Minimalismo é tendência ao quebrar paradigmas e garantir aconchego na decoração

Está chegando a primeira temporada de inverno para curtir o “novo” Hotel Alpestre
29 de maio de 2023
Entulho se transforma em agregado reciclável em obra de Goiânia
30 de maio de 2023

Técnica aposta em valorização do conforto e funcionalidade, comenta especialista que assina o decorado do The Sun, empreendimento de alto padrão da EBM, em Goiânia

Por muito tempo, o senso comum associou o minimalismo na decoração a uma ideia de ‘frieza’. A técnica, que utiliza elementos fundamentais, não exatamente poucos, também pode ser sinônimo de aconchego e acolhimento, e é uma das tendências em decoração para 2023. Entre os elementos que se destacam nesse contexto estão a iluminação estratégica, a utilização de elementos naturais, como madeira, pedras e plantas, a possibilidade de integração de espaços, o mix de texturas e layouts cada vez mais dinâmicos.

Para conceber o projeto de interiores do decorado do The Sun, empreendimento de alto padrão da EBM Desenvolvimento Imobiliário, no Setor Oeste, em Goiânia, a arquiteta Juliana Meda explica que investiu em uma identidade visual única, com móveis e itens decorativos que se interligam, conectando não só a decoração visualmente, como a intenção de aconchego e envolvimento. “Cada espaço evoca uma sensação distinta e todas elas levam ao acolhimento. A ideia é que as pessoas consigam sentir vida nos espaços e enxergar uma convivência familiar”, diz.

O projeto, de 445m², tem um layout clean, com ambientes amplos e integrados. A paleta de tons neutros varia entre o bege, o branco e o preto, utilizado pontualmente no mobiliário, com destaque para o banco Marquesa, assinado por Oscar Niemeyer e sua filha Anna Maria. A madeira predomina em todo o projeto e remete ao aconchego. “Ela (a madeira) deixa os espaços mais gostosos. No home, está inserida até mesmo no teto, por ser um local mais íntimo, onde a família pode se reunir para relaxar, assistir TV, etc.”, explica a profissional, que tem escritório em Londrina, no Paraná, e assina projetos em todo o Brasil e em alguns outros países.

Entre os materiais usados em destaque no projeto está também o mármore branco, inserido na bancada da cozinha, na mesa de jantar, na parede do estar e em alguns outros espaços internos. “Ele traz o aspecto da pedra bruta, e na cozinha utilizamos um desenho esculpido, como se fosse um brilhante”, conta. O jantar, a adega e o gourmet estão integrados, mas também existe a opção de deixá-los fechados, explica a arquiteta. “A junção de espaços pode refletir na ligação e união familiar, por exemplo”, conjectura.

A Iluminação é outro ponto chave. No projeto, a arquiteta utilizou um circuito de luzes que envolve o ripado de madeira e o painel de mármore branco no estar, o que garantiu um efeito visual intimista e ainda assim dinâmico e caloroso. Do mesmo modo, as luzes estão inseridas de maneira pontual e estratégica em outros pontos, como nos lustres sobre a mesa de jantar, nas luminárias sobre o sofá, nos nichos do escritório e nos pendentes nos quartos e banheiros, por exemplo.

Por estar localizado em frente à Praça do Sol, tradicional cartão-postal da capital goiana, a vista real do lugar é outro elemento que traz identidade, como afirma Juliana. “A transparência das cortinas e a possibilidade de abertura completa das persianas é um recurso para visualizar o externo, o verde da praça, a movimentação da vida lá fora, que acaba se conectando com o ambiente interno”. E a natureza também está presente do lado de dentro, nas plantas dispostas pelos ambientes que trazem mais frescor ao lar.

A profissional ainda enfatiza que não existe um único perfil de público para o qual o projeto foi desenvolvido. “Pode ser uma família de qualquer idade, desde um casal jovem que vai receber amigos e abrir todo o espaço, até um casal mais maduro, com filhos, que pode receber familiares com comodidade. Eu definiria o projeto com três palavras: requinte, integração e família”, afirma.

Sobre a EBM

A EBM é conhecedora do ramo. Com 41 anos de credibilidade, mais de 170 empreendimentos entregues, atuação em 6 estados e no Distrito Federal, a empresa se compromete a entregar o melhor em tudo o que se propõe a fazer, com qualidade, modernidade e cumprindo prazos de entrega. Por ser uma empresa de Desenvolvimento Imobiliário, oferece uma solução completa e o melhor resultado para seus clientes, parceiros e investidores. Atua na concepção, desenvolvimento e construção de negócios imobiliários de diversos tipos, tendo em seu portfólio edificações residenciais, comerciais e hoteleiras, condomínios horizontais, loteamentos, centros comerciais e shopping centers. Em Goiás, a incorporadora é líder de mercado por oferecer uma vasta carteira de empreendimentos de médio e alto padrão até os econômicos.

Crédito fotos: Skyline