Lançamentos do mercado movimentam 28ª CASACOR Minas Gerais

ANGRA confirma show acústico e gravação de DVD na Ópera de Arame em Curitiba
11 de agosto de 2023
Tufi Duek propõe um novo olhar à alfaiataria em sua coleção Sunrise
11 de agosto de 2023

Produtos e Projetos Sustentáveis estão entre os destaques da 28ª CASACOR Minas

Visitar a 28ª edição da CASACOR Minas Gerais, considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, é ter a oportunidade de conhecer todos os lançamentos e novidades do mercado para o segmento. A cada ano, as empresas investem na apresentação de produtos, serviços e tecnologias capazes de revolucionar o nosso jeito de construir e também de morar. Um ponto que ganha cada vez mais destaque dentro da programação da mostra é a sustentabilidade, seguindo uma premissa nacional da marca CASACOR de promover soluções voltadas para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Parceiro oficial de sustentabilidade do evento, a Optpower é responsável pela geração e fornecimento de toda a energia elétrica utilizada na CASACOR Minas. Criada em 2010, a empresa mineira homologada junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vem trabalhando com os melhores equipamentos e fornecedores do mercado e tem como foco principal, a geração de energia solar, considerada limpa e renovável.

Outra empresa do segmento de sustentabilidade que está aproveitando bem sua participação na CASACOR para demonstrar seu produto é a Companhia de Gás de Minas Gerais, a Gasmig. A empresa investiu no desenvolvimento da Casa Gasmig, projeto criado pela colaboradora e arquiteta Paloma Martins. A proposta é demonstrar as múltiplas aplicações do gás natural para residências, apresentando assim as inúmeras facilidades que seu uso pode oferecer. O gás natural possui uma série de vantagens, como queima limpa, ou seja, sem a geração de fuligem e também com menor emissão de CO², contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, dispensando tratamentos químicos de refinarias, que agridem o meio ambiente. No projeto da Gasmig ele é utilizado para acender a lareira, abastecer o cooktop, churrasqueira e forno da cozinha, também para aquecer a água do banho e torneiras. O público que passar pelo ambiente, que está localizado na parte de fora da casa, ou seja, pode ser visitado gratuitamente, poderá ver como o gás natural, também pode ser utilizado para aquecer pisos e paredes, deixando a casa mais confortável e aconchegante nas épocas de frio.

A sustentabilidade também está presente no Lobby Essência, da Life projects, de José Lourenço e Marina Figueiredo. Compreendendo bilheteria, lobby e o espaço Audi, o ambiente foi construído visando a máxima redução de resíduos durante a obra e ganhou uma bela composição de tecidos sustentáveis, fornecidos pela Ecosimple, uma indústria voltada para atender o mercado de Moda, Casa e Decoração.

A ArcelorMittal, líder em aços no Brasil, participa de mais uma edição da CASACOR Minas. Além de patrocinadora oficial, a empresa investiu em mais de 2,6 toneladas de aço 100% reciclável para o evento. Serão vergalhões, telas, barras, perfis, cantoneiras, chapas e tubos aplicados em diferentes espaços da mostra, apresentando toda versatilidade do aço para a construção e arquitetura. Entre os ambientes que se destacam pela utilização criativa do aço estão: Varanda Café, de Adriana Gouvêa, Tributo aos 20, de Estela Netto, Espaço Origem Minas 2023, de Cynthia Silva e também na Galeria de Arte e Varanda – Studio 44.

Outra empresa que apresenta novidades na CASACOR Minas é a Infinito Vidros, que lança o produto Corstone. Trata-se de um revestimento em vidro que pode ser usado em paredes, mesas, cubas e até portas. São 30 opções de cores e texturas, sendo 15 inspiradas em pedras preciosas e 15 em mármores. Todas podem ser utilizadas em versões opacas e translúcidas. No Restaurante O Chef e o Cabra, que tem projeto arquitetônico assinado por Bethânia Nascimento, o revestimento simula um quartzito e aparece em versão retroiluminada no balcão de bebidas. Outra novidade apresentada pela empresa é o vidro laminado com proteção solar. O material possui uma película que impede a entrada de raios solares, oferecendo ao ambiente maior conforto térmico e visual, evitando o ofuscamento. Por conta disso, são ideais para coberturas e fachadas. A utilização em espaços climatizados ajuda a reduzir o consumo de energia, proveniente do uso de ar condicionado. Esse material pode ser conferido nos pergolados dos ambientes Tributo aos 20, de Estela Netto e chama a atenção também no Gourmet Alinde, da NB Arquitetura, e na casa de vidro que abriga o Espaço Origem Minas, da arquiteta Cynthia Silva.

A Amplio Móveis apresenta uma série de produtos na mostra, com destaque para a linha outdoor, que conta com várias novidades. A primeira delas é o sofá Bio, que pode ser encontrado no Refúgio do Mato, do paisagista Victor Thauan. A peça, desenvolvida em parceria com o estúdio Cria Lab teve como fonte de inspiração as cestarias de palha, ocasionando um móvel escultural, que explora as formas orgânicas. A empresa também fornece peças para o Lobby Essência, como o Sofá Geo e os cachepôs em formatos orgânicos e a área externa da Casa Gasmig conta com os puffs Dome, que agregam um colorido todo especial à cena.

O uso de materiais naturais está cada vez mais em alta. Madeira, pedras, couro, tecidos naturais e outros elementos encontrados na natureza são protagonistas em diversos ambientes da mostra. Uma das novidades desta edição é a nova coleção de armários da Leform, desenvolvidos em parceria com o experiente Pedro Lázaro. A empresa especializada em planejados de alto padrão, convidou o arquiteto para criar para a criar peças para a sua nova coleção. O resultado pode ser conferido na Sala da Lareira e Varanda, ambiente de Pedro Lázaro. Reunindo madeira, vidro, couro e metal, a peça inova ao utilizar o couro como revestimento interno dos armários, que receberam prateleiras metálicas. Outro destaque do ambiente é a exclusiva cortina em seda rústica amassada, com tecido fornecido pela Marie Camille, produto que fará parte do portifólio da Inovar Cortinas.

A lojista Beatriz Maranhão, proprietária de uma loja que carrega seu nome, investiu em uma curadoria de peças de sua loja e acervo, assinadas por grandes nomes do design mundial na composição do Hall da Escada e Sala de Jantar. A começar pela Cabana, criação dos brasileiros Humberto Piva Campana e Fernando Piva Campana, mais conhecidos como os Irmãos Campana. A peça escolhida por Beatriz sintetiza bem a proposta de trabalho da dupla que conquistou reconhecimento mundial com peças que misturam arte e design. Outro ponto de destaque no ambiente está nas peças icônicas do francês Jean Prouvé e também das obras de arte de André Burian, que estão nas paredes e no tapete, que foi produzido pela Marie Camille reproduzindo telas do artista.

Para criar o ambiente Imersão Deca, Janaina Araújo mergulhou num dos momentos mais prazerosos do dia: o banho. A proposta foi trabalhar com o portifólio de produtos da Deca, a patrocinadora oficial da CASACOR, incluindo itens de catálogo com alguns lançamentos da marca.

A CASACOR Minas Gerais conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são Coral Tintas, Audi, Divinal e Detronic. O parceiro local de sustentabilidade é a Optpower. Entre os patrocínios locais, estão: Ooh Brasil, Gasmig, ArcelorMittal, F2 Construtora e Arthros Incorporadora. A mostra ainda conta com o apoio da Portinari, Sebrae, Mall Midia e da Guararapes.

A 28ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 03/09, na Casa Ferolla(Rua São Domingos do Prata, 631). Ingressos disponíveis no site(www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.

créditos fotos: Jomar Bragança/Daniel Mansur/ny18