Novembro é o mês de prevenção ao Diabetes

Trabalhador pode ‘demitir’ empresa por excessos no home office
5 de novembro de 2021
PatBo apresenta coleção “Bossa In My Heart”, de Alto Verão e Réveillon
5 de novembro de 2021

Projeto Sesc Saúde promove Campanha de Saúde de Prevenção à doença, com postos de orientação e conscientização, live e ação simultânea de educação em saúde em 27 unidades do Sesc no estado

O Projeto Sesc Saúde promove neste mês a Campanha de Saúde de Prevenção ao Diabetes. Ao longo do mês postos de orientação e conscientização serão montados em unidades de serviço do Sesc PR, além de live e ação simultânea de educação em saúde em 27 unidades do estado.

Na próxima quarta-feira (10) será realizada a live “Desvendando o Diabetes”, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube. Participam do bate-papo on-line a enfermeira e mestra em enfermagem, Maria Luiza Amaro, e a nutricionista e mestra em alimentação e nutrição, Andressa Cristino de Oliveira, com mediação da técnica de atividades em Saúde do Sesc Água Verde, Simone Siqueira Pupia.

No dia 26 de novembro está prevista ação simultânea de Educação em Saúde em 24 cidades paranaenses, com orientações e testes rápidos de glicemia. Participarão da ação as unidades do Sesc: Água Verde, Apucarana, Caiobá, Cascavel, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Esquina, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina Centro, Londrina Norte, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Medianeira, Nova Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Portão, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Diabetes

A Diabetes mellitus é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente esse hormônio. Produzida pelo pâncreas, a insulina tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) – essencial para a produção de energia. Um simples exame de sangue pode ajudar em um pré-diagnóstico da doença. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia.

O Brasil é o quinto país com maior incidência de diabetes, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. São 16 milhões de diabéticos e a estimativa é de que, em 2030, a doença acometa mais de 20 milhões de brasileiros, segundo a Federação Internacional de Diabetes. A doença pode ser prevenida e controlada a partir da adoção de uma alimentação saudável e balanceada e da prática regular e moderada de atividades físicas, além de acompanhamento médico e uso de medicamentos específicos quando necessário.

Campanhas

As campanhas de saúde do Sesc PR estão alinhadas ao ODS 3 (Saúde e bem-estar) da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo princípio é: “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. O cronograma desenvolvido pelo Sesc PR também segue as principais datas do Ministério da Saúde.

De janeiro a setembro deste ano, 88.862 pessoas foram impactadas pelas ações em campanhas de saúde, exposições mediadas, oficinas, orientações preventivas, palestra, rodas de conversa e sessões diagnósticas promovidas pelo Sesc em todo o estado.