Museu da Casa Brasileira e FAUUSP realizam roda de conversa virtual: Design for Emergency – Desafio Internacional Semeando Ideias

ÖUS lança coleção Corta Vento e Quebra Gelo para o Inverno 2020
29 de junho de 2020
Guia MICHELIN realiza leilão beneficente até terça-feira, 30 de junho, para ajudar restaurantes
29 de junho de 2020

O bate-papo acontece no dia 02 de julho, quinta-feira, às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do MCB

Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizará em parceria com a FAUUSP, no dia 02 de julho, quinta-feira, às 18h, uma roda de conversa virtual sobre a etapa brasileira da campanha mundial Design for Emergency, intitulada Desafio Internacional Semeando Ideias. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo Youtube do MCB. 

No evento, as pesquisadoras Denise Dantas e Sara Goldchmit, do grupo de pesquisa Design em Ação, da FAUUSP, apresentarão o projeto internacional Design for Emergency – iniciativa lançada no contexto da pandemia para entender as necessidades, hábitos e emoções das pessoas vivendo em isolamento social.

Elas ainda comentarão as etapas de coleta, análise e resultados da versão brasileira da pesquisa. Os dados apresentados informam e mobilizam designers a participar do Desafio Internacional Semeando Ideias, concurso lançado recentemente em parceria entre a FAUUSP e o MCB, e que está com inscrições abertas até 15 de julho de 2020. A mediação será de Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB. A conversa é destinada a estudantes e profissionais da área do Design de todas as regiões do Brasil.

“Na atual conjuntura da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o MCB tem se dedicado à expansão de sua memória virtual e à produção de conteúdos digitais. Com o cancelamento da 34° edição do Prêmio Design MCB, as discussões sobre o papel do design no enfrentamento das questões contemporâneas são reforçadas em ações como esta com a FAUUSP para a realização da edição nacional do Design for Emergency”, diz Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

Clique aqui e saiba mais sobre o Design for Emergency – Desafio Internacional Semeando Ideias.

SERVIÇO:
Roda de conversa virtual: Design for Emergency – Desafio Internacional Semeando Ideias
Data: 02 de julho, quinta-feira
Horário: 18h
Transmissão ao vivo: Youtube MCB
Gratuito

Denise Dantas
Professora de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Design em Ação. Atua principalmente nos temas: design centrado no usuário, materiais para o design, design para inovação e indústria 4.0.

Sara Goldchmit
Professora de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Participa do grupo de pesquisa do CNPq Design em Ação. Atua principalmente nos temas: design para saúde, design centrado no usuário e design da informação.

Giancarlo Latorraca
Diretor técnico do MCB, arquiteto pela FAU-USP, doutorando na Escola de Design da mesma faculdade e professor licenciado da Escola da Cidade.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

O MCB está fechado temporariamente, devido à pandemia do Covid-19. Nesse período, o público pode conferir os conteúdos do Museu da Casa Brasileira nas plataformas digitais, que contam com atualizações diárias.

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727