Obra sustentável: manta de garrafa PET oferece conforto térmico e acústico em empreendimento em Curitiba

Roberta Banqueri à flor da pele
13 de fevereiro de 2020
Abre alas que eu quero arrasar: Marco Antônio de Biaggi dá dicas para o Carnaval
13 de fevereiro de 2020

ARBO Cabral utilizou mais de 100 mil garrafas PET de dois litros no isolamento acústico e térmico do empreendimento

Com a crescente necessidade de preservar recursos minerais e ter obras cada vez mais seguras e sustentáveis, é cada vez mais comum nos projetos de engenharia a substituição de materiais minerais por recicláveis. Como é o caso da Incorporadora MDGP, que, após muitas pesquisas, aderiu a manta/lã de PET para melhorar o isolamento acústico e térmico do empreendimento de alto padrão Arbo Cabral.

Na construção civil, existem três tipos de manta/lã que servem como isolamento acústico e térmico. São elas: lã de rocha (feita com rocha basáltica vulcânica e outros minerais), lã de vidro (utiliza sílica e sódio que vem do assoreamento dos rios) e lã de PET (100% feita com poliéster, material reciclável proveniente de garrafas PET). De acordo com Marlus Doria, diretor da MDGP, a opção em utilizar a lã de PET para o empreendimento estão nas vantagens e benefícios que o produto oferece, tanto para o morador como para o profissional que irá instalar. “A lã de PET é uma alternativa inteligente para qualquer construção, pois pode ser reutilizado ou reciclado após a reforma ou vendido, sendo transformado em estopa e fios têxteis. A lã de vidro, por exemplo, só por ser reciclada em 65%, já a de PET pode ser 100%”, afirma.

Para o Arbo Cabral, foram utilizados cinco mil metros quadrados de lã de PET, o que representa mais de 100 mil garrafas PET de dois litros – que deixaram de ser descartado na natureza – e foi aplicado nas paredes do empreendimento. A lã de PET também é fabricada em densidades e dimensões que podem ser aplicadas como isolamento em pisos, coberturas, telhados, galpões, entre outros. “A construção civil atualmente vem se reinventando para seguir uma linha de consciência ecológica, então com a lã de PET é esta a ideia”, comenta Bruna Almeida, engenheira da HUMA Engenharia, parceira da MDGP.

Além disso, as mantas de PET são hipoalergênicas (não irrita a pele), não proliferam fungos e bactérias, ou seja, não mofa, não utilizam resinas ou qualquer componente volátil, são auto extinguíveis e 100% reciclável. Outro benefício do material é que ele não oferece riscos à saúde do profissional que aplica o produto e também não é necessário o uso de EPI´s.

A MDGP – Incorporadora com mais de 10 anos de atuação em Curitiba, reúne profissionais experientes e com vontade de empreender de forma moderna e diferenciada, tem à sua frente o engenheiro civil Marlus Doria, com 28 anos de experiência no mercado imobiliário. Em suas parcerias, conta com a Aurora Centennial, grupo centenário de origem familiar que opera no Brasil, Estados Unidos e Europa e atua nos setores da indústria da madeira, construção civil, tecnologia e incorporação imobiliária e a construtora Huma Engenharia, responsável pela realização de suas obras. Saiba mais sobre a MDGP e seus lançamentos acessando www.mdgp.com.br.