O intraempreendedorismo como combustível necessário para que empresas superem a crise

Regência do Sol: descubra o poder e a energia do astro rei através da AlkhemyLab by Joel Aleixo
29 de setembro de 2020
Filtro Solar Biosole BB FPS 60 tem ação anti-idade e protege 155% contra luz azul do celular
29 de setembro de 2020

Incentivar ações que tornem os colaboradores intraempreendedores para que busquem soluções em cenários adversos, pode garantir ótimos resultados no desempenho da companhia

A crise mundial provocada pela pandemia do novo coronavírus tem forçado muitas organizações a repensarem seus negócios e, infelizmente, algumas consideram que reduzir o quadro de funcionários é a única solução. Contudo, um conceito antigo, mas até então pouco disseminado, pode ser o caminho para que muitas empresas encontrem em seu time de colaboradores o combustível necessário para superar a crise: é o intraempreendedorismo.

Utilizado pela primeira vez na década de 1980 pelo consultor e educador americano, Gifford Pinchot III, o termo intraempreendedorismo significa, de forma prática, promover ações empreendedoras dentro de uma companhia partindo dos profissionais que ali estão.

Mais do que nunca, a capacidade de “intraempreender” é vista por muitos recrutadores como uma das soft skills cada vez mais valorizadas pelas empresas que, em contrapartida, têm estimulado e proporcionado ótimas condições para que seus colaboradores tenham ideias criativas, inovem e busquem soluções para cenários que estão fora dos principais planos de ação.

Diferente do empreendedorismo, que está mais relacionado a implementar novos negócios do zero, o intraempreendedorismo visa sim incentivar os profissionais para que ajam como donos e líderes da organização em que trabalham, com liberdade para propor soluções diferentes do que já é feito na rotina do negócio.

“Algumas empresas estão descobrindo só agora, durante a crise, o poder do intraempreendedorismo. Mas muitas outras já aplicam isso no dia a dia da companhia e têm alcançado bons resultados de uma maneira geral, tanto para o negócio como na melhora das relações com os funcionários”, explica Arnaldo Maluf Gesuele, Sócio-fundador da Walk Skills, plataforma educacional 100% digital para o ensino de soft skills.

Isso porque, incentivar o intraempreendedorismo eleva o bem-estar do colaborador, tornando-o muito mais engajado, além de gerar oportunidades reais de crescimento para ele dentro da companhia, contribuindo, assim, com a retenção de talentos.

A democratização do intraempreendedorismo e outras soft skills

Assim como todas as soft skills, intraempreendedorismo pode ser desenvolvido e aprimorado por meio de treinamentos e estímulos externos que, em conjunto com outras habilidades comportamentais como trabalho em equipe, liderança, iniciativa e criatividade, podem garantir ótimas ideias e grandes projetos para as empresas partindo diretamente da equipe.

Por isso mesmo, é de suma importância que as empresas criem programas de incentivos e treinamentos que estimulem seus times, fazendo com que todos assumam sua verdadeira importância dentro da organização e sejam protagonistas em seu ambiente de trabalho. Afinal, o capital humano é o bem mais precioso de uma organização.

Segundo a especialista em Gestão por Competências Maria Odete Rabaglio, todo profissional, independente do seu cargo e posição hierárquica, é capaz de praticar o intraempreendedorismo e de prover soluções inovadores dentro da companhia. “A empresa inteligente quer o intraempreendedor. Ela vai em busca de formar intraempreendedores que busquem os melhores resultados possíveis. E isso vale para os colaboradores de todas as áreas, desde o operacional até os cargos de alto escalão”, diz.

Mas as empresas não são as únicas beneficiadas pelo intraempreendedorismo. Muito pelo contrário. Esta é uma ótima chance para o colaborador se destacar e se desenvolver como profissional e, para isso, é preciso ter interesse, força de vontade, estar aberto ao novo e manter uma mente flexível direcionada para o crescimento.

Como um profissional pode desenvolver o intraempreendedorismo

Gaya Machado, Diretora de Conteúdo da Walk Skills e especialista em Desenvolvimento do Comportamento Humano explica que precisamos aprender e reaprender sempre que necessário. “Este é o primeiro passo para que todo profissional desenvolva o intraempreendedorismo. Todos nós somos capazes de aprender e nos adaptar, mas temos que nos desafiar todos os dias. É preciso ter comprometimento, manter a mente aberta e aceitar críticas e feedbacks, mesmo que negativos, sempre tirando um aprendizado de cada situação. Essa atitude abre o caminho para que o indivíduo se desenvolva e aprimore suas habilidades, incluindo o intraempreendedorismo, mas é preciso dedicação e algumas ações simples, mas extremamente importantes”:

Procure e aproveite todas as oportunidades: seja proativo, esteja aberto a desafios e mantenha um bom relacionamento com profissionais de outros setores e, quando menos esperar, uma ótima oportunidade pode surgir;

Transforme ideias em projetos que possam ser comerciais: não tenha medo de expor ideias que possam ser bem aproveitadas dentro da sua empresa. Coloque-as em prática;

Tenha maturidade para lidar com riscos e possíveis falhas: assuma riscos e aceite as falhas como um aprendizado, faz parte do processo;

Seja um executor de planos: Tire seus planos do papel. Ótimas ideias não têm valor se são forem colocadas em prática.

O profissional intraempreendedor é um dos principais motores de inovação e criatividade que uma empresa atenta ao novo mercado pode ter. Por isso, é importante incentivar e aproveitar as oportunidades para transformar o atual cenário e propor soluções eficazes e competitivas dentro de uma companha.

Sobre a Walk Skills

Criada a partir da necessidade de democratizar o acesso a um conteúdo altamente relevante para a capacitação profissional em soft skills, a Walk Skills é uma spin-off La2B e traz a tecnologia e a inovação com alicerces, visando aumentar a empregabilidade de profissionais de todas as áreas e níveis hierárquicos.

A plataforma educacional 100% digital surgiu como alternativa para que empresas desenvolvam seus colaboradores, aprimorem o senso crítico e as habilidades das equipes em diferentes aspectos sobre o mundo do trabalho, preparando seus times para a nova economia digital.

Sobre a La2B

A trajetória da La2B foi iniciada em 2000, com a empresa Empório do Saber Sistema Educacional e as marcas Inteligenzia (segmento corporativo) e Empório do Saber (segmento universitário). Com uma nova roupagem, a La2B é hoje um laboratório de consultoria, planejamento, metodologias didático pedagógicos, conteúdos, tecnologias e suporte nas áreas de live webinarsstreamingwebcastinge-learning, criação de universidades corporativas e desenvolvimento de uma nova rede social educacional. O número 2 reforça que o trabalho da La2B deve ser feito em conjunto com a empresa contratante para que o projeto alcance melhores resultados, pois o comportamento dos colaboradores deve estar alinhado com a cultura da organização.

Sobre Arnaldo Maluf Gesuele

Sócio-Fundador La2B, Maluf Gesuele é advogado e empreende desde 1999. Foi responsável por uma das primeiras empresas de streaming de vídeo da América Latina e precursor no Brasil no ensino a distância, atuando como consultor de projetos especiais em diversas empresas. Em 2014 idealizou o aplicativo BIAMAP, o primeiro no mundo com foco em colaborar para que milhões de famílias encontrem seus entes queridos desaparecidos e que também serve de alerta contra o tráfico humano, com repercussão dentro e fora do país. Em 2018 formulou o projeto da Walk Skills, no intuito de sensibilizar empresas e profissionais para a crescente demanda do desenvolvimento das soft skills mais requisitadas do mercado global.

Mario Gogh/Unsplash