O escritório Studio AG Arquitetura recebe o iF Design Award 2020

Airbus revela Maveric, sua aeronave de asa fixa
14 de fevereiro de 2020
Clube de Cãompo é opção segura e confortável para tutores deixarem os cães enquanto curtem a folia
14 de fevereiro de 2020

O prêmio alemão, considerado o Oscar do design mundial, foi conquistado pela criação da casa GGL

O escritório Studio AG Arquitetura, composto pelas arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, acaba de ganhar o iF DESIGN AWARD 2020, prêmio alemão considerado o Oscar do design mundial, na categoria Arquitetura residencial, com a casa GGL. O prêmio é um dos mais importantes e reconhecidos selos do design do mundo.

A cerimônia de premiação acontecerá em Berlim, no Friedrichstadt-Palast, no dia 4 de maio de 2020. Junto à cerimônia de premiação, evento único que reúne mais de 2 mil pessoas de todo mundo, haverá também a exposição de peças premiadas. O júri internacional foi integrado por 78 experts do design para avaliar mais de 7 mil projetos inscritos, número recorde em mais de 65 anos de existência do iF Design Award.

O Studio AG Arquitetura passa a ter o direito de usar o reconhecido selo do iF em seus projetos para atestar sua qualidade e excelência em design e inseridas na exposição online do iF. Além de fazer parte do iF WORLD DESIGN GUIDE, uma plataforma digital de referência de empresas, escritórios, agências, instituições e profissionais de design de todo o mundo.

Sobre o projeto
A casa GGL, localizada na cidade de São Paulo, foi desenvolvida num terreno em forma estreita e comprida, implantada de maneira que houvesse o maior aproveitamento de espaço possível. O volume superior da residência surge com seu desenho em duas águas, respeitando a linguagem das casas adjacentes da vizinhança.

A busca pelo novo/inusitado foi o ponto forte do projeto. Com arquitetura contemporânea, se utiliza de elementos clássicos e modernos, formando um mix de estilo, que equilibra dois pontos, beleza e conforto. Com um programa extenso, sua distribuição oferece três pavimentos, mais o rooftop.

No térreo foi configurado a área social da casa. Um bloco rebaixado, revestido em tela metálica expandida, abriga a cozinha, área de serviço e sala de estar aberta, com acesso direto ao jardim. Além de um volume solto que abriga a área gourmet e a sauna, o que não compete com a estrutura principal da casa, mantendo o volume superior destacado. Outro ponto em evidência na casa é a empena lateral em concreto aparente, onde foi engastada uma escada metálica, vazada, que é capaz de trazer a luz que entra da porta de acesso do solário, para os pavimentos inferiores.

O volume superior abriga a área íntima da casa, composta por três suítes e uma sala. Nesse bloco, foi trabalhado a ideia de cheio e vazio, explorado através de rasgos que evidenciam a influência da luz natural ao longo do dia nos ambientes. O jardim interno, na sala intima, leva o verde para o interior da casa e proporciona privacidade à fachada dos fundos, além de iluminar de forma sutil a sala principal.

Janelas camarão filtram a luz dos quartos que estão virados para a lateral e a suíte principal tem vista para o jardim dos fundos. O telhado inclinado, foi projetado assimetricamente para uso do solário — espaço de contemplação da copa das árvores, onde a cumeeira da fachada atinge a altura máxima permitida na legislação.

Sobre Studio AG:

Formadas em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em 2011, Amanda Castro e Giovana Giosa atuaram em diferentes escritórios no início de suas carreiras. Em meados de 2013, unificaram suas experiências para dar vida ao Studio AG Arquitetura. Com características próprias, as jovens profissionais acreditam que a arquitetura precisa estar aliada às relações humanas para se concretizar.

Sempre atentas às tendências do mercado, oferecem projetos funcionais, aliados à elegância e aconchego. Através de uma arquitetura sem excessos, ritmada e com linhas bem traçadas, procuram customizar cada projeto e torna-lo único. Os projetos desenvolvidos estimulam o olhar com diferentes texturas e volumetrias, priorizando a entrada de luz e as vistas. Para a dupla, fazer algo bem-sucedido atualmente está no projeto inteligente, arquitetura sem ostentação, com inovação, sempre atrás da nova forma de vida das pessoas

Studio AG
www.studioag.arq.br
Insta: http://www.instagram.com/studioagarquitetura/