Montblanc Great Characters Enzo Ferrari Edition

Nova coleção de Larissa Minatto é inspirada na história e natureza Bahia, berço do Brasil
24 de novembro de 2021
Seychelles lança novas atrações turísticas
24 de novembro de 2021

Um tributo de escrita ao grande pioneiro e fundador visionário da prestigiada marca de automóveis Ferrari

Com sua mais recente edição de Grandes Personagens, a Montblanc presta homenagem à vida e ao legado de Enzo Ferrari, o piloto italiano de automobilismo, empresário e fundador da Scuderia Ferrari e, posteriormente, da empresa automobilística Ferrari. A mesma paixão por artesanato e inovação que define a marca Ferrari foi aplicada no ateliê da Montblanc para criar três edições diferentes de instrumentos de escrita que contam a história de um campeão de corrida excepcional e um maverick da engenharia que levou sua empresa a um prestígio incomparável e criou uma lenda que sobrevive. Os carros de corrida da Ferrari são mais decorados do que qualquer outra marca, tendo participado de todos os Campeonatos Mundiais de Fórmula 1, desde a primeira temporada em 1950. Sob a liderança de Enzo Ferrari, a Scuderia Ferrari trouxe para casa 9 Campeonatos de Pilotos e 8 Campeonatos de Construtores, tornando-se a equipe de maior sucesso na Fórmula 1 até hoje.

Corrida pela velocidade e inovação: A história de Enzo Ferrari

Nascido em 18 de fevereiro de 1898 em Modena, Itália, Ferrari desenvolveu uma paixão por corridas de automóveis ainda jovem, após participar de várias corridas com seu pai.

Em 17 de junho de 1923, o Ferrari de 25 anos, agora piloto da Costruzioni Meccaniche Nazionali, venceu sua primeira corrida no Circuito del Savio em Ravenna. No ano seguinte, 1924, Enzo Ferrari conquistou o primeiro lugar três vezes e, ao final de sua carreira como piloto, ele havia participado de mais de 40 corridas – muitas vezes conquistando um dos primeiros lugares. No entanto, Enzo Ferrari queria ser mais do que um piloto de corrida. A sua formação profissional como construtor preparou-o perfeitamente para fundar a sua própria equipe de corridas, a Scuderia Ferrari, em 1929.

Em 1947, o primeiro carro construído sob a marca Ferrari, na fábrica da empresa em Maranello, foi o 125 S, um carro com motor de 12 cilindros e 1500 cc que venceu o Grande Prêmio de Roma naquele ano. No final da década de 1950, a marca Ferrari era famosa em todo o mundo, com vendas mais do que triplicando entre 1950 e 1960, levando Enzo Ferrari a implementar uma série de mudanças para acelerar o crescimento da empresa e a produção de novos modelos na década de 1970. Enzo Ferrari, que viveu uma vida reservada e raramente concedeu entrevistas, morreu no dia 14 de agosto de 1988, em Maranello, aos 90 anos, deixando um dos legados automotivos mais admirados.

Great Characters Enzo Ferrari Special Edition

Cada detalhe do design da Great Characters Enzo Ferrari Special Edition evoca as conquistas e o caráter deste pioneiro da velocidade e da engenharia automotiva. A cor da resina preciosa da tampa e do barril é inspirada na cor Ferrari “Rosso 70 Anni”. O cone é gravado com duas datas: uma marca o nascimento de Enzo Ferrari e a outra sua primeira vitória em uma pista de corrida em 1923. O emblema Montblanc em resina amarela, que coroa o instrumento de escrita, representa a cor da cidade de Modena. Ele é embutido em uma grade de metal, inspirado em uma grade de carros antigos.

O anel no topo da tampa apresenta a gravura “OFFICINA MECCANICA ALFREDO FERRARI”, uma referência à oficina do pai de Ferrari, Alfredo, e sua terra natal. O clipe de metal revestido de rutênio é gravado a laser com as próprias palavras de Enzo Ferrari: “You cannot describe passion, you can only live it” (Você não pode descrever a paixão, você só pode vivê-la”. A parte de trás da tampa revela o icônico logotipo “Cavalo empinado” da Ferrari com uma famosa citação da condessa Paolina Biancoli (Le porterà fortuna – Lhe trará sorte, em tradução livre), que deu o cavalo a Enzo em reconhecimento a seu filho que o pintou em seu avião durante a Guerra Mundial.

A edição está disponível nas versões Rollerball e Esferográfica, bem como caneta-tinteiro com pena revestida a ouro maciço Au585 com a roda da Ferrari 250 GTO, um dos carros mais famosos da Ferrari, com o acréscimo da palavra -” Pilota”

Great Characters Enzo Ferrari Limited Edition 1898

Com limitação de 1898 peças, para marcar o ano de nascimento de Enzo Ferrari, a Great Characters Enzo Ferrari Limited Edition 1898 apresenta tampa e barril feitos de metal, evocando a superfície do motor original Ferrari 125 S. As duas datas gravadas no cone fazem referência à data de produção de seu primeiro carro em sua fábrica em Maranello, bem como a data da primeira vitória em corridas de um carro da marca Ferrari. Testemunho da importância de Maranello, o anel no topo da tampa traz em relevo o endereço da fábrica da Ferrari, onde sua visão se tornou realidade.

O emblema da Montblanc, colocado sobre a caneta-tinteiro e a caneta rollerball em uma grade de metal, é em quartzo fosco, para se assemelhar às janelas congeladas nas quais Enzo Ferrari praticaria sua assinatura como um menino sonhando em ser piloto de corrida um dia. A pena revestida a ródio em ouro maciço Au750 foi embelezada com uma roda Ferrari 250 GTO, um dos carros mais famosos da Ferrari, e com a palavra “Commendatore”, um apelido amplamente usado para Enzo Ferrari.

O espírito de corrida, a engenhosidade da inovação e uma paixão implacável pela velocidade levaram Enzo Ferrari a imaginar e moldar uma das maiores marcas do mundo; um associado à vitória, prestígio e desempenho. Com sua nova edição, a Montblanc celebra o caráter e o gênio do homem que não pararia por nada para correr contra a velocidade e trazer aos entusiastas automotivos a emoção de correr em cada um de seus carros Ferrari.

A Montblanc Great Characters Enzo Ferrari Edition está disponível a partir de Novembro nas Boutiques Montblanc do mundo e online. Para mais informações, acesse