Segmento possibilita ações em diferentes canais, e versatilidade do formato pode ser adotado para comunicação com todos os públicos
Animações ganham cada vez mais espaço no mercado de produções audiovisuais e movimentam cerca de R$ 4 bilhões no Brasil. É o que indica estudo inédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) divulgado este ano. Nesse montante estão inclusas desde produções em plataformas de streaming (VOD), animações para uso corporativo e publicidade em TV paga, cinema e até embutidas em games.
O uso da animação tem sido frequentemente adotado para falar de forma leve e que envolva o público, e é possível perceber esse crescimento e adesão especialmente nas redes sociais. Hoje, assistimos desde vídeos voltados para o entretenimento até produções para alertar e conscientizar sobre temas complexos, sensíveis ou polêmicos.
De acordo com Newman Costa, Diretor de Audiovisual da Uzumaki Comunicação, esse é um mercado de oportunidades. “Quando falamos em animação, muita gente associa somente a desenhos animados, mas não é bem assim. Usamos com frequência na produção de webséries, aplicativos e na produção para canais de YouTube. A animação vem para facilitar e gerar aproximação com o público”, explica.
Costa ressalta que a ferramenta é uma excelente aliada para a comunicação de empresas, lançamentos de produtos, reposicionamento de marcas ou campanhas. “Tudo vai depender do objetivo do cliente. A indústria criativa tem espaço para todos e o bacana é que podemos usar em filmes publicitários, em conteúdo jornalístico e até mesmo na interação em ações de live marketing”, destaca.
Outro ponto importante é que, embora animações permitam criações divertidas, leves e bem humoradas, produzi-las envolve muito tempo, seriedade e comprometimento. Há um conjunto de atividades que requerem alto nível de planejamento e concentração. Algumas estimativas calculam que cerca de cinco segundos de animação requerem aproximadamente 5 dias de trabalho. Sem contar todo o trabalho com criação de roteiro, trilha sonora e locução, além da gestão dos profissionais envolvidos e do cronograma de trabalho.
Para quem ainda não está de olho neste nicho promissor, vale a pena ficar antenado, porque as perspectivas são as melhores. De acordo com o relatório Global Animation Industry 2017: Strategies Trends & Opportunities Report, elaborado pela Research and Markets (Digital Vector), o mercado mundial de animação tem expectativa de atingir US$ 270 bilhões em 2020.
Diferente do que muitos pensam, a ferramenta é acessível e pode entrar nas ações de marketing de muitas empresas. Por falta de conhecimento, gestores não buscam o recurso da animação achando que o valor está fora do bugdet. “Às vezes, vale mais a pena investir na animação focada em redes sociais, por exemplo, que produzir um vídeo para TV. Tudo é uma questão estratégia e avaliar os objetivos que se deseja conquistar”, finaliza Newman Costa.
Confira dois exemplos de ilustrações e animações produzidas pela Uzumaki:
Think Olga Tipos de Preservativos (Drauzio Varella)
Sobre a Uzumaki Comunicação
Presente no mercado brasileiro desde 2011, a Uzumaki Comunicação é uma agência digital de conteúdo e produtora de vídeos especializada em material jornalístico e lives para redes sociais. Desenvolve estratégias de comunicação digital para conectar marcas, produtos e pessoas aos seus respectivos públicos. Produz conteúdo em texto, audiovisual, peças gráficas e aplicativos para web/mobile. Além disso, realiza consultoria personalizada para marcas e influenciadores digitais que buscam um posicionamento estratégico.
Entre seus grandes projetos, destacam-se o Portal Drauzio Varella, Instituto Vencer o Câncer, YouTube Karina Oliani e produtos especiais envolvendo empresas como Asics, Roche, Novartis, DrogariaSP, entre outros.
Vencedores do Prêmio Influency Me 2018, considerado o “Oscar” da influência digital idealizado pelos pelos mesmos criadores do Prêmio Comunique-se; Prêmio Influenciadores Digitais 2018, 2017 e 2016 nas categorias Saúde/Fitness e Melhor Youtuber com o Portal Drauzio Varella; RioWeb Fest 2016 na categoria melhor não-ficção com o quadro Drauzio Comenta; 2º e 3º lugares no II Prêmio SBR/Pfizer de Jornalismo/Doenças reumáticas 2016 na categoria mídia online.
crédito foto: Gislaine Miyono