Marca de lifestyle sustentável lança cor criada a partir de erro na produção

Por que a gordura dos flancos é mais resistente à dieta e aos exercícios?
28 de março de 2023
Lacta estreia página oficial no Mercado Livre como parte de sua estratégia digital para a Páscoa
28 de março de 2023

Com a sustentabilidade como pilar principal da marca, Linus lança cor Menta, criada a partir de um lote com a cor alterada para não gerar desperdícios e impacto ao meio ambiente

Quando a Linus, fashiontech criadora da primeira sandália vegana de plástico nacional, recebeu mais um lote da Linus Musgo, cor mais vendida da marca, com uma alteração na cor, em vez de devolver e gerar impacto ambiental, a empresa decidiu contar para a comunidade da marca o que havia acontecido e perguntar se eles comprariam a cor. A resposta foi positiva e, em poucos dias, a edição esgotou. Agora, a Linus Menta volta em uma edição limitada, sendo uma variação da Linus Musgo, em um tom de fundo azulado. Com esse lançamento, a Linus soma mais de 15 opções de cores disponíveis, além das edições limitadas.

Com a sustentabilidade atrelada em todos os processos, esse é um exemplo na prática que mostra como a marca sempre pensa em alternativas sustentáveis que gerem menos impacto ao meio ambiente. “Isso aconteceu em 2019, com apenas um dos lotes de Linus Musgo, e pensamos no processo e impacto ambiental que geraria devolvê-lo. Como temos um relacionamento muito próximo da comunidade, decidimos pedir a opinião deles. E, para a nossa alegria, eles adoraram a cor, vendemos todos os pares e agora lançamos de forma proposital”, conta Olívia Araújo, Brand Manager da Linus. As sandálias da Linus tem todas as curvas de apoio para os pés, sem deixar de lado a atemporalidade e a sustentabilidade. São feitas de material 100% reciclável, o PVC microexpandido, um dos plásticos mais versáteis da indústria, com 70% de fontes renováveis.

A marca vem inspirando o mercado calçadista e abrindo caminhos para um futuro mais sustentável do setor. Isso porque as sandálias percorrem um caminho de sustentabilidade do início, na produção, a chegada aos clientes. Carregam uma etiqueta de papel semente, unida as sandálias por um cordão de sisal e são embaladas em caixas de papelão, além de terem toda a emissão de carbono negativa – isto é, a Linus ajuda a neutralizar mais carbono do meio ambiente do que o necessário para compensar toda a produção, até a entrega aos consumidores. Além disso, a marca também é certificada pela The Vegan Society, instituição reconhecida internacionalmente por assegurar que os produtos não contém ingredientes de origem animal e não são testados em animais.

No primeiro ano de pandemia, quando as pessoas começaram a pesquisar calçados confortáveis para usar em casa, o site da Linus cresceu 700%. Desde então, a marca mantém um crescimento acelerado, no último ano dobrou de tamanho e de número de parceiros no Brasil, presente em mais de 74 pontos de vendas, expandiu para a Europa e acaba de anunciar mais de 10 pontos de vendas físicos no país vizinho Uruguai.

Sobre a Linus

fashiontech Linus é uma marca de lifestyle sustentável que existe para transformar o bem-estar em um estilo de vida presente na relação das pessoas com elas mesmas, com os outros e com o planeta. O cuidado se inicia com a criação da primeira sandália de plástico vegana nacional, confortável, atemporal e versátil, projetada por designers, engenheiros de material, especialistas em palmilha e ortopedistas e reflete no planeta por meio do cuidado com o meio ambiente. A marca compensa a emissão de carbono e 200% de todo o plástico que produz, possui os selos e Carbon Free, Além disso, a marca também é certificada pela The Vegan Society, instituição reconhecida internacionalmente por assegurar que os produtos não contém ingredientes de origem animal e não são testados em animais. Criada por Isabela Chusid, eleita entre os jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos pela Forbes, na lista Under 30 de 2021, a marca cresceu 700% na pandemia e, em setembro de 2021, esteve presente na New York Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo. Em fevereiro de 2022, a marca anunciou o início da operação na Europa por meio do e-commerce europeu.

crédito fotos: Naira Mattia