O que diferencia um atleta de um campeão olímpico? Geneticista detalha influência genética

Suítes de luxo proporcionam experiências relaxantes in room para estada especial
10 de agosto de 2021
AMARO entra na tendência da “moda dopamina” e lança coleção Joyfull
10 de agosto de 2021

A genética não determina tudo (o treino e o esforço devem ser considerados), mas é capaz de ser um fator importante, principalmente em esportes de alto nível, com atletas competitivos e no mesmo nível. Qualquer melhora e pequena diferença pode ser muito significativa

Esforço, treino… o que faz de um atleta um verdadeiro campeão olímpico? “Na verdade, há uma interação entre esforço, treino, preparo mental e aptidão para aquele tipo de exercício, que é influenciado diretamente pela genética”, explica o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral da Multigene. E acredite, o conhecimento da genética pode levar a melhores resultados. Abaixo, conversamos com o especialista, e também com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez (professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia), para detalhar melhor a influência genética que corre nas veias dos campeões:

O desempenho dos atletas olímpicos nas competições esportivas é resultado apenas de esforço e treino? Ou a genética também influencia na performance esportiva?

Dr. Marcelo Sady: Há uma interação entre esses fatores, o que vai levar a melhores resultados. E depende muito da modalidade. Em algumas, a influência genética é bem maior do que em outras. Mas o fato é que existem genes que estão associados a maior aptidão para exercício de força e velocidade, e outros para endurance (resistência, longa duração). Por exemplo, pouco antes das Olimpíadas de 2016 foi publicado um artigo que trabalhou com os melhores corredores de 100, 200 e 400 metros de 10 países diferentes, incluindo Estados Unidos, Canadá e Brasil. Eles verificaram com relação à corrida de 100 metros que a genética não influenciou. Mas para a corrida de 200 e 400 metros, aqueles indivíduos portadores de alelos que levavam a maior aptidão para exercício de força e velocidade apresentaram os melhores tempos. Na corrida de 400 metros, apenas os indivíduos que eram portadores de alelos que levavam a maior aptidão para exercícios de força e velocidade conseguiram se classificar para as Olimpíadas. Segundo os autores, a genética pode fazer a diferença entre um pódio olímpico e um recorde, já que esses atletas têm nível alto de treinamento, além do acompanhamento psicológico e nutricional.

De que forma a genética pode melhorar o desempenho dos atletas olímpicos? (Aumenta a força, a resistência e a agilidade?)

Dr. Marcelo Sady: Foi feito um estudo no Brasil em 2013 na Unifesp com um time de basquete e havia um jogador, que jogava mais no garrafão e vivia apresentando lesões. Nessa posição (no garrafão) é um lugar em que se precisa de mais força, impulsão e velocidade. Quando fizeram a análise dos genes, verificaram que ele tinha maior aptidão para o exercício de endurance. Então, eles utilizaram essa informação genética para modificar o treinamento do atleta. Por exemplo, ele passou a levantar menos peso, com um número maior de repetições, e isso ajudou a diminuir o número de lesões. E houve uma mudança tática também e ele passou a sair mais do garrafão e correr mais. Como o atleta apresentou uma maior aptidão para exercício de endurance, a ideia era que ele corresse mais que os oponentes, para depois disso aproveitar para melhorar os resultados. E foi exatamente o que aconteceu: ele melhorou a maneira de jogar e os resultados dele. Então, essa informação genética serve para isso: adequar o treinamento e minimizar o risco de lesões. Depender de vários aspectos, como esforço e treino, que são fundamentais; não é só a genética. Mas ela pode fazer a diferença e mostrar qual o melhor tipo de treinamento para aquele indivíduo, se ele vai se recuperar mais rápido, em 24, 48 ou 72 horas. Se o atleta precisa de 72 horas para se recuperar, não adianta pedir para ele voltar no dia seguinte para continuar o treino. Ele precisa de um tempo maior para se recuperar. Então a genética vai ajudar a adequar isso.

A influência genética é mais importante em algumas modalidades esportivas do que outras?

Dr. Marcelo Sady: Com certeza. Na força e velocidade, a genética é muito importante.

Se um atleta fizer um exame genético, como ele pode utilizar essa informação sobre seus genes para potencializar ainda mais seu desempenho?

Dr. Marcelo Sady: Esse exemplo do atleta mostra exatamente isso. Você pode utilizar essa informação genética para melhorar o seu treino, o tempo de recuperação, evitar ocorrência de lesões, modificar a tática, tudo isso vai te ajudar a potencializar os resultados. E pequenas diferenças podem ser muito significativas em uma olimpíada. A gente nunca pode esquecer que a Maurren Maggi ganhou uma medalha de ouro por 1cm de diferença na prova de salto em distância. Assim é esporte de alto nível. Os atletas são muito competitivos, com níveis parecidos, qualquer melhora e pequena diferença pode ser muito significativa.

Atletas que possuem genética mais favorável para a prática esportiva serão necessariamente melhores do que aqueles que não possuem essas características?

Dr. Marcelo Sady: Depende, na maioria dos casos a genética vai influenciar bastante, mas esforço, treino, motivação podem fazer a diferença. Existem relatos de excelentes atletas de endurance que não tinham a melhor combinação genética, mas mesmo assim eram campeões e extremamente competitivos.

Assim como pode contribuir, a genética também pode prejudicar a performance desses atletas? Como?

Dr. Marcelo Sady: Se um indivíduo é um corredor de endurance, mas tem aptidões para exercícios de força e velocidade, isso vai diminuir a performance desse atleta. Se ele tem variantes genéticas que levam a um maior nível de lesões, ele vai se lesionar mais e isso pode até interromper a carreira desse atleta. Conhecer a genética é importante.

Como o atleta pode contornar essas dificuldades genéticas?

Dr. Marcelo Sady: Isso varia de caso a caso. Existem algumas dificuldades genéticas que ficam difíceis de serem contornadas, mas a maioria é possível. Por exemplo, existem genes que possuem variantes genéticas que levam a um maior risco de ter tendinopatia de aquiles, de rompimento do cruzamento anterior do joelho, deslocamento de ombros, então o que pode ser feito? Modular a expressão desses genes. Nesses casos, há uma metaloproteinase que é extremamente importante para nossa saúde: quando é produzida em excesso, aumenta o risco de lesões. Mas é possível modular isso com suplementação, por exemplo. Se você usar berberina, quercetina e curcumina, por exemplo, vai ajustar a expressão desses genes, o que vai levar a uma função adequada, sem exagero, reduzindo o risco de lesões. Por exemplo, eu sou portador de um alelo que leva a um risco 2,5 vezes maior de ter tendinopatia de aquiles. A partir do momento que eu passei a modular a expressão dos meus genes, eu praticamente anulei essa suscetibilidade genética. Se eu sou um atleta de endurance, mas tenho uma maior quantidade de fibras do tipo 2 (fibras musculares que são usadas para contrações rápidas) por conta da minha genética, no final de uma corrida, eu posso ter mais aptidão para dar um split final e vencer do aquele indivíduo que não tem aquela aptidão. Esse conhecimento ajuda a vencer as provas e obter melhores resultados.

Como esses suplementos podem reduzir o risco de lesões?

Dra. Marcella Garcez: Uma dieta equilibrada, que inclui alimentos com funcionalidades anti-inflamatórias e antioxidantes, pode ajudar a reduzir o risco de manutenção do estado inflamatório em atletas e praticantes de atividade física de grande intensidade e frequência. Entre os vários nutracêuticos presentes em alimentos com funcionalidades anti-inflamatórias podemos citar a curcumina, um pigmento que além de dar cor à Curcuma longa, também chamada açafrão-da-terra, tem grande atividade antioxidante e pode ser incluída no hábito alimentar, com benefícios à saúde. Além da curcumina, outro potente antioxidante com atividade anti-inflamatória é a quercetina, encontrada em vários alimentos, como alcaparras, pimentões, cebolas, maçãs com casca, uvas vermelhas, brócolis e limões, que podem estar presentes no hábito alimentar dos praticantes de atividades físicas. Além desses dois nutracêuticos, curcumina e quercetina, também tem efeito benéfico os ácidos graxos ômega 3, particularmente o EPA (eicosapentaenoico) e o DHA (docosaexaenoico), que em quantidades adequadas pode ter ações anti-inflamatórias, cardioprotetoras e neuroprotetoras, e também a berberina, um alcaloide natural encontrado plantas como a Berberis Vulgaris, utilizada há milênios pelas medicinas chinesa e ayurveda, com benefícios à saúde, como regulação do metabolismo energético, ingestão de alimentos e da sensibilidade à insulina pelos tecidos. Todos eles, e outros dependendo da orientação, podem ser consumidos através de prescrição médica, para o tratamento complementar, prevenção e redução de riscos de lesões mediadas por reações inflamatórias, em portadores de polimorfismos genéticos, que os tornam mais suscetíveis.

FONTES:

*DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. CRM-PR 12559 e RQE 16019.

*DR. MARCELO SADY: Pós-doutor em genética com foco em genética toxicológica e humana pela UNESP- Botucatu, o Dr. Marcelo Sady possui mais de 20 anos de experiência na área. Speaker, diretor Geral e Consultor Científico da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem, o especialista é professor, orientador e palestrante. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos especializados, o Dr. Marcelo Sady fez parte do Grupo de Pesquisa Toxigenômica e Nutrigenômica da FMB – Botucatu, além de coordenar e ministrar 19 cursos da Multigene nas áreas de genética toxicológica, genômica, biologia molecular, farmacogenômica e nutrigenômica.