MAM Design & CO: um tour pela magia de Provence

Estúdio Maré assina projeto do Alquimia Funcional
20 de novembro de 2023
2ª Edição do festival Churrascos do Mundo traz o chefe irlandês John Relihan
20 de novembro de 2023

O arquiteto Marco Antonio Medeiros planejou este ambiente depois de uma viagem de férias, trazendo na mala inspirações que evocam a essência artística da região 

Os aromas, tanto da natureza quanto dos pratos típicos, sempre fizeram o arquiteto Marco Antonio Medeiros desejar conhecer Provence, no Sudeste da França. Sonho este que se tornou realidade no último verão europeu e inundou a mente criativa do profissional de boas ideias. “O local é berço de grandes artistas, sobretudo de artesãos. Alugamos um carro e percorremos toda a costa para conhecer as pequenas cidades que compõem a região. Foi encantador”, diz.

Os olhos atentos e a sensibilidade de Marco permitiram que a viagem fosse além de um passeio de férias. Ele trouxe tudo o que viu – e o que sentiu – para a nova edição da mostra MAM Design & CO. O desafio era transportar os ares provençais para um ambiente social com living, sala de reuniões e área externa. O espaço fica na charmosa Avenida Trompowsky, em Florianópolis, integrado ao escritório do arquiteto.

Uma viagem inesquecível

O caminho percorrido durante as férias mostrou o valor que as pessoas dão ao tempo. Em Provence, cada uma cria no seu ritmo, no compasso de um relógio que parece respeitar todos os segundos dedicados aos movimentos feitos com as mãos. Produções artesanais são comuns por ali. Há pinturas, bordados, trançados… Tudo fruto de um verdadeiro balé guiado por criatividade, afeto e cuidado. “Foi muito inspirador ver isso de perto, principalmente por ser algo que eu valorizo muito no nosso trabalho”, comenta.

Outra descoberta de Marco foi a paleta de cores. “Muita gente acha que por lá predomina o tom de lavanda. Mas não é só isso”, ressalta. Provence vai muito além do lilás clarinho – conta com tons de cereja, azul-petróleo e variações de madeira. Esse mix também pode ser contemplado na mostra.

Na parede da escada que leva ao escritório há um tecido floral (Entreposto) que mistura branco com magenta. O material é no estilo Toile de Jouy, uma estampa francesa típica nos séculos 18 e 19. Logo ao lado, uma parede pintada de azul (cor Azul porcelana, da Tintas Coral) acomoda a televisão. Ao redor dela, outra inspiração comum no país: boiseries pintadas no mesmo tom.

No teto, a cor escolhida foi o Brilho de Paris, também da Coral. A luminária (criação exclusiva da LampLuz) remete às belas praias locais devido ao seu formato de água-viva – e ainda garante movimento à composição.

Conforto e mix de texturas: a importância de fazer boas escolhas

Todo o mobiliário solto é da Contti Home Design. O sofá Prosa (de tecido na cor cru) é um dos destaques pelo conforto que proporciona. Bem pertinho está a mesa de jantar Órbita, assinada por Ricardo Vidigal, rodeada pelas cadeiras Jolie (Eduardo Baroni).

Em relação às texturas do ambiente, Marco ressalta que buscou algo na linha “mix and match”, muito comum em seus projetos. “Optamos por uma composição variada, com madeira lavada em diferentes pontos, tecidos de linho, lona, algodão e palhinha na poltrona (modelo Delta, design de Ibanez Razzera)”, explica.

O projeto de iluminação se encarrega de destacar todas as texturas e os setores da mostra. Além disso, é capaz de criar diferentes cenários. “É um espaço que funciona no dia a dia, em um happy hour ou em uma reunião, por exemplo. A luz estará sempre confortável ao olhar “, diz. Fitas de LED ao redor da área destinada à cozinha ajudam a delimitar o ambiente – e o deixam ainda mais sofisticado.

O espaço conta ainda com uma área externa, com um biombo espelhado que traz profundidade de uma maneira estratégica. O bar também remete à viagem de Marco à Provence. A estrutura de madeira foi feita especialmente para a ocasião, inspirada em feirinhas de artesanato e gastronomia locais. O colorido fica por conta dos arranjos de flores e dos vasos vietnamitas (Organne).

Tudo leve, harmonioso, inspirador e perfumado, como um passeio pela Provence!

crédito fotos: Bernardo Salum