Marília Veiga dá dicas para adaptar os escritórios no pós-pandemia

Parque termal de Rondonópolis é opção de lazer para outono na cidade
24 de maio de 2021
Havaianas faz releitura de loja de Londres, inspirada em Cruella, para lançamento da Collab exclusiva do filme
24 de maio de 2021

A designer de interiores acredita que as empresas devem priorizar o bem-estar dos funcionários, bem como a possibilidade de um escritório mais flexível e adaptável

A pandemia provocada pelo Coronavírus revolucionou o modo de trabalho em todo mundo e a tendência do home office acabou se consolidando por muitas empresas no país. Muito se imagina quais serão as tendências para o escritório no pós-pandemia e uma das opiniões mais comuns é a do Anywhere Office, em uma tradução simples: escritório em qualquer lugar. E é o que a designer de interiores Marília Veiga, do escritório Marília Veiga Interiores, acredita.

“Para o projeto da Gerencianet, escolhemos luzes próprias para escritório, que não ferem os olhos, além do uso de plantas que trazem mais descontração e produtividade para o ambiente corporativo, com a vantagem de não necessitar de grande manutenção”.

Dentro desse conceito, além de jornadas de trabalho mais flexíveis e o home office mais presente no dia a dia dos colaboradores, acredita-se que a configuração dos escritórios também tende a mudar. O conceito do trabalho híbrido também vem para dentro dos escritórios. Muitas empresas já deixavam de lado a mesa fixa, substituindo-as por grandes bancadas onde os colaboradores podem se acomodar como preferir. “Por isso, é preciso ter uma preocupação com a infraestrutura. É preciso se atentar com o bom funcionamento da internet, cabeamento e tomadas“, lembra a designer de interiores.

A designer de interiores propôs um ambiente mais leve e descontraído em toda a extensão do escritório, além do espaço de descompressão, que conta com jogos e videogames.

Outra preocupação das empresas passa a ser com o bem-estar dos colaboradores e a arquitetura também pode colaborar para garantir um bom espaço de trabalho. Espaços de descompressão acabam sendo indispensáveis, trazendo um pouco do home para o office. “Foi o que pensamos no projeto da fintech GerenciaNet, em que investimos em um ambiente mais leve e descontraído em toda a extensão do escritório. Bem como um espaço de descompressão, que conta com jogos e videogames”, revela Marília Veiga. Não para menos, o escritório foi certificado com o selo Great Pleace to Work.

Para não diminuir o pé direito dos ambientes, a designer de interiores propôs um forro aberto que traz a sensação de amplitude aos espaços, e fez rebaixos em gesso para trazer a iluminação sobre as mesas do escritório.

Ainda no quesito arquitetura, Marília acredita que muitas empresas com espaço amplo vão buscar manter o distanciamento entre os funcionários, ou até mesmo baias que sejam reversíveis. “Também acredito que os projetos vão privilegiar ainda mais a limpeza dos ambientes. Os projetos vão trazer revestimentos que sejam mais fáceis de limpar, disponibilizar dispensers de álcool gel, armários de produtos de limpeza mais acessíveis e até lâmpadas UV, que é germicida, e destrói o material genético dos vírus, fungos e bactérias”.

Serviço
Marília Veiga Interiores
mariliaveiga.com.br
Rua.: Alvilândia, 105 | Alto de Pinheiros | 05449-070 | São Paulo
Tel.: (11) ) 3021-1717
Instagram.: @mariliaveigainteriores
Facebook.: Marilia Veiga Interiores