado, dominado” é também o que ensina e passa em renomados institutos de arte na China e na França. 

Ao abrir um novo horizonte em que a técnica mecânica e a sensibilidade artística convergem, inspirando uma estética distinta que permite que novo emerja, livre de legados, a Octo Roma Naturalia prova novamente a plataforma perfeita para os projetos mais notáveis da Bulgari – em particular os de natureza artística, como esta colaboração com o pintor Wang Yan Cheng. Sua expressividade vem com uma capacidade única de acolher o novo em sua própria natureza. E há o conhecimento de que não há dois relógios iguais. Isso está enraizado na cultura de alta joalheria da Maison: cada peça do Octo Roma Naturalia x Wang Yan Cheng é visualmente única e vem com uma experiência de mais de um século de pedras e cores que funde design e tecnologia, ressoando com o primitivo, forças orgânicas da natureza.

O movimento do esqueleto cria um vasto espaço que naturalmente se presta à inclusão de materiais, padrões e criações de vários tipos. Aqui, um estrato dentro do calibre BVL 206 foi liberado para fornecer a Wang Yan Cheng uma tela para sua visão. A natureza sofisticada da peça, seu design único e flexibilidade arquitetônica inesperada combinam com as possibilidades de expressão oferecidas pela estrutura do esqueleto. Juntas, todas essas facetas constroem um relógio em um plano inteiramente novo de arte em termos de engenharia e design.

Wang Yan Cheng comenta: “Na minha vida artística como no meu estado de vida, não existem fronteiras. É como uma energia se misturando no ar, como água se misturando em cores, tudo se encontra no tempo, apenas para deixar sua marca.”

Fabrizio Buonamassa Stigliani, Diretor Executivo de Criação de Produto da Bulgari, há muito tempo mantém o desejo de oferecer um espaço criativo ao artista: “No início, imaginamos e criamos este relógio como uma tela em branco para dar liberdade à expressão individual e artística. Para esta série de oito peças, cada modelo único combina a arte da pintura com a arte da relojoaria.”

Cada relógio funde a finesse, delicadeza e precisão dos gestos do artesão extraídos da herança da caligrafia asiática com os materiais e a liberdade de expressão e abstração da cultura ocidental.

Juntos, eles selecionaram um total de oito trabalhos originais. Oito pinturas cujo formato original teve que ser miniaturizado, o que, por sua vez, exigiu a convocação de raros especialistas que ainda dominavam as habilidades para realizar a tarefa com precisão.

Cada um dos oito relógios Octo Roma Naturalia X Wang Yan Cheng também teve que se manter fiel à sua identidade mineral. A oficina de mostradores da Bulgari comprometeu-se, portanto, a reproduzir os trabalhos em placas de ônix preto. Embora o trabalho com esta pedra seja complexo e delicado, sua riqueza e poder evocativo fizeram dela a escolha natural.

Essas oito obras de arte em miniatura foram habilmente cortadas para se ajustarem aos muitos contornos, curvas e linhas dentro das restrições do calibre BVL 206 – mede apenas 31,5 por 31,5 milímetros. De costas, cada Octo Roma Naturalia x Wang Yan Cheng também deve aparecer completamente preto, uma das características do ônix. O resultado deste meticuloso processo: oito peças de natureza verdadeiramente únicas, cada uma autêntica obra de arte numa tela mais nobre pela sua fixação num cronometrista, pelo seu espírito e pelas suas possibilidades.

Como a tela para o artista, a caixa do Octo Roma é um espaço para expressão. Cada relógio é montado à mão do início ao fim nas oficinas de alta relojoaria da Bulgari. A forma skeleton confere ao calibre BVL 206 uma forte sensação de profundidade e substância. Os componentes essenciais estão reunidos em seu centro. Seu turbilhão voador, livre de uma ponte superior, é instalado às 6 horas. A maior parte do espaço em torno desses elementos é, portanto, livre, pontuado apenas pelos pilares que a Bulgari transformou em marcadores de horas. Através desta renda estruturada e funcional, a poesia e a singularidade da obra de Wang Yan Cheng emergem com toda a sua vitalidade. A extensão das capacidades relojoeiras da Bulgari dá lugar à Arte, jogando com a inspiração de um talento contemporâneo, vibrante, único e reconhecido.

A caixa de 44-mm do Octo Roma Naturalia X Wang Yan Cheng é inteiramente preta. Composta de elementos de titânio DLC pretos com superfícies jateadas que envolvem o recipiente que transporta o movimento. Aqui, também, o espírito mineral é afirmado com uma camada de ônix inserida entre o centro da caixa e o aro. Discreto, mas deslumbrante, todo o calibre BVL 206 é interpretado de forma contemporânea, em preto. O uso da cor por Fabrizio Buonamassa Stigliani e Wang Yan Cheng amplifica a profundidade da tela. Graças a esse jogo de contrastes, o que a obra de arte expressa sobe aos olhos através do movimento. Cada um destes espaços artísticos únicos, numa série de oito, surge de um quadro técnico de perfeita raridade.

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

OCTO ROMA NATURALIA X WANG YAN CHENG

Movimento

Movimento de Manufatura Mecânica BVL 206, de corda manual, skeleton com turbilhão voador. Decoração em ônix preto com uma obra original de Wang Yan Cheng. Índices de ônix preto nas pontes do calibre.

Caixa e mostrador

Caixa e coroa de 44 mm de diâmetro em titânio jateado com tratamento DLC preto, fundo transparente. Caixa intermediária em ônix preto.

Pulseira

Pulseira de crocodilo preta com fivela dobrável em aço inoxidável com tratamento DLC preto.

Edição especial

Edição limitada de 8 peças únicas.

 

BVLGARI

@bulgari

Shopping JK Iguatemi – Piso Térreo | Tel.: (11)3152-6446

https://www.bulgari.com/