Movimento Setembro Verde chega a segunda edição

Câncer de cabeça e pescoço
10 de setembro de 2018
Barco mais veloz do Brasil, 58 Offshore da Intermarine será apresentado no São Paulo Boat Show
10 de setembro de 2018

Incentivo a alimentação mais saudável e combate ao desperdício de alimentos são o foco

O Brasil continua sendo um país onde as pessoas comem mal. Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 400g de frutas e hortaliças por dia, a maioria das pessoas não chega nem à metade.

Apenas uma a cada três consome frutas e hortaliças durante os cinco dias da semana. O reflexo da má alimentação é piora na saúde da população. Dados recentes apontam que 18,9% dos brasileiros estão obesos e mais da metade da população está acima do peso recomendado. Além disso, o diagnóstico de diabetes aumentou 61,8% nos últimos 10 anos, assim como a hipertensão em 14,2%.

Com o objetivo de mudar esse cenário e conscientizar sobre a importância de como uma alimentação mais saudável pode mudar de forma positiva a nossa vida, é que um grupo da sociedade civil liderado pela empresária Diana Werner, a produtora Roberta Silva e pela a digital influencer Laura Bier, criou o Movimento Setembro Verde, que chega a segunda edição em 2018.

Esse ano, diversas ações vão acontecer para chamar atenção para causa. Entre elas uma intervenção urbana coletiva na escadaria da formiga no dia 14 de setembro de 15 às 18h. A ação consiste na revitalização dos canteiros laterais, com plantio de mudas e Pancs, faxina coletiva e grafitagem. Além disso, terá aula de Ioga e Conscientização para Consumo Consciente com World Clean Up Day, Ecosciência na Vila Flores, Oficina de Horta e jogos sobre alimentação com a Associação Brasileira de Apoio aos Obesos no Parque da Redenção, entre outras atividades.

Segundo Diana Werner, muitos fatores motivaram os idealizadores a promover a segunda edição. “Fundamentalmente a causa do movimento, já que o brasileiro tem muito para evoluir nos seus hábitos de alimentação. E também por entendermos que os impactos sociais e econômicos destas mudanças são gigantescos. Além disso, o resultado da primeira edição e a incrível receptividades das pessoas e empresas em relação ao tema nos impulsiona a tentar garantir a continuidade”, disse.

Diana explica que o Brasil ainda passa por um período de transformação dos hábitos de consumo, inclusive na alimentação, por isso o momento nunca foi tão propício e importante para falar de uma vida mais saudável e equilibrada.

“Acreditamos que seja possível um país onde todas as pessoas se alimentem melhor. Um país em que as crianças aprendam a importância de comer frutas e hortaliças desde cedo. Um lugar onde o hábito de plantar seja comum em todas as casas e os produtores sejam valorizados”, argumenta.

Para dar voz a essa ação, diversos restaurantes já aderiram a causa criando pratos exclusivos, onde as hortaliças são protagonistas. Além disso, várias instituições de ensino, formadores de opinião, nutricionistas, horticultores e diversas iniciativas públicas e privadas já apoiam a causa desenvolvendo ações em diferentes partes do país.

De acordo com Andrei Santos, um dos apoiadores, a diversidade de participantes no ano passado estimula para que mais pessoas se engajem e desenvolvam novas ações para 2018.

“O principal objetivo da segunda edição é aumentar o alcance do movimento. Esperamos dobrar o número de pessoas atingidas e superar a marca de 1 milhão impactadas durante mês de Setembro de 2017. Além disso, em 2018 também incluímos o combate ao desperdício de alimentos as causas do movimentos”, conta.

Todos os brasileiros estão convidados a participar e disseminar as ações do movimento Setembro Verde! Use a hashtag #setembroverde para compartilhar hábitos do seu dia-a-dia que fazem a sua alimentação ser mais saudável.

Programação completa:

06/09 a 16/09 | Festival de Gastronomia de Gramado

14/09 – Revitalização da Horta da Formiga, Escadaria João Manuel – Porto Alegre, RS

15/09 – Aula de Ioga e Conscientização para Consumo Consciente com World Clean Up Day – Porto Alegre, RS

15/09 – Ecosciência na Vila Flores – Porto Alegre, RS

16/09 – Oficina de Horta e jogos sobre alimentação com a Associação Brasileira de Apoio aos Obesos no Parque da Redenção – Porto Alegre, RS

16/09 – Colheita Feliz na Acqua Hidroponia – Viamão, RS

21,22 e 23/09 – Curso de Agrofloresta com Sítio Arvor(e)Ser – Santa Cruz do Sul, RS

23/09 – Workshop BeGreen com Léo Paixão – Belo Horizonte, MG

29/09 – Festival de Primavera na Vila Flores – Porto Alegre, RS