“MÚSICA SEM IDADE” leva bem-estar a idosos por meio de shows, em 4 ILPI’s de Belo Horizonte

Andar nas pontas pode representar problema médico
16 de maio de 2023
Dicas de cores neutras para adequar sua casa ao outono
16 de maio de 2023

Durante as apresentações musicais, a segunda edição promove encontro entre idosos e crianças com o objetivo de aproximar gerações, gerar empatia e consciência sobre o envelhecimento da sociedade

Numa sociedade “obcecada” pela juventude, um projeto, em Belo Horizonte, vai na contramão e valoriza o envelhecer com qualidade. De 17 de maio a 7 de junhosempre às quartas, acontece a 2ª edição do Música Sem Idade – que propõe levar momentos de descontração, bem-estar e ludicidade para idosos, por meio de apresentações musicais, em quatro Instituições de Longa Permanência da capital. Neste ano, a novidade é que, durante os shows, os idosos também recebem a visita de 20 crianças, entre 4 e 5 anos, por apresentação, vindas de escolas do município, promovendo assim um grande encontro entre geraçõesEste projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

“O contato com as canções e com as gerações mais jovens, melhora a autoestima e o humor dos idosos e, também, ajuda a ativar a memória deles pela emoção, relembrar histórias e momentos de suas vidas”, explica a cantora e idealizadora do projeto Música sem Idade, Daniella Borges. A artista conta que a ideia de realizar o projeto nasceu, em 2020, no período mais extremo da pandemia. “Após apresentação musical no Lar de idosos Santa Tereza e Santa Terezinha (bairro: Santa Tereza), em algumas conversas com moradores e funcionários do lar, tive a certeza de que deveria continuar com os shows e tentar levá-los ao maior número de instituições. Sempre tive carinho, respeito e admiração por pessoas idosas!”, afirma.

E em 2021, o projeto sai do papel e tem sua primeira edição, com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte. A edição deste ano, que promove encontro entre gerações, foi inspirada no documentário “Presente perfeito”. No filme, a documentarista Evan Briggs explora a experiência do envelhecimento e provoca reflexões profundas a partir das interações entre crianças de pré-escola e idosos de um lar, em Seattle, nos Estados Unidos. “Essa combinação é conhecida como Aprendizagem Intergeracional. Na minha visão, nós só conseguiremos ter uma sociedade mais harmoniosa quando conseguirmos conviver, respeitar e, principalmente, aprender com o diferente. Qualquer tipo de preconceito, estereótipo, discriminação não é benéfico. Ao conseguirmos realizar o encontro de gerações tão opostas, a ideia é incentivar nas crianças uma maior conectividade e aproximação dos idosos. Essa interação pode gerar empatia e, quem sabe, no futuro, termos indivíduos que sejam capazes de combater e evitar o etarismo”, acredita.

No dia 17.05, quarta-feira, das 9h30 às 10h30, o projeto chega à Santa Tereza e Santa Terezinha (Santa Tereza), com participação de crianças da EMEI Paraíso (Paraíso). No dia 24.05, quarta, das 9h30 às 10h30, é a vez do Lar Frei Zacarias (Carlos Prates) receber o “Música sem Idade” e uma turma de ‘pequenos’ da EMEi Sabinópolis. Já no dia 31.05, quarta, o Lar da Vovó (Paquetá) acolhe os artistas e as crianças da EMEI Manacás, e no dia 07.06, quarta, das 14h30 às 15h30, tem encerramento do projeto no Lar de idoso Recanto Feliz com a presença das crianças da Emei Maria Sales Ferreira (Betânia).

Durante os shows, a cantora Daniella Borges se apresenta ao lado das instrumentistas e cantoras Elaine Anunan e Ana Cristina. No repertório, uma mescla de músicas e ritmos nacionais que agradam várias gerações, passeando pelo samba, forró, cantigas de roda e MPBGeralda Aparecida Roques trabalha há quase 10 anos como assistente social na ILPI Santa Terezinha. Para ela “A música engrandece a alma das idosas e a de nós, profissionais inseridas nesse processo. Música é saúde e saúde é a ausência de doença. Aqui elas falam que sou a mãe das idosas. Mas é porque gosto de conversar e de cuidar. Cuidar não é só medicar. É uma palavra, é uma atenção, um pequeno gesto e que, no final, faz toda diferença”, diz.

Segundo a psicóloga Cláudia Lopes Soares, gerente da ILPI Casa do Ancião Chichico Azevedo (Cidade Ozanam) que, no ano passado, recebeu a primeira edição do “Música Sem Idade” -, a novidade do encontro entre gerações na segunda edição, é um diferencial. “As crianças, se estimuladas desde cedo, podem aprender a conviver em sociedade, sem julgamentos, interagir, trabalhar a timidez e aprender a se comunicar. Já os idosos, são desafiados a acompanhar o ritmo da criançada, mas voltam a se sentir integrantes da sociedade. Essa convivência também pode evitar quadros depressivos e de estresse, além de gerar benefícios diretos à saúde física e mental de ambos”, afirma.

Até 2050, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o número de pessoas com 65 anos ou mais no mundo deve dobrar, passando de 761 milhões para 1,6 bilhão. No Brasil, o envelhecimento aconteceu em um período muito curto, enquanto na Europa e Estados Unidos, esse processo se deu ao longo de 100 anos. Segundo pesquisa nacional de saúde do IBGE 2013, 50% dos idosos não envelhecem com qualidade, apresentando doenças crônicas como hipertensão, diabetes e dores articulares. “A população está envelhecendo e a metade tem múltiplas doenças, e isso é um peso muito grande. Em nosso país não há condições de educação, qualidade de vida, alimentação, igualdade social, que existem em países como Europa e Canadá e, portanto, o aumento da expectativa de vida não veio acompanhado por uma redução da morbidade”, comenta a geriatra Cláudia Caciquinho.

A médica afirma ainda que, muitas das doenças crônicas, sobretudo as dores, são decorrentes de tensão, estresse, e que, estudos já apontam que “a música permite relaxamento. Você quando ouve uma música tem vontade de dançar. Ela conecta várias áreas do cérebro: o sistema límbico, a memória, as emoções, a parte de movimentação, de entendimento, compreensão e organização da ação. Ajuda também na liberação de neurotransmissores que dão sensações de bem-estar, como serotonina e adrenalina, e que vão ativar áreas no cérebro que estavam inativas ou lesadas por um AVC, por exemplo. E por isso, ajudam na reabilitação, estimulando a atividade neurológica como um todo, melhora os processos cognitivos, interações sociais, que hoje, sabemos, são fundamentais para o envelhecimento ativo saudável”, conclui.

SERVIÇO

17 de maio, quarta – 9h30 às 10h30 – Santa Tereza e Santa Terezinha

Rua Divinópolis, 225 – Santa Tereza

PARTICIPAÇÃO: EMEI Paraíso

24 de maio, quarta – 9h30 às 10h30 – Lar Frei Zacarias
R. Sabinópolis, 138 – Carlos Prates
PARTICIPAÇÃO: EMEI Sabinópolis

31 de maio, quarta – 14h30 às 15h30 – Lar da Vovó

  1. Aziz Abdi, 55 – Paquetá

PARTICIPAÇÃO: EMEI Manacás

7 de junho, quarta – 14h30 às 15h30 – Recanto Feliz

  1. Bonança, 128 – Betânia
    PARTICIPAÇÃO: EMEI Maria Sales Ferreira

*As apresentações são fechadas

Crédito fotos: Luis Evo