O que fazer quando os sonhos do empreendedor viram pesadelos ou até insônia

Quinta da Comporta, em Portugal, está entre os melhores hotéis do ano da Condé Nast Traveler
15 de maio de 2020
Como escolher o quadro ideal para cada ambiente
15 de maio de 2020

Para muitos empresários esta fase tem sido difícil e os problemas estão invadindo a noite

Abrir um negócio não é uma atividade simples. Os sacrifícios são mais penosos do que se pode imaginar. A frustração é grande quando as coisas não saem como o planejado e não é fácil ver as dívidas crescendo cada dia mais. Nessa hora bate o desespero porque os sonhos se transformaram no pior dos pesadelos. E o empreendedor, preocupado com o negócio, com os empregos, com a tão almejada liberdade financeira, percebe que está sem rumo e sem planos.

“A pessoa precisa se perguntar ‘por quê’. Por que decidiu abrir a empresa, o que não está dando certo, por que isso é importante? Essas perguntas ajudam a achar novamente o rumo e retomar a jornada antes de desistir”, aconselha Tathiane Deândhela, que é palestrante internacional e especialista em produtividade, marketing, negociação e liderança com formação em universidades como FGV, Harvard, Atlanta e Ohio.

Segundo Deândhela, nunca é tarde para recomeçar. “Por pior que esteja a situação agora, há sim uma luz no fim do túnel”, afirma. A especialista ensina a ter sempre um plano B para o negócio e é possível realinhar a direção no meio da jornada. Veja os quatro passos aconselhados por ela.

  1. Encontre todas as falhas do plano principal. Não existe plano perfeito. Por mais que você revire e revise o plano inicial, sempre existirão aqueles detalhes que podem dar errado. Para prevenir isso, converse com o seu amigo mais pessimista. Compartilhe com ele parte das suas ideias e pergunte: o que pode dar errado? Use as respostas dele como uma forma de prevenir essas situações.
  2.  Mantenha a calma. Nada de bom pode ser resultado de uma mente nervosa, repleta de pensamentos desesperados. Os maiores erros cometidos pelas pessoas são frutos de emoções intensas (especialmente as negativas). Respire fundo e mantenha o foco!
  3. Seja flexível. Um exemplo que uso sempre é o planejamento de um casamento, que gera grandes expectativas. Se o florista confundiu os pedidos e enviou lírios brancos ao invés de rosas vermelhas, não se descabele! Verifique primeiro se os pedidos podem ser ajustados. Se não der tempo, use os lírios. A cerimônia não será menos bela e significativa por causa disso. Mas esse não é o único caso em que a flexibilidade é uma boa pedida. Aceitar alternativas (por piores que elas pareçam em face ao plano original) evita dores de cabeça e gera mais resultados do que cancelar tudo.
  4. Mantenha o foco naquilo que você pode controlar. Inúmeras vezes os imprevistos pelos quais passamos são inevitáveis e nós não temos como resolvê-los ou controlá-los. Mas nós podemos controlar as nossas ações perante isso. Nós temos a escolha de ir ao médico, em caso de doença. Se um cliente nos abandona, é escolha nossa reduzir os custos e aumentar os esforços na prospecção e no fechamento de novas vendas. Você não decide o que vai acontecer em todos os momentos da sua vida, mas é de sua inteira responsabilidade a forma como você resolve lidar com aquilo.

Tathiane Deândhela é palestrante internacional e especialista em produtividade, marketing, negociação e liderança com formação em universidades como FGV, Harvard, Atlanta e Ohio. Como especialista em Produtividade escreveu o best-seller: “Faça o tempo trabalhar para você”, que já está na 5ª edição e em breve lança “Faça o tempo enriquecer você”.

Photo by NordWood Themes on Unsplash