Mutirão da diabetes oferecerá exames gratuitos em Curitiba

Bacardí anuncia os 3 finalistas brasileiros do Bacardí Legacy
23 de outubro de 2019
Eagle-Eye Cherry vem a Curitiba
23 de outubro de 2019

A ação é uma parceria entre o setor privado e a Prefeitura de Curitiba, e oferecerá serviços multidisciplinares a pacientes com a doença

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 1 a cada 11 pessoas no mundo, tem diabetes. Esse número corresponde a mais de 420 milhões de pessoas. A diabetes é uma doença crônica – que aumenta as taxas de açúcar no sangue -, e pode levar a complicações graves, quando não controlada. Uma delas é a Retinopatia Diabética, que hoje é a maior causa de cegueira em pessoas jovens em todo o mundo.

Com base nesses dados, dois dos maiores eventos sobre a diabetes se uniram, e no próximo dia 9 de novembro, sábado, das 9h às 16h, na Praça Ouvidor Pardinho, acontecem o “Retina do Bem 2019” e o “7º Mutirão Diabetes Curitiba”. A iniciativa é uma parceria entre o Oftalmo Curitiba – Hospital da Visão, Centro Paranaense de Oftalmologia e a Prefeitura Municipal de Curitiba, e tem como objetivo equalizar a fila para atendimento oftalmológico dos pacientes diabéticos na cidade. Podem fazer os exames pessoas com diabetes, encaminhadas ou não pela Secretaria de Saúde de Curitiba, assim como a população em geral que deseja medir o nível da glicemia para saber se tem diabetes.

Para o médico oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes, especialista em retina e vítreo e idealizador do Retina do Bem, essa união é importantíssima para prevenção, diagnóstico e tratamento tanto da diabetes quanto da Retinopatia Diabética. “Nossa retina é a responsável pela captação das imagens que enxergamos; sem o cuidado adequado, não temos uma boa visão. Pessoas que têm diabetes estão mais suscetíveis a terem esse tipo de problema, por isso é tão importante conscientizar, avaliar e tratar o mais rápido possível esses casos. Quando a retinopatia diabética é diagnosticada em fases iniciais, o tratamento é eficaz e pode evitar a cegueira”, avalia.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, a ação faz parte do protocolo de atendimento dos pacientes diabéticos acompanhados nas unidades de saúde, uma vez que esses pacientes precisam realizar exames oftalmológicos uma vez por ano. “Com um esforço concentrado, poderemos atender milhares de pacientes com diabetes que ainda não realizaram exames oftalmológicos neste ano. Assim, agimos rápido no diagnóstico e tratamento”, afirma.

No dia, os pacientes diabéticos poderão realizar exame de “Fundo de Olho”, que pode diagnosticar a Retinopatia Diabética. Casos mais graves, que necessitam de mais aplicações de laser ou tratamento cirúrgico, serão encaminhados para tratamento no Oftalmo Curitiba, hospital referência no assunto. “É importante ressaltar que nessa ação promovida entre o Retina do Bem e o Mutirão Diabetes Curitiba, nós não fazemos apenas diagnóstico ou uma campanha de conscientização. Nós fazemos também tratamentos. Os pacientes que precisam de continuidade do tratamento continuam o processo de tratamento pelo SUS, fazendo o que for necessário para evitar a progressão da doença”, finaliza Moraes.

Saúde multidisciplinar

No mesmo dia, o Retina do Bem 2019 e 7º Mutirão Diabetes Curitiba oferecerão ainda serviços multidisciplinares relacionados a área da saúde, com a participação de enfermeiros, cardiologistas, endocrinologistas, nutricionistas, farmacêuticos e educadores físicos. O objetivo, segundo Cristiano Toesca Espinhosa – médico oftalmologista e idealizador do Mutirão Diabetes Curitiba -, é conscientizar essas pessoas sobre a doença e a necessidade do monitoramento da saúde.

O médico lembra ainda que a diabetes é uma das principais causas de amputação do membro inferior (pé), e por isso, o mutirão também vai oferecer avaliação do pé diabético. “Pacientes que se encontram no grupo de risco para o desenvolvimento de no pé, serão submetidos a exame de creatinina, que avalia a função dos rins, o que pode resultar em indicação de hemodiálise devido à insuficiência renal causada pela diabetes”, alerta Espinhosa.

Serviço – Retina do Bem 2019 e 7º Mutirão Diabetes Curitiba

Data: 09 de novembro de 2019 (sábado).

Horário: 9h às 16h.

Local: Praça Ouvidor Pardinho – Rua 24 de maio, S/N, Rebouças.

Realização: Oftalmo Curitiba, Centro Paranaense de Oftalmologia e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Apoio: Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), Associação Paranaense de Oftalmologia (APO), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O Mutirão da diabetes – Retina do Bem 2019 e 7º Mutirão Diabetes Curitiba –, acontece no próximo dia 09 de novembro, das 9 às 16h, na Praça Ouvidor Pardinho, em Curitiba. O evento contará com cerca de 500 voluntários, sendo aproximadamente 60 médicos, e é uma realização do Oftalmo Curitiba, do Centro Paranaense de Oftalmologia e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com apoio, da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), da Associação Paranaense de Oftalmologia (APO), da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Para mais informações acesse os sites www.retinadobem.com.br e www.campanhadiabetescuritiba.com.br/