O zumbido é diferente para cada um

The Wailers, lendária banda de Bob Marley, traz show histórico para Curitiba
12 de março de 2020
Exercício físico melhora a função renal
12 de março de 2020

Definição e causas do zumbido é assunto da primeira reunião do GIPZ em 2020

Você sabia que cada zumbido é diferente? Existem pacientes que ouvem o barulho de insetos, de água fervendo na chaleira, de água corrente e até apitos. Isso acontece pelas diferenças de padrões sonoros elétricos na via auditiva e que mudam de pessoa para pessoa. A definição e causas do zumbido com a Dra. Rita Guimarães foi o assunto do GIPZ – Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido da última sexta-feira, dia 6 de março, que abriu a temporada de reuniões do GIPZ em 2020.

Entre o esclarecimento sobre como funciona audição, a Dra. revelou que a principal causa do zumbido é a perda auditiva, que pode ser causada por doenças do labirinto, idade ou o uso indevido de fones de ouvido, por exemplo.

Quanto maior o grau de perda auditiva, mais difícil é lidar com o zumbido, pois, com a audição em nível normal, o cérebro escolhe que sons ouvir, ignorando, por exemplo, ruídos do ambiente e o próprio zumbido, mas quando há menos sons, o sintoma fica mais perceptível.

“O importante é tratar a causa do zumbido, pois ele é um sintoma, e não uma doença. Se curar suas causas o zumbido desaparece” afirma a Dra. Rita.

O GIPZ é um grupo voluntário e multiprofissional que existe há 16 anos e busca desmistificar esse sintoma que já foi tabu e considerado sem cura. As reuniões acontecem, geralmente, na primeira sexta-feira de cada mês, com assuntos e palestrantes diferentes para abordar todos os lados do zumbido.

De forma gratuita, os encontros ocorrem Anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, 5º andar, Anfiteatro de Otorrinolaringologia. O início é às 14h e término às 16h, com tempo para palestras e bate-papo com os participantes.

Serviço: Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido – GIPZ.
Local: Anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, 5º andar, Anfiteatro de Otorrinolaringologia
Toda primeira sexta-feira do mês.
Contato: (41) 99216-9009.
O GIPZ é gratuito