Marca de jóias minimalista Bortolotti lança nova campanha batizada Quando Chega o Tempo

Dia da vovó
18 de julho de 2018
Um guia family-friendly para explorar Chicago como um residente local
18 de julho de 2018

Criada em 2015 por Bruna Bortolotti, a Bortolotti é uma label de jóias que encontrou na manufatura e no design autoral premissa para suas criações. Com produção em pequena escala, todas as peças são desenvolvidas artesanalmente pela jovem artista ourives de 23 anos, na oficina em Fortaleza, no Ceará – QG da Bortolotti.

Inspirada pelas dezenas de histórias e invenções criadas pelo seu avô ourives, Bruna Bortolotti encontrou na ourivesaria o elemento essencial para dar seguimento a um trabalho tão repleto de significado, enraizado na oficina – e nas mãos – de seu Bonfim.

O minimalismo e o respeito ao tempo de produção de sua joalheria artesanal carrega muito da relação afetuosa e eterna de avô e neta. O encontro faz-se presente em cada uma das jóias, que ganham vida por meio de brincos-broches, colares e anéis. Feitos de metais puxados e retorcidos inteiramente à mão, como a prata 950 e o ouro, as peças da marca passam por um processo minucioso na oficina até ganhar forma com circunferências disformes e ganchos aparentes.

Designer e estudante de arquitetura, Bruna agrega às suas criações sua referência e paixão pelo universo arquitetônico, elemento de inspiração por trás de suas coleções desde 2016. O destaque mais recente são os acessórios elaborados para a coleção Astúcias – inspirados no artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo –, da grife homônima de Iury Costa, desfilada na edição 2018 do Dragão Fashion Brasil, em Fortaleza.

Além de colaborações, faz parte também de seu leque de produções a Série Vestígios e a Série Sagitário – protagonistas da campanha Quando Chega o Tempo –, ambas fortemente inspiradas na figura influente do seu Bomfim e reinventadas com o toque exímio de sua neta, Bruna. Permanência e simplicidade, por fim, se responsabilizam por conferir forma e garantir vida à estética única da Bortolotti incorporado em seu novo e-commerce: http://www.bortolotti.art.br/.

Sobre a oficina e seu fazer criativo, Bruna define: “meu refúgio é o lugar que divido com meu avô desde que me descobri encantada pelo universo das joias artesanais, esse ofício minucioso e lento de transformar um fio de metal em algo com forma, com pensamento e, de algum modo, com vida própria, não saberei de seu destino ao ser adquirido por alguém, em qualquer parte”.

Coleção Sagitário:

A coleção mais recente da Bortolotti homenageia o avô de Bruna, seu Bonfim, e foi inspirada pelo universo de invencionices do patriarca, responsável pela paixão da designer pela ourivesaria. Todas as peças são produzidas a partir de uma máquina de puxar o fio do metal, a prata neste caso, que dá vida aos brincos, colares e anéis de formas sinuosas e estética minimalista. São ao todo oito modelos.

“Ao seu Bomfim eu dedico esta nova série de peças. Não é exatamente uma referência literal ao seu signo, nem ao que vejo dele no meu avô. São pequenos vestígios dessa relação amorosa que vou reunindo para o trabalho, destaca Bruna. “Sagitário, a coleção, é feita de abstrações dessas conexões todas, nela mantenho meu gosto pela sutileza, pelo descarte do supérfluo, um repertório estético e plástico que adquiri no estudo da arquitetura e na prática da oficina. Vejo a coleção como um conjunto de pequenas esculturas com vida própria”, completa a jovem designer.

SERVIÇO

www.bortolotti.art.br

@bortolotti.art

Segue filme sobre o processo criativo da Bruna: http://youtu.be/uYCKON1WAJE.