No interior de São Paulo, casa de 1.800 m² traz projeto contemporâneo assinado pela arquiteta Patricia Penna

Cresce a procura por imóveis confortáveis e que estimulam uma melhor qualidade de vida
18 de agosto de 2020
SIGVARIS GROUP lança máscaras reutilizáveis produzidas com fios que inativam ação do novo coronavírus
18 de agosto de 2020

A profissional investiu em elementos sofisticados que garantiram a sensação de fluidez e amplitude, ao mesmo tempo que primou pelo cuidado de compor o décor com peças proporcionais, evitando o exagero de móveis

A arquiteta Patricia Penna, à frente do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, assina o projeto de arquitetura de interiores de uma casa com 1800m² localizada no interior de São Paulo. Com ambientes bastante amplos, o pedido dos moradores foi por um décor que mantivesse a sensação de fluidez e sem excesso de mobiliários.

Para tanto, o primeiro passo foi trabalhar com um layout que considerasse móveis de dimensões proporcionais aos ambientes. “Focamos na seleção de peças com escala proporcional e com uma estética sofisticada para a residência que, por sua vez, já chama a atenção por conta de sua arquitetura”, destaca a arquiteta.

Pé-direito duplo no estar projetado pelo escritório Patricia Penna Arquitetura & Design | Foto: Sergio Israel

Um dos desafios encontrados pelo escritório foi a existência de portas convencionais em uma área bastante importante do setor social, que criavam um ruído visual indesejado. A mimetização delas, na parede, foi a solução. Grandes portas de vidro (Cinex) foram instaladas no home office e home theater, bem como na passagem da área gourmet e cozinha. A porta do lavabo ficou quase imperceptível no grande painel de madeira – o mesmo aplicado no pavimento superior e que “esconde” o acesso ao setor íntimo, assim como um indesejado vão da copa íntima.

A escada em mármore Calacata, com o guarda-corpo em vidro| Foto: Sergio Israel

O projeto tem alguns pontos de destaque, como a escada de acesso ao pavimento superior, que foi reposicionada e completamente remodelada pela equipe do escritório de Patricia Penna. Revestida em mármore Calacata e com guarda-corpos em vidro, ela fica em evidência no grande living. Na equação da escolha dos acabamentos, a madeira é o contraponto quente e acolhedor aos demais revestimentos de toque frios e tonalidades claras. O resultado é moderno, atemporal e elegante.

Sofisticação sob medida define a sala de estar, que recebeu espaçosos sofás, poltronas e uma combinação de quatro grandes mesas de centro, tudo da Artefacto. Nos estofados, tecidos como seda dupion, algodão e linho, possuem um design que dialoga com a arquitetura contemporânea da casa.

Na sala de jantar, duas mesas unidas com um aparador central (Artefacto), recebe 14 cadeiras. Tudo concebido para ser palco de memoráveis encontros. Ao fundo, a obra de arte é o ponto de cor| Foto: Sergio Israel

Ainda no setor social, a sala de jantar é minimalista. O tom claro das portas Cinex e dos revestimentos do piso fazem um contraste com a paleta escura dos painéis de madeira Ornare. A mesa em lâmina natural de madeira é composta por 14 cadeiras de cor oliva.

Tons claros com a madeira escura da estante marcam o home theater da residência |Foto: Sergio Israel

sala íntima, no segundo andar (family room) é puro conforto! O sofá, com profundidade maior, ainda conta com duas chaises nas extremidades. Ao fundo, a grande estante com acabamento em gofrato café cria uma pequena área de escritório, perfeita para atividades mais informais e em conjunto!

Lavabo marca a elegância do projeto desde o início/Foto: Sergio Israel

No lavabo, os destaques são a divisória em Silestone, recortada com jato d’água, e o marcante mármore “Tiger Wood”, escolhido para a bancada e a cuba, além do piso e rodapé.

Integração marca a área externa com varanda gourmet e living | Foto: Sergio Israel

Na área de lazer, o espaço gourmet é perfeito para reunir familiares e convidados. Na generosa e bem equipada cozinha, o destaque está na bancada em quartzito. Na região dos sofás, os coloridos acabamentos são um charme a parte.

Sala e antessala revelam uma suíte primorosa, concebida para um descanso pleno | Foto: Sergio Israel

Na suíte máster, a primorosa saleta acolhe os moradores em um universo particular. Seja em momentos de leitura ou em descontraídas conversas entre o casal, o sofá e as poltronas da Artefacto são uma ode à descompressão.

O banheiro máster é composta por jacuzzi, box e duas cabines sanitária, além da generosa bancada| Foto: Sergio Israel

banheiro máster é digno de apreciação. O mármore Calacata Gold reveste o piso e as paredes da completa sala de banhos, reforçando a sensação de estar em um refinado hotel.

Na suíte júnior, áudio e vídeo foram incorporadas à marcenaria do rack e painel | Foto Sergio Israel

Seguindo as preferências do jovem morador, a suíte júnior revela-se mais que um ambiente para dormir. De frente à cama com inspiração oriental, uma completa infraestrutura de home theater. Nos acabamentos, as lâminas naturais de madeira nos painéis e peças do mobiliário, ficam lado a lado com as pinturas gofrato. A iluminação, ora difusa ora pontual, servem às diversas funções do ambiente.

Sobre Patrícia Penna

No mercado há mais de 20 anos, a arquiteta Patrícia Penna é destaque de mostra de decoração no Brasil e no exterior. Com a equipe multidisciplinar que faz parte do escritório Patrícia Penna Arquitetura & Design, assina projetos de arquitetura e design de interiores nas áreas residenciais, corporativos e institucionais.

Seu principal objetivo é atender às expectativas de cada cliente, traduzindo seus anseios e concretizando-os. Transitando por estilos variados, trabalha com grande apuro e cuidado ao lado da equipe para atingir um resultado marcado pelo ecletismo e, sobretudo, pela identificação particular de cada cliente com o seu próprio projeto.

Patrícia Penna Arquitetura & Design

Rua Armando D’Oliveira Cobra, 50 – São José dos Campos
(12) 3209-9785
www.patriciapenna.arq.br
@patricia_penna_arquitetura