Microempreendedores individuais movimentam mercado brasileiro de pizza, segundo Apubra

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Levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil indica que 53% dos profissionais do setor registram-se como MEIs

Segundo informações divulgadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os microempreendedores individuais (MEIs) representam a maior parcela de negócios no país. Apenas no primeiro trimestre de 2023, o grupo chegou a 798.826 representantes, o que abrange 94% dos empreendimentos nacionais. Diante desse contexto, um levantamento realizado pela Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil, evidencia que essa grande representatividade desse perfil de empreendedor acontece também no mercado de pizza.

Ao considerar a base de amostragem do estudo da Apubra que contempla 70.839 pizzarias, é possível identificar que 94% dos estabelecimentos estão classificados como microempresas. Ou seja, locais que operam com menos de dez colaboradores a partir de uma pequena quantidade de capital. Dessa quantia, 53% são MEIs. “A partir do material, que analisa os dez últimos anos do setor, observamos uma evolução. Em 2012 foram abertas 314 unidades de estabelecimentos com o registro de microempreendedor individual. Já em 2022, o número de aberturas identificadas no ano foi de 7.827, totalizando 36.925 pizzarias pelo regime MEI”, diz Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra.

Outro dado que vale ressaltar diante desse recorte é que nos últimos três anos, o número de aberturas de MEI no segmento (24.494) superou o de fechamentos (14.146). “Acreditamos que a pandemia pode ter tido uma influência nesse cenário, visto que com a chegada da Covid-19 muitos brasileiros perderam o emprego e passaram a enxergar no empreendedorismo uma oportunidade para garantir a renda no final do mês. No caso do microempreendedor individual, as condições de trabalho e as burocracias de operação desses profissionais são menos complexas, o que também reflete na sobrevivência dos negócios”, explica Cardamoni.

Abrangência 

O levantamento da Apubra destaca o Sudeste como o maior representante do mercado de pizza, visto que a região concentra 50% dos empreendimentos em operação. Em seguida, encontra-se o Nordeste (21%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).

“Percebemos um cenário de alta concorrência no Sudeste. Já Norte e Nordeste são regiões para manter uma atenção especial porque estão demonstrando mais receptividade perante esse tipo de empreendimento”, avalia o presidente, que também pontua a importância de uma busca por desenvolvimento desses profissionais. “O MEI tem um papel importante na economia porque traz a possibilidade do pequeno empreendedor conseguir trabalhar de forma regularizada, mas também sabemos que na prática é um desejo desse profissional crescer só que muitas vezes ele acaba operando em um formato irregular, o que prejudica a evolução do negócio”, revela o presidente.

Ainda de acordo com o executivo, o mercado da pizza proporciona um potencial de crescimento, mas que para usufruir das possibilidades do segmento, é preciso se preparar para se manter competitivo. “É fundamental ter um plano de crescimento do negócio, sendo importante refletir sobre a ampliação e estruturação adequada da empresa”, comenta.

Ao longo desse processo de consolidação da empresa no mercado, iniciativas como a Apubra podem ser de grande utilidade para o pequeno empresário. Além de oferecer uma rede de apoio para esses profissionais, que conseguem compartilhar dores e soluções, esse tipo de ação coloca essas pessoas em contato direto com conteúdos práticos do dia a dia da operação de uma pizzaria e tendências do setor.

Sobre a Apubra

Criada há 20 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área. Saiba mais aqui.

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