Nova marca de joias autorais chega ao mercado com proposta de upcycling

Origem cultural do Natal: quando, onde surgiu e como é comemorada a festa no mundo
13 de dezembro de 2023
Casa de Vidro ganha exposição permanente da coleção de arte popular dos Bardi
13 de dezembro de 2023

Eunoyah oferece peças exclusivas que têm como matéria-prima ouro 100% de origem ética e responsável

Após dois anos imersas em estudos, as amigas Marcella Helena Bighetti e Evelyn Canalli acabam de lançar um sonho conjunto: a joalheria Eunoyah. A empresa e, consequentemente, todos os itens criados por ela são cercados de propósito. As joias não são apenas objetos de consumo, mas produtos que provocam uma reflexão: qual é o estilo de vida que buscamos?

Além de um design bonito, o objetivo é que as coleções representem a beleza que também está naquilo que não se vê: o que faz bem para a alma, pensamento e sentimento. “Nós nos preocupamos com esses detalhes desde a escolha do nome da marca, que significa pensamento bonito, mente pura e equilibrada, desejo de colaborar”, conta Marcella, responsável pela parte criativa da empresa.

A Eunoyah já possui duas coleções: “Substrato” e “Vínculos”. A primeira é inspirada nas camadas orgânicas do solo, e faz uma analogia às camadas do ser humano e à importância de mergulhar em si para encontrar tesouros escondidos. Já a segunda remete aos laços invisíveis que ligam as pessoas umas às outras. As peças são discretas, com formas sutis e design delicado. São feitas para combinar com as mais diversas composições do dia a dia e para incentivar o slow living, um modo de vida que prega a desaceleração, o autoconhecimento e o respeito próprio. Um cuidado que está na essência das empreendedoras.

Outro pilar de sustentação da empresa é a atenção ao meio ambiente. “Nem todo mundo sabe, mas o ouro pode – e deve – ser reutilizado. Resíduos que sobram do processo de criação de uma joia e que, na maioria das vezes, são descartados, na Eunoyah acabam sendo usados para compor outras peças”, afirma Evelyn, que cuida do operacional da marca. Além disso, a joalheria também recebe joias antigas para purificá-las e transformá-las em novas. Um modelo de negócio que privilegia e incentiva a economia circular, e que é uma tendência entre as joalherias mais conceituadas.

“Não há sobra, não há desperdício. A gente aproveita o ouro das peças esquecidas no porta joias para criar novas que tenham uso. E o mais importante é que, no upcycling, mesmo que o ouro seja fruto de reciclagem, ele continua como um material puro. Essa é a beleza desse metal nobre já que ele pode ser reutilizado sem perder seu valor”, acrescenta. Uma demanda urgente na atualidade. Dados divulgados no ano passado revelam que das 27,7 milhões de toneladas anuais de resíduos recicláveis produzidos no país, menos de 4% passam por reciclagem, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

Origem rastreável

A Eunoyah garante, ainda, que o ouro das joias da marca é totalmente de origem ética e responsável. “Tomar medidas conscientes é fundamental para o futuro desse segmento. Por isso, nossos clientes terão acesso à toda a cadeia do metal usado em nossas peças a partir de rastreio via blockchain. Assim, será possível saber exatamente de onde veio o ouro que faz parte dos anéis, brincos, colares, pulseiras ou piercings adquiridos”, explica Marcella Helena Bighetti.

“Incluir esse passo no processo de fabricação das joias é valorizar ainda mais o produto. Agregar o espírito responsável e transparente confere mais integridade e credibilidade ao que fazemos”, finaliza Evelyn Canalli.

Com peças autorais e vendas apenas online, a Eunoyah entrega para todo o Brasil com o prazo de 30 dias após a encomenda.

Sobre Evelyn Canalli

Evelyn Canalli é advogada, mas circula pelo universo de joias desde que nasceu. Filha de joalheiro, adquiriu conhecimento de mercado em casa. Foi só há alguns anos, no entanto, na primeira gravidez, que resolveu atuar no setor com algo próprio e começou a estruturar a criação da Eunoyah, marca de joias 100% autorais. Bacharel em Direito pela PUC-SP, tem especialização em Direito das Relações de Consumo pela mesma instituição e MBA em Gestão Estratégica pelo Insper. Possui, ainda, certificado em Compliance e Ética Profissional Internacional pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE).

Sobre Marcella Helena Bighetti 

Marcella Helena Bighetti é formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP e especializada em gestão de contas, com vasta experiência em vendas de mídia digital. Há 14 anos no mercado, passou por grandes empresas até decidir empreender e abrir, com a sua sócia, a Eunoyah, marca de joias 100% autorais. A profissional já morou anos fora do Brasil, na Ásia e na Europa, e o contato com diferentes culturas foi o que deu a bagagem necessária para somar à sua joalheria. Especializada em design de joias pelo Istituto Europeo di Design, é também a base criativa da empresa, atuando no design das peças.

foto: divulgação