Mineirão transforma camarote em quarto de hotel

Shopping Palladium é destaque em projetos ambientais
5 de setembro de 2018
Flávia Alessandra fotografa para Bulget Occhiali
5 de setembro de 2018

No mês que comemora 53 anos, o Mineirão, em mais uma iniciativa pioneira, transforma um dos camarotes do estádio em um quarto de hotel

Em parceria com a rede Accor Hotels, o espaço foi totalmente adaptado e decorado para celebrar o aniversário. Quem aceitou o desafio, a pedido do Mineirão e Accor Hotels, foi um dos principais nomes da arquitetura de interiores de Minas Gerais, o arquiteto Junior Piacesi. O espaço oferece a infraestrutura necessária para que a estadia seja inesquecível e a escolhida para morar no estádio por uma semana foi a jornalista Maíra Lemos. O projeto desse quarto totalmente inovador é integrado com a arquibancada e permite que a hóspede tenha uma visão privilegiada do campo, receba convidados e tenha uma amostra do que é a energia que move o Gigante da Pampulha nos 365 dias do ano.

A ideia de concepção do ambiente surgiu com o intuito de aproximar ainda mais o Mineirão do seu público, mostrando o que acontece no dia a dia do estádio, que não dorme nunca. A gerente de Relações Institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes revela que somente uma ação ousada seria capaz de traduzir um pouco do que é a rotina do estádio. “Proporcionar que uma pessoa vivencie tudo que o Mineirão oferece 24 horas, sete dias por semana, foi a forma que encontramos para expor a realidade do estádio e demonstrar que, de fato, o estádio não para. O Mineirão, hoje, oferece uma vasta programação à população todos os dias do ano.”

Foto: Agênciai7/Mineirão. 

Projeto: Piacesi Arquitetos para Accor hotels e Mineirão.

Para tornar isso possível, o Gigante da Pampulha se uniu à rede Accor Hotels, a maior de BH, e ao arquiteto Junior Piacesi, que já assinou diversos projetos para a rede hoteleira na capital mineira e no Rio de Janeiro; além de ser um dos nomes expoentes da Casa Cor BH. “Nosso maior desafio foi correr contra o tempo e tornar a ideia possível a tempo das comemorações do Mineirão. Quando chegamos no espaço percebemos alguns problemas do ponto de vista de design, como tubulações aparentes, conduítes. Para ganharmos tempo, inserimos esses detalhes no projeto de concepção, criando um aspecto mais brutalista, dando um ar industrial. Fizemos a magia acontecer dentro de um ambiente igualmente mágico, foi muito inspirador”, comenta Piacesi.

Foto: Agênciai7/Mineirão. 

Projeto: Piacesi Arquitetos para Accor hotels e Mineirão.

O resultado foi um ambiente que une a funcionalidade e o conforto à inspiração dos lofts americanos, que conservam elementos brutos do espaço ao mesmo tempo em que recebe itens de design, com ares modernos e contemporâneos. “A arquitetura consegue criar experiências através das formas, cores e funções. O quarto já tinha uma estrutura muito interessante, que facilitou as adaptações de um quarto de hotel”, finaliza.

Foto: Agênciai7/Mineirão. 

Projeto: Piacesi Arquitetos para Accor hotels e Mineirão.

Durante a semana, Maíra participa de diversas atividades que fazem parte da agenda de eventos comemorativos do estádio, e vivendo o dia a dia do principal palco de futebol e shows de Minas Gerais. Ontem, ela acompanhou a partida entre Cruzeiro x Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, confortavelmente instalada em sua suíte, com direito a convidados. A rotina da influenciadora pode ser acompanhando pelas redes sociais do Mineirão e da própria Maíra.

Ficha técnica – Quarto Maíra Lemos

Materiais

1.Piso: carpete já existente

2.Teto: cimento aparente

3.Cama: cedida pelo Accor Hotels

4.Marcenaria: JAC Moveis e Mairelli

5.Iluminacao: Templuz

6.Paisagismo: Plante Comigo

8.Espelhos: Glass Vidros

9.Tapetes: Papilio Tapetes

10.Poltronas e Cadeiras: São Romão

11.Banquetas: Olavo Machado Neto

12.Cortinas: Decorar

  1. Roupa de cama: Trousseau

14.Adesivos: D e M Sinalização

15.Parte elétrica e montagem:

16.Projeto Arquitetônico e Gerenciamento de Montagem: Piacesi Arquitetura

Sobre o Mineirão

Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Mineirão é um dos maiores estádios de futebol do país. Palco de importantes eventos e de célebres conquistas esportivas, estádio possui capacidade para 62 mil pessoas e é administrado pela Minas Arena, uma sociedade de propósito específico criada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo de Minas, para executar as obras de modernização e gestão, por 25 anos, do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão. Com 53 anos de história, o Gigante da Pampulha é o primeiro estádio no País e segundo no mundo a possuir o Selo Platinum, certificação máxima do U. S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação que é utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos. Em 2016, o Mineirão tornou-se o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a ser signatário do Pacto Global.