Maha Lilah – um jogo da vida real para adultos

Sugoi Shoes inova produzindo sapatos de noiva pintados à mão
23 de fevereiro de 2021
Móveis anticovid 19: testes comprovam tecnologia em painéis de MDF
23 de fevereiro de 2021

Rolando os dados, participante se vê no tabuleiro da própria vida. A novidade, criada pelo brasileiro Nickson Gabriel, já conquistou mais de 10 mil pessoas 

Imagine olhar para o tabuleiro de um jogo e poder vislumbrar soluções para as suas questões de vida ou até mesmo problemas práticos. Mudar de cidade, fazer a tão sonhada transição na vida profissional, ter um olhar mais atento para as relações familiares e amorosas – tudo isso são questões que podem ficar mais claras com O Jogo da Vida ou Maha Lilah, uma metodologia de autoconhecimento através de jogo.

O método, criado pelo terapeuta especialista em jogos de autoconhecimento Nickson Gabriel, também diretor do Instituto Jogo da Vida, tem como base o Maha Lilah, um jogo milenar da tradição védica. Acrescido a isso, estão os conceitos da jornada do herói, de Joseph Campbell, e o conhecimento dos 12 arquétipos de personalidade, símbolos e imagens culturais registrados no inconsciente coletivo e revisitados pelo psicólogo suíço Carl Gustav Jung, por volta de 1919.

A jornada começa rolando os dados – o jogador escolhe a questão a ser trabalhada, seja pessoal, profissional, amorosa ou o que esteja querendo olhar mais profundamente – e literalmente se joga para o que vier, como na vida. Mas o que poderia parecer apenas um simples acaso é um convite instigante para o jogador fazer um mergulho profundo em si mesmo e se conhecer. “Nesse mergulho interior, o jogador vai tendo insights sobre o que está vivendo, de forma lúdica”, enfatiza Nickson Gabriel.

Se no jogo está presente o arquétipo do Inocente, por exemplo, mostra que o jogador está na sua zona de conforto. O chamado aqui é para observar como a zona de conforto se impõe na sua vida, se ela te paralisa ou leva à preguiça e à procrastinação. “Está tão bom aqui, porque eu vou me mexer?”, exemplifica Nickson Gabriel.

Já cair na casa da avareza no tabuleiro pode mostrar um lado do jogador relacionado com a ideia da falta e do medo da escassez. É como se o jogador acreditasse que se ele der o que tem – que pode ser, por exemplo, talento, amor, afeto, atenção – isso vai faltar mais tarde. “Normalmente quando paramos nesta casa o jogo está nos levando a olhar de frente para o medo com o objetivo de construir a coragem necessária para fazer o que precisa ser feito”, explica.

O Jogo da Vida é uma ferramenta que pode ser usada sozinha ou em terapias. Nickson Gabriel já formou mais de 1,5 mil pessoas, das quais 1 mil psicólogos. Estima-se que o jogo já tenha atingido mais de 10 mil pessoas através dos terapeutas.

Caso da Mayra Nunes, que de participante no jogo fez uma grande transformação na vida e mudou o rumo profissional. “Eu era advogada, formada em Direito, área que atuei por 6 anos. No momento que conheci o jogo estava numa fase muito perdida da minha vida, sem saber pra onde ir. O jogo me colocou em determinada casa e aquilo foi mexendo comigo. Foi tão verdadeiro pra mim que resolvi me aprofundar e fazer o curso de formação. Num primeiro momento era pra mim, e hoje eu trabalho exclusivamente com o Maha Lilah e sou terapeuta sistêmica”, conta.