O espaço com maior nível de poluição no ar: dentro ou fora da sua casa?

Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort oferece diárias especiais para férias de julho
28 de junho de 2019
NovoLouvre leva coleção Brutalismo Caboclo para as paredes da Urban Arts
28 de junho de 2019

Por Gustavo Campestrini – Acadêmico de Engenharia Química e colaborador do Freitag Laboratórios

Não é de hoje que alguns especialistas e pesquisadores começaram a se preocupar com a qualidade do ar de interiores. Também não é difícil imaginar o porquê dessa preocupação. Seja por senso estético, necessidade de climatização ou controle de ruídos, temos passado a maior parte da nossa vida em ambientes confinados e selados.

A partir daí já fica fácil imaginar qual é o maior vilão da poluição interna: a baixa taxa de troca de ar. Combine isso com um regime de exposição prolongado e temos a causa de 2,7% dos casos de doença no mundo, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vilões invisíveis dentro da sua casa

Cozinhar, limpar e diversas atividades domésticas estão diretamente correlacionadas com o aumento de poluentes no ar em ambientes confinados. Ao acender a chama do fogão você está liberando Monóxido de Carbono e Dióxido de Nitrogênio. Ao encerar o assoalho da sua sala você está liberando diversos compostos orgânicos voláteis, tais como formaldeído e tolueno. Ao ligar o aspirador de pó, você está liberando material particulado através da suspensão da poeira do solo.

Por fim, até mesmo ao manter bichinhos e plantinhas de estimação na sua casa, diferentes agentes biológicos como fungos e bactérias são liberados. O que isso tudo quer dizer é que tarefas simples do seu dia a dia, como fazer uma torrada, ferver água ou esfregar o banheiro podem deixar o ar da sua casa tão poluído quanto o de uma grande cidade.

E agora?

A solução para poluição interna é simples: manter os ambientes sempre muito bem ventilados enquanto cozinha e limpa, para que o ar consiga estar em constante circulação e os poluentes gasosos e particulados possam deixar a sua casa. Filtros de depurador e ar-condicionado devem ser trocados regularmente. O uso de lareira, forno a lenha, incensos e cigarros deve ser evitado. Essas boas práticas são fundamentais para reduzir os impactos negativos à saúde.

Agora vem a parte difícil. Os produtos químicos que se originam dentro de uma casa não ficam só lá. Os compostos orgânicos voláteis de shampoos, desodorantes e soluções de limpeza também escapam para o exterior e contribuem para a formação de ozônio e acúmulo de partículas finas na atmosfera.

Não existe ainda uma solução bem definida para esse último problema. Cientistas e indústrias têm buscado desenvolver produtos com menor impacto ambiental, livres de aerossóis e solventes voláteis.

Por enquanto, a melhor postura continua sendo manter os ambientes bem ventilados, ficar atento e aberto a novos produtos, além de buscar conhecer mais sobre os que já consome.

Sobre o Freitag Laboratórios

Fruto da fusão entre o Laboratório Weingärtner (fundado em 1956) e Laboratório Freitag (fundado em 1978), a partir de agosto de 2002, surge o Laboratório Freitag & Weingärtner, focado em análises clínicas humanas. A fusão dos dois conceituados laboratórios permitiu a expansão da empresa, possuindo hoje uma abrangência regional e estadual. O laboratório focou-se no atendimento corporativo, o que o impulsionou a criar novos serviços e divisões para atender às empresas.

Em 2006 nasce a Divisão Ambiental e de Alimentos, e em 2008 a Divisão Veterinária. Em 2009 a Divisão Ambiental e Alimentos ganha autonomia e passa a chamar-se Freitag Laboratórios, ganhando um novo espaço para suas atividades. O Freitag Laboratórios atua hoje em todo o Brasil, visando ser uma referência nacional e possui o maior escopo de ensaios acreditados de Santa Catarina. Mais informações: www.freitag.com.br.