LL Arquitetura cria quarto infantil lúdico e atmosfera do faz de conta

Amigos do HC prestam homenagem a parceiros do Mês da Amizade pela Vida
2 de setembro de 2022
Uma vida mais saudável: detox como aliado da saúde
2 de setembro de 2022

Para tirar as crianças do quarto dos pais arquiteta projeta espaço cheio de brincadeiras, móveis com módulos e cama cheia de charme

Antes, um enorme quarto com 20 m² que parecia impessoal, sem graça, sem personalidade e um espaço que servia mais como depósito de brinquedos, se transformou em um ambiente com mobiliário lúdico e criativo e de faz de conta, em que as irmãs de 3 e 7 anos pudessem deixar o quarto dos pais onde costumavam dormir e onde pudessem sentir que o quarto fosse o mundo delas e se identificassem com o espaço.

Trazendo um mundo do faz de conta para o quarto das meninas, a LL Arquitetura e Interiores projetou um espaço com uma atmosfera que parece ter saído de livros infantis e que imprimisse uma memória afetiva nas crianças. Para isso, a arquiteta Cristiane Leite criou um ambiente em que as meninas pudessem entender que aquele quarto ao mesmo tempo era um espaço para dormir, brincar, estudar, descansar e receber.

O diferencial é o design da cama beliche. Desenhado pela própria arquiteta que aproveitou a parede lateral de 5 metros de comprimento para criar uma grande casa alusiva à casa na árvore. As duas camas ficam no primeiro nível da “beliche”, para que as irmãs mantenham uma conexão e fiquem próximas, porém cada uma com seu lado próprio a assim mantendo mais espaço no quarto. Acima das camas, no segundo nível um espaço para brincar de casinha ou cabaninha que também pode receber amigas para dormir. Abaixo da cama, a arquiteta aproveitou o espaço e criou gavetões para armazenar brinquedos e ainda um nicho de cada lado, para que cada uma pudesse ter seu colchão reserva para receber as amigas.

Além da criação dessa “grande” casa na árvore, a parte inferior, onde fica a cama das meninas, conta com uma cabeceira iluminada e nichos individuais que servem de apoio substituindo a mesa de cabeceira, que toma espaço no quarto, neste espaço há tomadas individuais, para que cada criança possa carregar seu celular, ipad e outros aparelhos eletrônicos. Todo o encosto da cama foi revestido com tecido em gomos de veludo na cor rosé.

O grande destaque deste quarto é o balanço instalado ao lado da casa na árvore, projetando assim a atmosfera de uma floresta encantada. Com papel de parede floral e plantas entrelaçadas nas cordas do balanço, a peça remete a meninas aos contos de fadas e mundo do faz de conta.

Na parede oposta, a LL Arquitetura e Interiores desenhou um armário geométrico com módulos em tamanhos diferentes e caixotes com rodízios para que possam ser levados para qualquer canto do quarto ou da casa, já que neles estão armazenados jogos e brinquedos. O armário onde são guardados os brinquedos também ganhou uma grande lousa de canetão iluminada por LED, onde as crianças podem rabiscar, desenhar, escrever. Um verdadeiro painel de arte!

Com um ambiente todo planejado, ainda sobrou espaço para estudo e camarim. A escrivaninha com duas cadeiras em formato de borboleta, da Kinder Design, enfatizando ainda mais a proposta da floresta encantada é também transformada em penteadeira. O tampo da mesa de um lado serve como escrivaninha e quando aberto, a face interior tem um espelho com iluminação, nichos e gavetas para guardar bijuterias, maquiagem e “badulaques”. E ao lado deste móvel a arquiteta projetou um canto alemão com o mesmo tecido e linguagem da cabeceira da cama, para leitura e descanso.

O quarto anterior sem graça foi transformado em um quarto divertido com a proposta para ser o espaço preferido das meninas, onde elas podem dormir, brincar, estudar e receber amigos.

LL Arquitetura e Interiores: Instagram @ll.arqui