Legislação brasileira não é eficaz no combate ao desabastecimento de drogas oncológicas diz presidente da Sobope

Lady Gaga brilha no Oscar 2019 com Diamante Tiffany
26 de fevereiro de 2019
Cris Barros apresenta coleção de Inverno 19 intitulada Gaia
26 de fevereiro de 2019

Segundo Cláudio Galvão de Castro Júnior, remédios são essenciais para o tratamento do câncer 

A falta de interesse comercial por parte da indústria farmacêutica é o principal motivo para o desabastecimento de remédios de baixo custo no Brasil, aponta o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Cláudio Galvão de Castro Júnior. A afirmação foi feita durante o 1º Fórum sobre a Disponibilidade de Acesso à Medicação no Brasil, organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) na primeira quinzena do mês.

“Alguns medicamentos estão sendo descontinuados e isso é muito grave. São drogas consagradas e com resultados fantásticos. Mesmo os tratamentos modernos usam essas drogas de forma complementar”, diz o especialista. Segundo Galvão, uma das causas para o problema é a perda da margem de lucro pela indústria farmacêutica, às vezes insuficientes para cobrir os custos de produção e drogas que ficam restritas a pequenos nichos do mercado.

A situação não é novidade no país. Em 2018, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemias (Abrale), apoiada pela Sobope e outras entidades médicas, enviou às autoridades uma carta aberta sobre a situação de desabastecimento de quimioterápicos no Brasil. “Desde 2011 discutimos o assunto e pouco avançamos no sentido de sensibilizar o governo a fim de mudar e olhar para este problema de forma adequada. Não temos uma legislação que prevê a solução do desabastecimento de medicamentos. Isso é muito grave”, diz.

A legislação brasileira é um dos entraves apontado pela indústria farmacêutica para o desabastecimento de drogas oncológicas. Recentemente, a empresa responsável pelo fornecimento da Daunorrubicina, medicamento usado para o tratamento de leucemias, alegou que teve as importações comprometidas por conta do prazo exigido pela Anvisa para o processo de transferência de registro.

A Sobope apoia que não somente o governo, mas também as sociedades especializadas, a sociedade civil e os laboratórios farmacêuticos elaborem juntas soluções para mudar efetivamente o cenário atual, evitando a descontinuidade de drogas como o Clorambucil, Bleomicina e Carmustina.

“Os novos tratamentos oncológicos não são eficientes sem o uso dessas drogas, que atuam de forma complementar. São poucos remédios que substituem por completo um tratamento e, mesmo nesses casos, as novas terapias são muito caras. Por isso, é de extrema importância usarmos medicamentos de baixo custo e que estão consagrados no tratamento oncológico, como a Daunorrubicina”, diz o especialista.

Sobre o desabastecimento da Bleomicina, medicamento usado no tratamento de linfomas, o gerente substituto de Avaliação de Tecnologia de Registro de Medicamentos Sintéticos da Anvisa, Raphael Sanches Pereira, explicou durante o evento que o órgão está ciente do desabastecimento, reconhece a gravidade da falta da droga e que está em contato com duas empresas para a regularização do medicamento.

O câncer infantil o país

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), todos os anos 12 mil crianças e jovens são diagnosticados com câncer no Brasil. Em países desenvolvidos, cerca de 70% dos pacientes têm chances de cura se diagnosticados precocemente. No Brasil, este número é em torno de 50% devido ao descobrimento tardio da doença.

Outro fator que diminui as chances de cura é a falta de remédios importantes usados no tratamento oncológico. Sem a terapia adequada, cai a qualidade e expectativa de vida de milhares de crianças e adolescentes.

Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope)

Fundada em 1981, a Sobope tem como objetivo disseminar o conhecimento referente ao câncer infantojuvenil e seu tratamento para todas as regiões do País e uniformizar métodos de diagnóstico e tratamento. Atua no desenvolvimento e divulgação de protocolos terapêuticos e na representação dos oncologistas pediátricos brasileiros junto aos órgãos governamentais. Promove o ensino da oncologia pediátrica, visando à divulgação e troca de conhecimento científico da área em âmbito multiprofissional