O Ouro do Jalapão

Plantas pet friendly: conheça as espécies que não fazem mal aos animais
23 de julho de 2021
Helena Silvarolli e Fine Prints lançam collab de enxoval de mesa posta
23 de julho de 2021

Designer cria joias em parceria com associação de artesões regionais, usando o capim dourado em “upcycling” com ouro, gemas brasileiras e rubis

Dina Noebauer possui um olhar atento e oportuno para proporcionar novas possibilidades em seu trabalho como designer. Sempre na busca de novos materiais, pesquisando para um novo projeto voltado para decoração com o uso de fibras naturais, se deparou com a beleza do capim dourado. Mudou seu foco e decidiu criar joias em “upcycling” com esta fibra, e começou a pesquisar mais a fundo a origem, o processo de produção e o comportamento da matéria prima para a joalheria.

 

Sedenta por informações, em sua busca por uma associação que a pudesse auxiliar com este material, chegou até a Associação de Capim Dourado de Manaus. Dina conheceu toda a trajetória da instituição, atualizou-se sobre o processo da colheita, de tecimento das fibras e como vivem os associados: “Isso me inspirou mais ainda a trabalhar com esse material, que já vem sendo usado em biojoias, bolsas, artigos para casa, … Decidi ajudá-los de alguma forma”, comenta a designer.

As formas desenvolvidas por Dina para a criação das peças, refletem a busca pela sobrevivência destes artesãos, com suas coreografias e nos cantos celebrados na hora da colheita do “ouro natural”, além dos movimentos da própria fibra na natureza com a incidência dos ventos.Dina cria então a coleção cápsula “O Ouro do Jalapão” composta por brincos, colar e anel usando o capim dourado em fusão com o ouro 18K, gemas brasileiras como o citrino e quartzo rutilado, e rubis.