Lavabo deixa de ser só mais um ambiente e passa a ter destaque em projetos imobiliários

Produtores de Algodão querem desbancar os EUA como maior exportador mundial e tecnologia pode ser aliada
17 de agosto de 2022
Semana Elvis no Jokers
17 de agosto de 2022

Segundo especialistas, o banheiro para visitas se tornou um ambiente de personalidade própria que traz a tônica geral da casa

O lavabo é uma área da casa feita especialmente para atender aos convidados e visitantes. A palavra tem raiz indo-europeia e significa justamente lavar ou limpar. Existente desde a antiguidade, o espaço era usado por muitas religiões para prática de um dos seus rituais, que era o de lavar as mãos antes e depois das refeições, por exemplo. Preterido até pouco tempo, o lavabo passou a ser um lugar de destaque da casa e chega a ser o ‘cartão de visitas’ do lar.

O espaço vem passando por adequações e investimentos, e hoje ele é visto como um ambiente arquitetônico que reúne detalhes de toda a casa. Segundo Carlos Rossi, arquiteto responsável pelo apartamento decorado do empreendimento Casa Brasileira, da Consciente Construtora, o lavabo deixou de ser um apoio para visitantes e se transformou em um ambiente de identidade.

“Ele é muito mais que isso e é um dos poucos ambientes da casa que permitem ter uma identidade própria. Ele permite uma ambientação própria e é um ambiente tão importante quanto os demais. Dependendo do cliente, nós ousamos mais no lavabo”, comenta o arquiteto.

Sobre seu projeto no Casa Brasileira, Rossi explica que o objetivo foi fazer um link com a área externa, que é o living, trazendo o mesmo revestimento de madeira. “Além deste revestimento de madeira, nós também trouxemos um peso maior para o lavatório, por meio de uma cuba robusta. Contudo, apesar do seu peso e expressividade, o elemento transmite a ilusão de que flutua.

Rossi acrescenta que a ilusão de que a cuba flutua é um pequeno diferencial, pois não satura o ambiente, que tem outros elementos diferenciais. “O conjunto de todos os detalhes do lavabo faz ele ficar mais clean, com poucas informações, mas sempre com a mesma elegância que o apartamento propõe”.

Para a Amanda Timbola, assistente de personalização da Consciente, o mercado imobiliário goiano está em constante mudança. Essa mudança ocorre devido às exigências de seus compradores, que a cada dia querem algo mais exclusivo e inovador. E segundo ela, o lavabo é um dos ambientes escolhidos para atender os anseios de muitos que buscam personalizar o local.

Amanda acrescenta que a construtora oferece para o cliente o processo de personalização do lavado da forma que ele preferir. “Se o cliente optar por personalizar o ambiente nós fazemos isso e entregamos para ele pronto. O comprador pode dar um toque de ousadia, modernismo, rústico e modificar os itens como colocar cubas esculpidas, torneiras com acionamentos e acabamentos diferenciados e bacias sanitárias com coloração fugindo do clássico branco. Mas acima de tudo, algo que impressione os convidados e representa a personalidade do morador”.

“O lavabo é um dos cartões postais de uma casa, pois além dos ambientes comumente falados como sala, cozinha e varanda, o lavabo também é um local onde os convidados entram, e se ele estiver bem produzido o anfitrião mostrará o quão importante são visitas para ele”, explica.

Personalidade

Para o arquiteto André Brandão, responsável pelo apartamento decorado do Sagô Marista, empreendimento da Séren Incorporadora, o lavabo tem a tônica geral da casa, que é mais suave e tem uma conexão com a natureza, mas que é tratado com um pouco mais de força, para que ele tenha personalidade. “Nós usamos materiais naturais como a pedra em várias tonalidades, pedra com menos polimento, mais natural e mais bruta para que tenhamos toque, textura, sombras, superfícies e dando nisso uma forma mais aconchegante”.

Brandão revela que a ideia de personalizar o lavabo surgiu com o objetivo de trazer todos os elementos que estavam na casa para dentro de lavabo com mais ousadia, já que, de forma em geral, o espaço é um ambiente da casa que o dono acaba não entrando. “Então, ele pode ser tratado com mais força, pois o proprietário nunca vai enjoar”, explica.

Em relação às cores do lavabo, o arquiteto do decorado do Sagô Marista diz que foi trabalhado cinza begeado e o verde, com a ideia e forma de representar a natureza. “Além disso, para deixar o ambiente mais ousado brincamos com o espelho três paredes, com a pia de pedra e a bancada com um formato mais orgânico. Tudo isso deixando o lavabo mais suave com a cara mais social e arrumado para festa”, finaliza Brandão.

divulgação