Mercedes-Benz é a primeira fabricante de automóveis que introduzirá aço livre de CO2

Que tal mudar o home office para Dubai?
2 de junho de 2021
Unimed Ponta Grossa e Parque Vila Velha se unem na preservação da saúde e da natureza
2 de junho de 2021

Marca utilizará “aço verde” em veículos a partir de 2025 para reduzir a utilização de carbono

Parceria com a startup sueca H2GS é mais um passo em direção à neutralidade de CO2, que a Mercedes-Benz segue como parte do Ambition 2039

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Mercedes-Benz é a primeira fabricante de automóveis a adquirir uma participação acionária da startup sueca H2 Green Steel (H2GS) como uma forma de introduzir aço livre de CO2 na produção em série. Junto com seus fornecedores de aço, a empresa está reformulando sua cadeia de suprimentos para se concentrar na prevenção e redução das emissões de CO2.

Essa parceria é mais um passo em direção à neutralidade de CO2, que a Mercedes-Benz está seguindo como parte do Ambition 2039, seu objetivo de alcançar uma frota de veículos totalmente conectada e neutra de CO2 em 2039 – onze anos antes do que a legislação da União Europeia exige.

Um sedan Mercedes‑Benz é, por exemplo, feito de cerca de 50% de aço, o que é responsável por cerca de 30% das emissões de CO2 na produção. Com essa parceria, a marca está enfrentando de forma ativa e consistente um dos maiores desafios da indústria automotiva no caminho para a neutralidade de CO2.

Tecnologia de fabricação livre de CO2

Ao usar um processo de fabricação novo e inovador, a produção de aço no nível do fornecedor é livre de CO2. Em contraste, o aço produzido em um alto-forno clássico emite em média mais de duas toneladas de CO2 por tonelada. No novo processo, o fornecedor usa hidrogênio e eletricidade de fontes de energia 100% renováveis em vez do carvão convencional na produção de aço.

O hidrogênio atua como gás redutor, que libera e liga o oxigênio do minério de ferro. Ao contrário do carvão coqueificável, ele não produz CO2, apenas água. O fornecedor usa eletricidade de fontes 100% renováveis para as necessidades de energia geradas no processo de fabricação.

Engajamento ativo para uma cadeia de abastecimento de aço sustentável

Membro da Responsible Steel Initiative, a Mercedes-Benz está ativamente envolvida no desenvolvimento de um padrão de sustentabilidade certificável para a indústria do aço. O objetivo é garantir uma produção de aço amiga do ambiente e socialmente aceitável ao longo de toda a cadeia de valor.

A marca busca a meta de uma frota de automóveis novos neutros em CO2 ao longo de toda a cadeia de valor. Fornecedores que representam mais de 85% do volume de compras anuais da Mercedes-Benz já assinaram a Ambition Letter, concordando em fornecer à empresa apenas produtos neutros em CO2 no futuro.

Sobre H2 Green Steel

A H2 Green Steel (H2GS) foi fundada em 2020, com o objetivo de construir uma instalação de produção de aço livre de fósseis em grande escala no norte da Suécia. A H2GS produzirá cinco milhões de toneladas de aço livre de fósseis até 2030. Com isso, a empresa contribuirá para a descarbonização da indústria siderúrgica europeia, um dos maiores emissores de dióxido de carbono.