Madeira de demolição: como ela ressignifica os ambientes?

Convenção de Bruxas e Magos espera público de 60 mil pessoas em Paranapiacaba
15 de maio de 2024
Desfralde e Chupeta: Autoras curitibanas lançam dois livros para abordar o tema
15 de maio de 2024

Arquiteta Danyela Corrêa aborda os aspectos e cuidados ao optar pelo uso desse elemento transformador nos projetos de interiores

Elementos clássicos sempre se ressignificam e entram na arquitetura de interiores com novas roupagens, como o caso da madeira de demolição. Ao carregar a história de uma serventia anterior e a beleza dos traços de seu envelhecimento, o item realiza o desejo de realizar ambientes marcantes e muito acolhedores. Com expertise em sua especificação, a arquiteta Danyela Corrêa, à frente de seu escritório, aborda o papel dessa tipologia nos projetos e revela os cuidados necessários ao escolhê-la.

Diferenciais

A madeira de demolição conta histórias de onde passou e a exibe por meio do seu acabamento mais desgastado e as mudanças de cor e texturas decorrentes do passar dos anos. “Esses traços incluem manchas, arranhões e variações na tonalidade que as fazem únicas e ainda mais belas”, avalia a profissional. “Com o aspecto naturalmente envelhecido, as imperfeições adicionam originalidade aos ambientes”, complementa.

Precauções ao optar pela madeira de demolição

Após a decisão de investir no material, a arquiteta Danyela Correa conta que o próximo passo é realizar uma seleção criteriosa para garantir a qualidade e a similaridade entre as peças a serem aplicadas. A etapa seguinte compreende os processos de preparação e tratamento para a garantia da preservação e durabilidade da madeira incluindo a limpeza, secagem, tratamento contra insetos e fungos, além de aplicação de selantes e vernizes protetores.

Transformação em diversos ambientes

O apelo inovador e aconchegante da madeira de demolição a transforma em um item singular para áreas sociais como salas de estar e jantar, varandas e até mesmo fachadas externas. “Sua resistência permite a sua exposição às intempéries climáticas desde que receba o verniz apropriado e a manutenção regular”, adiciona. 

Foto: Henry Lopes

Longevidade

As características da madeira de demolição expõem o seu aspecto duradouro e essa é uma das razões sempre consideradas pela profissional. “Ela madeira consegue suportar o contato com a umidade, nos abrindo a possibilidade de considerá-la inclusive em banheiros e lavabos”, ressalta.A durabilidade da madeira de demolição vai além dos benefícios para o lar e alcança também a sustentabilidade. “A utilização do material traz benefícios ao meio-ambiente a partir da reutilização que reduz a demanda por novos recursos naturais e minimiza o desperdício de materiais de construção”, conclui Danyela. 

Foto: Gustavo Awad

Sobre a arquiteta Danyela Corrêa

Apaixonada por arte, design e música – além de suas 2 filhas e a Holly, sua cachorrinha de estimação –, Danyela Corrêa acredita no poder dos espaços para atuar no bem-estar das pessoas. Com mais de 15 anos de experiência em projetos de arquitetura de interiores, seu escritório executa projetos de reformas completas e decoração e, para tanto, se dedica inteiramente ao planejamento, organização e gestão de obras com o objetivo de acompanhar todos os detalhes. Tudo para que os clientes se sintam confiantes e tranquilos por terem confiado a realização dos seus sonhos em suas mãos.

@danyelacorrea.arq

WhatsApp: (11) 97840-0595

e-mail: contato@danyelacorrea.com.br

fotos: Julia Herman