Ministério da Cidadania, Bradesco Seguros e Dell’Arte apresentam Ballets Jazz de Montréal

adidas mescla passado e futuro com ZX 4000 4D
29 de agosto de 2019
IC Week convida estilista Sandra Ferraz para evento no Rio
29 de agosto de 2019

Companhia canadense é a terceira atração da Temporada Dell’Arte de Dança 2019 e faz apresentações em três capitais

Com uma turnê por três grandes cidades – São Paulo, Rio e Curitiba – o Ballets Jazz de Montréal apresenta o espetáculo Dance Me, inspirada no rico e profundo trabalho do poeta, cantor e compositor canadense, Leonard Cohen. A companhia é a terceira atração da Temporada Dell’Arte de Dança 2019.

Teatro Guaíra é a segunda parada da turnê, com apresentação no dia 04 de setembro (quarta-feira), às 21h.

Em seguida, o grupo faz espetáculos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos dias 07 e 08 de setembro (sábadoe domingo). A estreia acontece no Teatro Alfa, em São Paulo, com apresentações entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro (sexta a domingo).

A companhia canadense, famosa pela técnica, rigor e estética de sua produção, foi fundada em 1972 por Geneviève SalbaingEva von Genscy Eddy Toussaint. Desde 1998 a direção artística está a cargo de Louis Robitaille. Hoje, o conjunto é considerado o principal embaixador da dança do Québec em todo o mundo, somando mais de duas mil apresentações em 67 países.

Dance Me, produção criada em 2017, é inspirada no rico e profundo trabalho do poeta, cantor e compositor de Montreal, Leonard Cohen. Suas músicas são utilizadas na trilha do espetáculo, que evoca os grandes ciclos da existência em cinco estações, descritas de maneira profunda e reflexiva pelas músicas e poemas do autor.

Toda a turnê é patrocinada pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros que, nos últimos anos últimos anos, orgulha-se de ter apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.

Dentre as recentes atrações, destacam-se os musicais “Bibi – Histórias e Canções”, “Chacrinha, O Musical”, “Elis – A Musical”, “A Família Addams”, “O Rei Leão”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “60 – Década de Arromba”, “Cinderella” e “Romeu e Julieta”, além da “Série Dell’Arte Concertos Internacionais”, “Temporada Dell’Arte de Dança – Compañia Antonio Gades” e a exposição “Mickey, 90 anos”.

Para conhecer o calendário 2019 dos espetáculos patrocinados e apoiados pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, acesse www.bradescoseguros.com.br e clique na opção “Outros Portais” e “Circuito Cultural”.

Ballets Jazz de Montréal

Criado a partir de uma colaboração entre Geneviève Salbaing, Eva Von Genscy e Eddy Toussaint em 1972, o BJM – Ballets Jazz de Montréal – é uma companhia de repertório que cria, produz e apresenta espetáculos de dança contemporânea baseados na técnica, rigor e estética do balé clássico. Seu trabalho é apreciado e aplaudido em palcos nacionais e internacionais.

O BMJ oferece aos seus artistas treinamento de balé profissional de alto nível e oferece a coreógrafos de renome internacional a liberdade de desenvolver seu processo artístico, mantendo a identidade do BJM. Ao agir assim, o conjunto consegue criar um repertório exclusivo e acessível a todos. Como um dos principais embaixadores da dança do Québec no mundo, o BJM é sinônimo de execução impecável. Seu estilo peculiar é ao mesmo tempo artístico, sensual, explosivo e original.

Desde que foi nomeado seu diretor artístico em 1998, Louis Robitaille reorientou a companhia para públicos abertos a novas formas coreográficas. Ele associou o BJM a nomes em ascensão no mundo da dança contemporânea, como Crystal Pite e Aszure Barton.

BJM também colabora regularmente com coreógrafos de renome internacional, aí incluídos Mauro Bigonzetti, Andonis Foniadakis, Itzik Galili, Annabelle Lopez Ochoa, Barak Marshall, Benjamin Millepied, Rodrigo Pederneiras, Ihsan Rustem e Cayetano Soto. Nos últimos anos, a direção artística da empresa privilegiou criações multidisciplinares que mesclam o balé a outras manifestações artísticas como teatro, vídeo e música.

Cada peça criada para o BJM se mantém fiel a uma estética que exerce uma influência positiva. Tendo na acessibilidade e na qualidade seus principais valores, o conjunto logrou incorporar alegria a criações fortes, expressivas e exigentes.

A personalidade distinta e o alto nível de seus artistas garantem a manutenção do sucesso e da reputação da companhia. Através de suas muitas produções, espetáculos e atividades educacionais, o BJM é capaz de estimular a descoberta, a imaginação e a democratizar a dança, ao mesmo tempo em que compartilha com o público local e do exterior sua profunda paixão por esta arte.

Tendo apresentado mais de 2.500 espetáculos para mais de dois milhões e 800 mil fãs em 68 países, o BJM é um verdadeiro embaixador da dança canadense e de sua vitalidade artística mundo afora.

Em 2016, o BJM e seu diretor artístico receberam o prêmio “Rideau Hommage” em reconhecimento à reputação do conjunto e à sua presença contínua no palco de Québec.

Dance Me, de Leonard Cohen

Dance Me é uma criação exclusiva, inspirada no rico e profundo trabalho de Leonard Cohen, poeta, artista e compositor de Montréal.

Aprovado por Leonard Cohen ainda em vida, e sob a direção artística de Louis Robitaille e contando com a forte e ousada dramaturgia de Eric Jean, esta fascinante homenagem ao famoso poeta-cantor-compositor evoca os grandes ciclos da existência em cinco temporadas, como descrito na música e poemas profundamente reflexivos de Cohen.

Três coreógrafos de renome internacional foram incumbidos de colocar em movimento as lendárias canções de Cohen: Andonis Foniadakis, Annabelle Lopez Ochoa e Ihsan Rustem. Seu vigoroso e profundo universo coreográfico, reflexo do trabalho singular de Cohen, é trazido à vida por 14 artistas do BJM.

Cercado por uma equipe de designers famosos, Dance Me combina escrita cênica, visual, musical, dramatúrgica e coreográfica para homenagear o maior embaixador de Montréal. Dança, música, iluminação, cenografia e videografia juntam-se neste espetáculo inesquecível, cujos direitos exclusivos de dança foram garantidos ao BJM por cinco anos.

Músicas de Leonard Cohen

Suzanne (1967)

So Long, Marianne (1967)

Famous Blue Raincoat (1971)

Lover, Lover, Lover (1974)

Hallelujah (1984)

First We Take Manhattan (1988)

Tower of Song (1988)

Everybody knows (2001)

Here It Is (2001)

Dance Me to the End of Love (ao vivo em Londres, 2009)

Boogie Street (ao vivo em Londres, 2009)

Nevermind (2014)

Steer Your Way (2016)

It Seemed the Better Way (2016)

String Reprise / Treaty (2016)

A Thousand Kisses Deep (poema)

Leonard Cohen

Poeta, romancista, cantor e compositor, Leonard Norman Cohen nasceu em 21 de setembro de 1934 em Montréal, Québec e faleceu em 7 de novembro de 2016 em Los Angeles, Califórnia.

Foi um dos artistas canadenses mais emblemáticos do século XX. Sábio, místico, boêmio e romântico, ele construiu uma aclamada obra literária e uma carreira reverenciada na música pop. Em sua poesia, romances e música, Cohen questionava constantemente a condição humana, explorando temas de amor, perda, morte e o compromisso com sua arte.

Como um poético e improvável pop star, sua voz rouca e de alcance limitado – que a idade tornou mais escura e profunda – e sua confiança em melodias simples e cantadas foram complementadas pela intensa criatividade e profundidade de suas letras.

Companheiro da Ordem do Canadá, Cohen foi introduzido no Hall da Fama da Música Canadense, no Hall da Fama dos Compositores Canadenses, no Hall da Fama dos Compositores dos Estados Unidos, no Hall da Fama do Rock and Roll e na Calçada da Fama da Música Folclórica.

Recebeu ainda os Prêmios Glenn Gould e Príncipe de Astúrias pela Literatura, oito prêmios Juno, um “Grammy Lifetime Achievement Award” e inúmeras outras honrarias.

Louis Robitaille, diretor artístico

O bailarino e diretor artístico Louis Robitaille nasceu em Montréal em 1957. Decidiu-se por seguir uma carreira na dança após ter sido descoberto em uma apresentação no ensino médio em 1973. O talento natural do jovem atraiu a atenção do seu professor de educação física Peter George, que era também bailarino do Ballet Jazz de Montréal.

Graças à intervenção do mestre, recebeu uma bolsa de estudos que lhe permitiu participar do programa de treinamento de verão do BJM. Em 1974, aos 16 anos, Louis Robitaille ingressou na Compagnie de Danse Eddy Toussaint (mais tarde conhecida como Ballet de Montréal), onde dançou e estudou sob a tutela de uma vasta gama de mestres de balé.

Sua personificação do lendário personagem Alexis le Trotteur transformou-o em um ícone da dança de Québec. Por iniciativa de Madame Chiriaeff, que ele considerava uma mentora, o jovem dançarino foi recrutado pelos Grands Ballets Canadiens em 1978.

Como parte do programa do vigésimo aniversário do GBC, Louis foi escolhido para o papel-título no clássico de dança moderna Icarus, de Lucas Hoving.

No início dos anos 80 foi convidado várias vezes a apresentar-se com o Ballets de l’Opéra de Avignon, na França. Foi lá que teve um encontro marcante com Rudy Bryans. Bailarino principal do Ballet National de Marseille (companhia dirigida por Roland Petit), ele causou um grande impacto em Louis Robitaille, tornando-se uma fonte de inspiração e um guia que influenciou significativamente sua dança e seu caminho artístico.

Em 1984 participou do Concurso Internacional de Balé de Helsinki com sua parceira Anik Bissonnette. Eles dançaram Un Simple Moment de Eddy Toussaint e conquistaram uma medalha de ouro para o coreógrafo. Foram convidados a se apresentar no Festival dos Dois Mundos em Spoleto, Itália, pelo seu fundador, Gian Carlo Menotti, que se revelou um apoiador.

Apresentaram-se ainda como artistas convidados em três festivais dirigidos por Menotti na Itália, e no Festival Spoleto em Charleston, Estados Unidos, bem como no Festival Internacional de Artes de Melbourne, na Austrália, além de atuarem como artistas convidados no Ballet de Toulouse, França, e em galas ao redor do mundo.

Louis Robitaille juntou-se ao Grands Ballets Canadiens na qualidade de bailarino principal em 1989. Entre 1990 e seu desligamento em 1998, acrescentou 35 papéis ao seu repertório, em trabalhos de coreógrafos como Balanchine, Dolin, Duato, Fokine, Forsythe, Kudelka, Kylián, Limon. Bloqueio, Nault e Tudor.

Em 1994, Louis Robitaille tornou-se diretor artístico do Jeune Ballet du Québec, onde explorou novas formas de dança. Incentivado pela resposta ao seu trabalho, criou um pequeno grupo de balé de câmara, Bande à Part, e também fundou o Danse-Théâtre de Montréal.

Foi, ao lado de Karen Kain, Frank Augustyn, David Peregrine e Evelyn Hart, um destacado artista de dança de sua geração. Em 1998, foi nomeado diretor artístico do BJM. Lá, redefiniu a abordagem artística da companhia sem abandonar sua natureza única.

Louis Robitaille é o destinatário da Ordem do Canadá, da Ordre National du Québec e do Prêmio Jacqueline Lemieux. Ele recebeu inúmeras honrarias do Ministério da Cultura de Québec. Juntamente com sua companhia, obteve o Prix Rideau Hommage, além do Prêmio de Reconhecimento do Conselho de Artes de Montréal.

Eric Jean, diretor de palco

Eric Jean é, sem sombra de dúvida, um dos diretores de palco mais requisitados e destacados de sua geração. Sua nomeação, em 2004, como diretor geral e artístico do Théâtre de Quat’Sous, e seu sucesso subsequente, são um reflexo da confiança e alto conceito que ele estabeleceu no meio teatral, que não tardou a ver nele um artista ousado e único, com contribuição artística significativa para o teatro de Québec.

Diretor prolífico e criativo, além de ator ocasional, ele é louvado por seu compromisso com artistas promissores, tanto como professor como a nível profissional.

Mas a marca mais indelével deixada por Eric Jean, e grande responsável por sua reputação, é sua abordagem criativa. Lançando mão de improvisações estruturadas como ponto de partida, ele também trabalha em conjunto com o dramaturgo e com o cenógrafo, juntando gradualmente suas peças.

Exemplos notáveis disso, que ele chama de “escrever como ação”, são, naturalmente, seu famoso Hippocampe, escrito em colaboração com Pascal Brullemans, e sua encenação de 2009 de Chambre (s), coescrita com Pascal Chevarie. Além de receber o prêmio Prix de la Critique de 2003 Hippocampe foi indicado ao prestigioso Prêmio Siminovitch em 2004, ficando como um dos cinco finalistas.

Outras produções notáveis de Jean Eric foram Corps étrangers/Cuerpos extranos (2005), uma peça coescrita com Pascal Brullemans e criada pela primeira vez no México, antes de ser apresentada em Québec. Opium 37 (2009-2011) foi escrita em colaboração com Catherine Léger.

Imediatamente depois encenou a peça de Luc Tartar para adolescentes S’embrasent (2009-2017). Seguiu-se Le ventriloque (2012) de Larry Tremblay, Survivre (2013) de Olivier Kemeid, Testament de Vickie Gendreau (2014), Variações sobre um tempo de David Ives (2015) e Le Joker (2016) de Larry Tremblay.

O outono de 2016 assinalou o início de uma nova aventura para Eric Jean: ele renunciou ao cargo de diretor artístico do Théâtre de Quat’Sous para se concentrar em dirigir, escrever e filmar.

Annabelle Lopez Ochoa, coreógrafa

A belgo-colombiana Annabelle Lopez Ochoa completou sua formação em dança na Escola Real de Balé de Flandres, na Bélgica. Após uma longa carreira de doze anos como solista do Ballet Scapino, em 2003 decidiu concentrar suas energias apenas na coreografia. Nesse mesmo ano, Annabelle foi saudada como “estrela em ascensão na cena de dança holandesa” (jornal NRC).

Apenas sete anos depois, o Temecula Performing Arts Examiner escrevia: “Ochoa é verdadeiramente uma coreógrafa magistral, com uma superioridade para o que a dança pode e deve ser nessa indústria em constante mutação”.

Annabelle é uma coreógrafa premiada e muito requisitada, que criou obras para mais de quarenta companhias em todo o mundo, como o Balé Scapino de Rotterdam, Balé Nacional da Holanda, Djazzex, Balé de Genebra, Balé Real de Flandres, Balé de Gotemburgo, Balé da Pensilvânia, BalletX, BJM-Danse de Montréal, Teatro de Dança Luna Negra, Balé Nacional de Marselha, Balé Saarbrucken, Jacoby & Pronk, Balé Chemnitzer, Balé Hispânico, Companhia Morfoses Wheeldon, Whim W’Him, IncolBaleta da Colômbia, Balé Nacional da Finlândia, Companhia Nacional de Dança de Madri, Balé do Noroeste Pacífico, Balé Escocês, Balé de Washington, Balé Nacional Dominicano, Balé Saarbrucken, Balé Augsburgo, Balé de Austin, Balé de Atlanta, Balé de Grand Rapids, Balé de Moscou, Balé Nacional de Cuba, Balé da Austrália Ocidental, Danza Contemporanea de Cuba, Balé Nacional do Chile, Balé do Staatstheater am Gartnerplatz de Munique, Balé Manila, Projeto Daniil Simkin Intensio, Balé de Cincinnati, Balé do Vale do Silício, Balé Joffrey, Balé Nacional da Inglaterra, Ballet Black e New York City Ballet.

Lopez Ochoa é uma coreógrafa versátil, que também faz criações para o teatro, ópera, teatro musical e eventos de moda, como o famoso projeto dos estilistas holandeses Viktor & Rolf no Museu Van Gogh. Ela pertence ao coletivo de teatro e dança “De Fantasten”, para o qual codirigiu com sucesso cinco produções completas, que foram apresentadas em inúmeros teatros e festivais por toda a Holanda.

Em 2009 Annabelle criou para a BJM, Zip Zap Zoom, que foi incluído nos 10 Melhores Momentos de Dança do ano pela Pittsburg Gazette, Boston Globe e Gazette de Montréal e na lista dos 10 Melhores Destaques de Dança do ano em San Diego e Chicago.

Seu trabalho foi várias vezes premiado. Em 2016, Broken Wings, criado para o English National Ballet, foi indicado ao “National UK Dance Award” na categoria “Best Classical Premiere”. Em 2015, Sombrerisimo, criado para o Balé Hispânico, recebeu o Prêmio Villanueva em Cuba.

Em 2012, A Streetcar named desire foi indicado para um prestigioso Prêmio Olivier (Reino Unido), recebeu o prêmio de Melhor Coreografia Clássica do Círculo de Críticos do “National Dance Award” (Reino Unido) e foi premiado como Melhor Produção de Dança 2012 pela “South-Bank Sky Arts”.

Em 2007, Annabelle foi eleita para participar do prestigioso “New York City Ballet Choreographic Institute”. Em 2002, Replay recebeu o primeiro prêmio e o prêmio de público no Concurso de Coreógrafos de Bornem e em 2001 Clair/Obscur obteve o terceiro prêmio no Concurso de Coreógrafos de Hannover.

Ihsan Rustem, coreógrafo

Natural de Londres, Ihsan Rustem estudou na Escola Rambert de Balé e Dança Contemporânea. Iniciou sua carreira profissional aos 17 anos de idade, integrando a Adventures in Motion Pictures de Matthew Bourne.

Seguiram-se compromissos com o Balé-Teatro de Munique (Staatstheater am Gärtnerplatz) e com a Introdans da Holanda. Em 2007, Ihsan mudou-se para a Suíça, assumindo como solista do Balé de Berna. Mais tarde seria membro fundador do Teatro de Dança de Lucerna.

No decorrer deste período, criou papéis em balés de Wayne McGregor, Hofesh Shechter, Alexander Ekman, Matthew Bourne, Stijn Celis, Patrick Delcroix, Felix Landerer e Guilherme Bothello, e trabalhou com os coreógrafos Mats Ek, Jiří Kylián e Paul Lightfoot/Sol Leon, Hans van Manen e William Forsythe, entre outros.

Em 2010, Sarah Slipper convidou Ihsan para trabalhar em Portland, Oregon, Estados Unidos, onde criou State of Matter para o “Northwest Dance Project”, produção que viria a conquistar o Concurso de Dança Global Sadler’s Wells 2012 e o “Audience Choice Award”, na 25ª edição do Concurso Internacional para Coreógrafos de Hannover.

Em 2015, Ihsan foi nomeado Coreógrafo Residente do NWDP, posto que mantém até hoje. Foi diretor artístico do Dance Art Studio Balletschule de Lucerna, Suíça, onde é atualmente consultor artístico.

Em 2014 Rustem foi o destinatário do Projecto de Comissionamento Internacional da Hubbard Street Dance de Chicago e vencedor do evento coreográfico inaugural de Whim W’him em 2015. Carmen, seu sexto trabalho original para o Projecto NW Dance, conquistou o “Readers ‘Choice Award” de 2017 da revista Dance Magazine, na categoria “Melhor Colaboração”. Foi coreógrafo do programa de TV russo O Balé Bolshoi.

Até hoje, Ihsan criou obras para a Hubbard Street Dance Chicago 2, Northwest Dance Project (Estados Unidos), Balé Estadual de Istambul MDT (Turquia), Teatro de Dança de Lucerna (Suíça), Balé da Ópera Estadual de Kazan (Rússia), Whim W’him (Estados Unidos), Balé Regensburg, Balé Koblenz e Balé do Würzburg (Alemanha), Companhia de Dança Contemporânea Salt Company (Estados Unidos), National Youth Dance Company (Reino Unido), Aksanat de Istambul e Palucca Schule de Dresden (Alemanha).

Serviço

Ballets Jazz de Montréal – Dance Me

Curitiba

Teatro Guaíra – R. XV de Novembro, 971 – Centro

Capacidade: 2.167 lugares

Data 04 de setembro (quarta-feira), às 21h

Classificação: 10 anos

Duração: 80 minutos

Preços:

Preço único dos Ingressos: R$180,00

*Ingressos Minc no valor de R$ 75,00 são lugares determinados. Neste valor não incidem outros descontos, nem mesmo a meia-entrada.

A VENDA NOS QUIOSQUES DISKINGRESSOS DOS SHOPPINGS MUELLER, PALLADIUM E ESTAÇÃO.

TAMBÉM NA BILHETERIA DO TEATRO GUAÍRA APENAS NO DIA DO EVENTO.

DESCONTOS:

30% SITE DELL’ARTE – Regras: Desconto de 30% para compra de até dois ingressos exclusivo para Site Dell’Arte (mediante apresentação do email na entrada do teatro). O cliente pode imprimi-lo ou salvá-lo em seu celular. Desconto válido em todos os pontos de venda.

30% de desconto no preço de inteira e não cumulativo com outras promoções ou descontos beneficiados por lei na compra de até dois ingressos para o Clube Gazeta do Povo, válido somente para o titular do cartão. Desconto válido em todos os pontos de venda.

VENDAS:

Aceitam-se cartões de débito, crédito e pagamento em até 3 parcelas com acréscimo. Não serão aceitos cheques. Ingressos à venda nos Quiosques do DiskIngressos nos Shoppings Mueller, Palladium, Estação, na bilheteria do Teatro apenas no dia do evento e pela internet www.diskingressos.com.br ou telefone DiskIngressos 3315-0808.

Realização: Dell’Arte

Mais um evento Verinha Walflor – a assinatura dos bons espetáculos.