Mercado de peixes ornamentais cresce e vira negócio lucrativo na internet

Rosewood Hotels & Resorts anuncia projeto residencial na emblemática Beverly Hills
3 de agosto de 2022
Pode tomar café como pré-treino?
3 de agosto de 2022

Loja com mais de três mil produtos se estabelece no e-commerce e chega a faturar R$ 2 milhões

Criar peixes ornamentais é um hobby de aproximadamente 11 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São muitas espécies que chamam a atenção pela exuberância das cores, tamanhos e a facilidade de criação. O aquarismo é um nicho de mercado que se expandiu nos últimos anos, ganhando espaço até na internet.

Há pelo menos duas décadas, o casal Alessandra e Roberto Sentanin comercializa peixes ornamentais e, desde meados dos anos 2000, estão no mundo virtual. A paixão pelos animais começou ainda criança e o que era um hobby se transformou em negócio.

“Os peixes se reproduziam e, então, íamos lá e montávamos um novo aquário. Só que chegou em um momento que não cabia mais aquário em casa, foi quando resolvemos negociar os peixes”, explicou Roberto Sentanin, sócio da RSDiscus, site especializado na venda de peixes e outros itens para aquarismo.

O volume de negócios se expandiu em 2009, quando o casal abriu seu e-commerce. A presença na internet com um site básico já não dava mais conta, foi quando a empresa fechou uma nova parceria e escolheu a Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, para hospedar a RSDiscus. A partir de então, as vendas cresceram ainda mais. “No início compramos um site, na qual os códigos eram fechados e a tecnologia bem básica, não havia atualização” explicou Roberto.

A nova plataforma ajudou a ampliar o negócio. “Quando mudamos para a Tray ficamos maravilhados com a possibilidade de ter sempre um site dinâmico, onde novas ferramentas de ponta são acopladas ao site”, acrescentou. Ainda de acordo com os donos, a mudança foi um divisor de águas nos negócios. O faturamento da loja online aumentou sensivelmente, passando dos R$ 200 mil ao ano, chegando a atingir os R$ 2 milhões.

Devido ao sucesso, o casal decidiu manter as vendas somente pelo site da RSDiscus e a loja física deixou de existir. Segundo Roberto, antes era necessário ter estoque pois não sabia quando iria vender determinado produto, com isso, o capital ficava parado. “Muitas pessoas só vão para olhar na loja e você tem gasto com energia, funcionário, então se tornou uma desvantagem. Na internet é diferente, lá o site é 24 horas, sete dias por semana, e não tem uma série de custos”, explicou. Além dos peixes, o site comercializa aquários, móveis, equipamentos e rações para peixes, totalizando mais de três mil itens para os criadores.

Os donos da loja se preocupam com o bem estar dos animais, por isso, tomam uma série de cuidados. O envio da carga viva é feito sempre às segundas e quartas-feiras, para que a entrega seja feita na mesma semana de postagem e os animais não corram o risco de ficarem em terminal de cargas durante os fins de semana. Antes de despachar, é solicitada a guia de trânsito animal ao Ibama e, assim que é emitida, a carga é encaminhada para a transportadora. Os peixes são colocados em embalagens térmicas, com oxigênio medicinal injetado de acordo com a distância e o tempo de transporte. A embalagem é selada em alta temperatura para vedação, colocada em sacos individuais dentro da embalagem térmica e, por fim, é envolta em caixa de papelão para uma segunda segurança.

A RSDiscus tem um escritório localizado em São Paulo (SP) de onde as compras são despachadas para todo o país. No interior do estado, o casal mantém um sítio com estufa para criação e armazenamento dos peixes.

A Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, é uma das empresas mais competitivas do mercado. A equipe de atendimento ofereceu todo suporte ao casal desde o primeiro contato feito com a unidade. “A partir das necessidades dos proprietários, foram traçadas estratégias que auxiliassem o crescimento do e-commerce”, acrescentou Willians Marques, diretor-geral da Tray.

Sobre a Tray
A Tray – unidade de e-commerce da Locaweb Company – é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além de uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da sua divisão corporativa Tray Corp. Para mais informações, acesse: www.tray.com.br

Sobre a Locaweb Company 

A Locaweb Company é um ecossistema de marcas integradas que oferecem soluções digitais completas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios. É uma companhia que disponibiliza portfólio robusto de produtos que auxiliam o empreendedor desde o momento em que inicia a presença na web até processos para melhorar o relacionamento com cliente, além de soluções de e-Commerce com uma gama completa de ferramentas que promovem negociações de compra e venda online, independentemente do tamanho, realidade ou momento do empreendimento por meio de um ecossistema que atua de forma sinérgica, trazendo a melhor solução para cada necessidade, garantindo resultados e crescimento sustentável para todos os clientes. A Locaweb Company, foi fundada em 1998, e nos seus quase 24 anos de atuação, conta com mais 4 mil funcionários, mais de 600 mil clientes e 20 mil desenvolvedores parceiros. Para mais informações, acesse.

Photo by Worachat Sodsri on Unsplash