No Dia da Mulher, Ipanema revela coleção criada por meio de projeto de capacitação a artistas femininas

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A nova coleção de sandálias da marca destaca três artistas visuais no mercado da moda calçadista

O desafio de celebrar os passos que já foram dados, mas também enxergar todos os caminhos que ainda precisam ser traçados: o cenário que o Dia da Mulher carrega, levanta reflexões que mostram a importância de incentivar trajetórias femininas nos mais diferentes sentidos — inclusive no encontro entre arte e moda. Referência quando o assunto é apoiar que mulheres sejam protagonistas das próprias histórias, a Ipanema marca a data ao impulsionar a carreira das artistas visuais Larissa Paredes Ramos, Thaiz Zafalon e Fabiana Mimura, por meio da coleção Ipanema WOW. Com três criações delas, o lançamento conclui uma jornada de capacitação artística iniciada na segunda edição brasileira do projeto Women On Walls, realizado pelo Instagrafite, com autoria de Marina Bortoluzzi, e patrocinado pela Ipanema (saiba mais clicando aqui). As sandálias já estão disponíveis na loja oficial (acesse aqui).

Foram sessenta narrativas femininas que ganharam novos contornos a partir do Women On Walls de 2021. Uma iniciativa internacional, o projeto chegou a sua segunda edição no Brasil com o apoio da Ipanema — marca que sentiu que poderia dar um passo além para concretizar o estímulo a carreiras femininas. Assim nasceu a coleção WOW, uma colaboração Ipanema com Women on Walls, com artes selecionadas entre as participantes das mentorias com nomes como Lady Pink, Carollina Lauriano e Ledania. Inicialmente, a marca escolheria uma artista para cocriar uma coleção, mas a inventividade das eleitas cativou a Ipanema e se transformou em ponto de partida para elaborar a cápsula, que dialoga com o universo feminino desde os primeiros contornos das ilustrações.

Desenvolvida pela designer paulista Larissa Paredes Ramos, a primeira estampa é composta pela energia que impulsiona o feminino e potencializa sua força para dar novos passos. “Me inspirei na representação da energia feminina como elemento central, energia que nos mantém fortes e iluminadas — a mesma que buscamos nos dias que estamos mais desmotivadas”, destaca. A sandália chega em duas cores diferentes, uma em tons pastéis, com uma paleta em que predomina uma tonalidade suave da cor que é aposta para 2022, o roxo; a outra, vem em cores vibrantes e passeia pelo alto contraste de tons de azul, rosa, laranja e verde.

Sandália de dedo Ipanema WOW de Larissa Paredes Ramos (R$ 39,99) – Crédito: Divulgação Ipanema 

Na proposta trazida pela ilustradora catarinense Thaiz Zafalon, o desenho utiliza o balão como elemento de inspiração de mudanças, de amplificação da liberdade e inspira mulheres a percorrer caminhos desafiadores com leveza. “Distante do chão é possível ampliar os horizontes”, ressalta a artista ao explicar sua inspiração, que traz a suavidade do ar para levar “os pensamentos para as nuvens, onde podemos criar”. Também em duas opções de cores, o modelo se destaca por combinar desenhos diferentes — um em cada pé —, que, juntos, se complementam em uma estampa multicolorida e possibilita composições casuais e despojadas.

Sandália de dedo Ipanema WOW de Thaiz Zafalon (R$ 39,99) – Crédito: Divulgação Ipanema 

A natureza cíclica da água e a conexão entre mulheres de diferentes gerações inspirou a criação da tatuadora paulista Fabiana Mimura. Em cores alegres, o modelo conta com uma padronagem que representa de forma mais subjetiva o poder transformador da mulher. “Procurei fluir e me inspirar na natureza cíclica da água”, afirma a artista sobre a estampa que traz a continuidade das linhas e de círculos irregulares como metáfora dos vínculos criados entre mulheres. “Sigo atenta aos passos das mais velhas e ligada na visão das que acabaram de chegar”, completa Fabiana.

Sandália de dedo Ipanema WOW de Fabiana Mimura (R$ 39,99) – Crédito: Divulgação Ipanema

Confira o e-commerce oficial: https://www.sandaliasipanema.com.br

★ Sobre Ipanema

Ipanema acredita que a liberdade pode ser sentida dos pés à cabeça. E que ser livre é poder escolher os caminhos que quer trilhar, levando o sol aonde for. Diversa e pronta para apoiar mulheres a serem protagonistas de suas próprias histórias, Ipanema é uma marca que valoriza o corre, o dia a dia, o afeto e a conexão feminina, pois acredita que toda mulher ainda tem muito a conquistar. De alma praiana e cosmopolita, ela acompanha e se adapta aos diferentes estilos de vida. Tendo como base os pilares da moda, música, arte e bem-estar, a Ipanema veste a diversidade das mulheres transformadoras em suas mais diferentes situações e lugares. Marca da Grendene desde 2001, a Ipanema tem presença mundial, inspirando e sendo inspirada por tendências de moda e comportamento nos quatro cantos do globo. Ipanema: livre dos pés à cabeça.

★ Sobre o WOW – Women on Walls

WOW é uma iniciativa e realização do Instagrafite, empresa focada em projetos disruptivos de arte, com criação da co-fundadora e curadora Marina Bortoluzzi. A plataforma, de ensino livre, mentoria gratuita e oportunidades de financiamento, tem como intuito desenvolver e impulsionar a carreira de mulheres artistas visuais, do Brasil e do mundo, com a missão de promover mais equidade no mercado das artes. Saiba mais em: womenonwalls.co ou instagram.com/womenonwalls.co.