Mulheres são destaques no mundo da franquia

Jurema Águas Quentes se prepara para receber turistas nas férias de julho
5 de julho de 2022
Férias de Julho: Confira diferentes sugestões e pacotes especiais para curtir o período
5 de julho de 2022

48% dos franqueados no mercado brasileiro de franquias são mulheres, segundo dados da ABF

Em um mundo dos negócios, onde os homens sempre tiveram papéis majoritariamente de liderança, as mulheres também estão conquistando cada vez mais o papel de líderes, vencendo o desafio dia a dia, principalmente na área do franchising. De acordo com dados fornecidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), 48% dos franqueados no mercado brasileiro de franquias são mulheres.

Muitas mulheres decidem abrir uma unidade de franquia, por se tratar de um negócio com modelo pronto, padronizado, confiável e por apresentar cases e histórias de sucesso. Elas buscam ter uma noção sobre a área que irão atuar, o potencial da marca no mercado e qual a estrutura. Um dos segmentos em alta e escolhidos pelas mulheres é o da área Pet, por ser um negócio que exprime propósito,e até mesmo uma missão e lição de vida. Na Upvet, rede de farmácia de manipulação e modelo de negócio itinerante, mais de 80% dos franqueados são mulheres.

O mercado Pet tem sido uma ótima maneira de iniciar o próprio negócio, isso porque esse nicho de mercado cresceu muito mesmo durante e depois da pandemia, e o Brasil se tornou o segundo maior mercado de pet do mundo, com 6,4% na participação global, de acordo com levantamento da Euromonitor International (empresa que pesquisa mercados globais). “Ao optar por uma franquia, o novo franqueado recebe todo o plano de negócio da empresa. Com um modelo já testado em outras unidades, a companhia tem potencial de maior sucesso e com um prazo menor de faturamento comparado a um negócio iniciado do zero. Na Upvet, possuímos dois modelos de negócio: a farmácia de manipulação e a loja, que é um modelo itinerante e pode ser facilmente locomovida, de acordo com a necessidade do franqueado”, conta Patrícia Corazza, CO-CEO da marca.

Diante de 32 unidades, a loja que mais vende em toda a rede Upvet, é da franqueada Edna. A sua farmácia, no Rio de Janeiro, tem o faturamento de 15% em cima de toda a rede, e em breve será inaugurada a sua nova unidade com 3 andares, sendo a maior de toda a franquia. “Decidimos ampliar a loja porque a demanda da nossa unidade cresceu muito e a melhor maneira de lidar com a situação seria aumentá-la”, comenta Edna.

Já para a franqueada Rebeca Baccarim possui uma unidade da Upvet em Campinas-SP e em breve vai abrir uma unidade em Jundiaí- SP, junto de sua sócia Lidiana Soares Breitschaft. “Quando iniciei no mercado do empreendedorismo, tinha algumas inseguranças, por isso optei em ser uma franqueada Upvet, onde o sistema de franchising me proporciona suporte, segurança e credibilidade em implantar meu negócio, tanto da franqueadora, quanto dos clientes”, conta Rebeca.

Pensando nisso, Edna, franqueada da Upvet deu algumas dicas para mulheres que pretendem abrir o próprio negócio:

  • Acompanhe as mudanças do mercado e fique atenta às tendências, assim você saberá quais os melhores negócios e oportunidades para empreender;
  • Escolha uma área que tenha afinidade, pois gostar do que você exerce é algo essencial no mercado de trabalho;
  • Faça Networking!! É essencial no empreendedorismo feminino, principalmente para obter referências de outras mulheres da mesma área;
  • Para que qualquer projeto dê certo é necessário elaborar um plano de negócio para colocar a ideia em prática;
  • Busque o capital necessário se você já está pronta para oficializar o seu negócio. Para isso, existem linhas de crédito específicas para mulheres empreendedoras.

A Upvet é composta na maioria de seus colaboradores por mulheres, e é importantíssimo que elas sejam valorizadas em todos os ramos no mercado de trabalho. Saiba mais sobre a UpVet, aqui.

Sobre UpVet
A UpVet é considerada a melhor farmácia de manipulação veterinária do Brasil. A franqueadora, com sede em Maringá-PR, tem 32 unidades de franquias espalhadas pelas regiões do Brasil. Desde 2007 no mercado, a UpVet possui o know how em manipulação veterinária nos setores Alopático e Homeopático com 5 segmentos bem definidos (Cães, Gatos, Aves, Cavalos e Zoo) atendendo as necessidades de médicos veterinários e seus clientes com respeito e amor. A rede de franchising tem dois modelos de franquia: Quiosque UpVet Store – que pode ser alocada em shoppings) e Farmácia. Saiba mais, aqui!

Unsplash