Marca de sapatos inova ao produzir variedade de sapatos com numeração especial

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Modelos da marca carioca Soul Calçados vão dos números 33 ao 43

Mesmo com a variedade atual de modelos, estilos e marcas de sapatos, as mulheres com os pés menores ou maiores do que a média ainda sentem dificuldades de encontrar o calçado ideal. Quando o pé é pequeno, elas precisam recorrer aos modelos voltados para o público infantil. Já as com pés maiores só conseguem encontrar modelos com sua numeração na seção masculina das lojas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), tamanhos entre o 34 e 40 são considerados padrões no Brasil. Os sapatos mais vendidos, especialmente para mulheres, estão entre o 35 e 38.

Foi pensando em acabar com esse tipo de problema, por vezes comum, mas que é capaz, inclusive, de gerar problemas de autoestima nas mulheres, que a Soul Calçados decidiu produzir modelos com numeração especial – indo do 33 ao 43. A ideia surgiu pouco tempo depois da marca ser criada, em 2020.

“A Soul já existia e eu sentia muita dificuldade de calçar minha mãe, que calça 33, com meus produtos”, explica Filipi Sant’Anna, fundador da marca. “Só conseguia comprar na seção infantil para ela. Após inúmeras tentativas frustradas de achar sapatos em lojas convencionais, pesquisei e vi que o mercado é carente de numerações específicas. Logo, enxerguei também uma oportunidade de negócio.”

O processo de confecção desses sapatos tem relação direta com os fabricantes escolhidos pela empresa. “No começo, quando entrei em contato com as fábricas apresentando a ideia, senti muita resistência. Depois de inúmeras tentativas, consegui alguns fabricantes que curtiram a proposta e resolveram apostar comigo nas criações”, explica. “Assim, passo para a equipe a concepção principal e vou montando com os profissionais as peças piloto.”

Além da numeração especial, esses modelos são diferentes do restante do catálogo em outros aspectos. Por terem estoque menor, eles acabam conquistando um apelo de exclusividade, fazendo com que a procura pelos produtos seja grande, como afirma Filipi. “Na maioria das vezes, as peças têm número reduzido na grade. Com isso, o público faz lista de espera para recebê-los.”

E pelo o que indica o empresário, o retorno do público é excelente. Atualmente, os sapatos com numeração especial chegam a 30% do faturamento mensal da empresa. “Elaboramos uma lista de clientes que esperam ansiosas suas encomendas. Quando adquirem, postam fotos nas redes sociais, quase como se fosse um prêmio. Para elas, é uma conquista calçar sapatos que cabem em seus pés e ainda com um design diferente, que foge do comum oferecido pelo mercado.”

Segundo ele, as mulheres com pés que não seguem o tamanho médio ainda enfrentam dificuldades na hora de encontrar sapatos. Contudo, o mercado, pouco a pouco, está mudando para se adaptar a diferentes tipos de consumidoras e oferecer a elas mais opções.

“O avanço e a rapidez de consumir produtos, acelerados pelas vendas online na pandemia, estão fazendo com que o mercado olhe com mais atenção para esse público. Todas as mulheres precisam ter o direito de escolha, inclusive na compra de calçados. Marcas como a Soul surgem para provar que todo mundo é capaz de calçar com estilo e elegância, sem deixar o conforto de lado”, completa.