O amor pela vida expresso pela arquitetura

Maria Dolores comemora 10 anos e reinaugura sua loja que agora é uma flagship no Jardins
29 de agosto de 2018
Meio ambiente: estilista cria coleção de vestidos de luxo com plástico reciclado para conscientizar consumidores de elite
29 de agosto de 2018

Ambientes da CASACOR MINAS retratam a necessidade contemporânea de se explorar o design biofílico

A biofilia é um termo que compreende uma perspectiva científica da atração pela natureza como um princípio evolutivo, mas, também, tem forte caráter filosófico. Ao pé da letra, a biofilia é o amor pela vida.

Num contexto urbano, uma forma de alimentar este amor pela vida é inserindo elementos naturais em projetos arquitetônicos. De acordo com um estudo global encomendado pela Interface e liderado pelo renomado psicólogo organizacional, o Professor Sir Cary Cooper, o Relatório Human Space revela que ao trabalhar em ambientes com elementos naturais, as pessoas relatam um nível de 15% mais elevado de bem-estar, são 6% mais produtivas e 15% mais criativas. Este estudo entrevistou mais de sete mil trabalhadores de escritório, em 16 países, analisando o impacto do ambiente de trabalho físico no bem-estar do associado.

Isso mostra a importância do design biofílico para ambientes corporativos. Atento à essa demanda, em seu projeto para a Casacor Minas Gerais 2018, o arquiteto Junior Piacesi mostra como é possível criar um vínculo entre o ambiente de trabalho e a natureza. “No nosso projeto trabalhamos o conceito da Biofilia que é um conceito que você melhora a produtividade com alguns itens específicos, como melhorando a acústica do ambiente, melhorando a qualidade do ar, o contato com a iluminação natural e o contato da pessoa com o verde, para que ela possa sentir como uma extensão de casa”, relata.

Ambiente de Junior Piacesi na Casacor Minas

Em casa, aliás, também vem crescendo o desejo das pessoas por um design biofílico, conforme revelam outros ambientes apresentados na Casacor. Em seu espaço Bem-Estar a designer de interiores Laura Santos propôs a busca por um estilo de vida mais saudável, tendo como estímulo princípios da biofilia. “Além da presença dos grandes vasos de plantas, o ambiente é conectado à área externa, o que permite uma melhor circulação do ar e incidência de luz natural”, explica a profissional.

Ambiente de Laura Santos na Casacor Minas

A arquiteta Estela Netto também lançou mão de recursos naturais a fim de apresentar um ambiente que retratasse, como o próprio tema da Casacor 2018 sugere, uma casa viva. “Nossa grande aposta foi nos elementos naturais. Não há nada sintético no ambiente O linho utilizado é natural, o travertino é pedra mesmo, a madeira é com lâmina de madeira natural, não é amadeirado. Tudo que usamos tem a ver com a natureza. Por causa do pé direito alto, aproveitamos também para inserir palmeiras que representam a vegetação brasileira e aumentam essa conexão com a natureza”, conta a arquiteta.

Ambiente de Estela Netto na Casacor Minas

Para conferir todas essas inspirações de ambientes que promovem uma conexão com a natureza, visitem a Casacor Minas, que acontece até 16 de setembro, no Casarão da Rua Sapucaí, localizado na Rua Sapucaí 383, no Centro de Belo Horizonte.