Inverno: dicas para aquecer a casa e os corações

Foco na inovação faz de Curitiba uma das cidades mais inteligentes do planeta
14 de julho de 2021
Dieta cardioprotetora: grande aliada na prevenção de doenças cardiovasculares
14 de julho de 2021

Lareiras, torneiras e duchas com aquecimento e uso de madeira nos ambientes internos trazem mais aconchego para as estações mais frias do ano 

Com a chegada de dias mais frios, nada como aproveitar o acolhimento do lar. Nessa época do ano, a decoração muda automaticamente, afinal, são constantes as cobertas e mantinhas pela casa. Mas algumas peças-chave podem fazer toda a diferença para enfrentar o inverno com mais aconchego, como o uso de lareiras, torneiras e duchas que aquecem a água e o uso da madeira em tons escuros em ambientes estratégicos das residências.

Lareiras 

Além de charmosa, a lareira garante temperaturas mais altas e conforto ao ambiente. O modelo mais presente no imaginário coletivo é aquele à lenha, de alvenaria. Hoje, com as possibilidades tecnológicas, as lareiras passaram a ter diversos visuais e deixaram de ser uma exclusividade das regiões mais frias. A luz das suas chamas cria um clima interessante, íntimo e aconchegante.

Atualmente, uma das opções mais buscadas para a lareira são os porcelanatos, já que a resistência do material traz mais durabilidade e a infinidade de opções, mais possibilidade para criar. O projeto da arquiteta Camila Martinez Lima Tarnowsk, é um exemplo de como utilizar a lareira de forma contemporânea e prática, sem deixar a essência histórica de aquecer o ambiente e criar um clima de bem-estar e muito refinamento.

O living foi projetado para uma família moderna, que preza pela praticidade e pela qualidade dos materiais, com aplicação do porcelanato Dumo Opala da Portinari revestindo toda a lareira.

As peças são inspiradas na grandiosidade e imponência do Duomo de Milão. As particularidades dos mármores nobres são reinterpretadas neste porcelanato com alto brilho. As linhas desenham formas que correm em veios irregulares conforme a peculiaridade de cada pedra e interagem com as cores e transparências na superfície.

Madeira 

Algumas tendências nunca saem de moda e, além de deixar a casa mais bonita, trazem a sensação de conforto e acolhimento. Esse ano, o inverno promete deixar de lado os tons pálidos e claros para dar lugar à madeira mais escura, que voltou com toda a força para deixar os lares ainda mais acolhedores – essa tendência vale, principalmente, para os interiores, como quartos e salas.

Esse ano, o Durafloor ampliou o seu portfólio com o lançamento de novas linhas e padrões de pisos laminados, aliados ao melhor custo-benefício, facilidade de instalação e limpeza, qualidade e durabilidade. Entre elas, destacam-se as linhas que evidenciam o charme da madeira escura que, quando combinada com objetos de tons terrosos e texturas arrojadas criam uma atmosfera neutra, sem perder de vista aquela sensação agradável de conforto.

Uma das novidades vem da nova linha Mood. Com réguas de 248X1340mm e resistência AC4, ela chega para despertar sensações e apresenta o padrão Nogueira Caiena, que ressalta a naturalidade da madeira avermelhada. Com nuances de cores nas catedrais, o padrão desperta a elegância dos estilos dark historical e new retrô – estilos que remetem a elementos de nostalgia, criando uma atmosfera de aconchego e segurança.

Outra linha de pisos laminados Durafloor que amplia o seu portfólio é a Nature. Inspirada na força e poder da natureza, ela ganhou novos padrões que também trazem a textura com entalhes e aparência de madeira natural. Um deles é o Cumaru Raiz, que possui tonalidade mel queimado e poros marcados. Seu desenho orgânico e natural marca a tendência cluttercore, que propõe uma “desordem estética”, permitindo que as pessoas se rodeiem de tudo aquilo que as fazem felizes.

Aquecimento da água 

Escolher a temperatura da água ajuda a tornar nossas rotinas mais práticas e confortáveis. Em qualquer uma das estações, a opção por um banho em temperatura ambiente ou mais aquecido nos ajuda a relaxar e recarregar as energias. Da mesma forma, essa comodidade pode ser estendida para a bancada do lavatório, tornando nossa higiene diária mais agradável e, na cozinha, ajudando no preparo e limpeza dos alimentos.

É o caso dos monocomandos Deca You, que oferecem inúmeras opções de acordo com cada estilo, sendo possível escolher o tipo de bica e de acionamento em diferentes combinações prontas ou adquirir cada item separadamente. Tudo isso traduzido em peças modernas, robustas e com design clean, que se adequam a diferentes projetos. Além disso, os monocomandos trazem maior facilidade e conforto. Um único comando controla, com precisão, a vazão da água e a mistura de temperatura quente ou fria.

Seja nas versões Reta, Curva ou Click, a diversidade de cores – Cromado, Black Matte, Red Gold, Inox e Corten – também ajuda a criar a cozinha ideal. Com o acionamento – joystick, flat ou wave – separado da bica, é possível colocar as peças em diferentes partes da bancada.

Outro exemplo dessa funcionalidade é o monocomando LK da Deca, inspirado em elementos da natureza. O resultado é um design que contempla a sutileza de linhas orgânicas e o minimalismo das linhas retas, trazendo sofisticação ao ambiente. Seu acionamento feito por sistema joystick (alavanca), na parte superior da bica, oferece conforto e praticidade na hora do uso, pois com ele é possível realizar o controle de vazão e temperatura direcionando o comando, por exemplo, com o antebraço, sem necessidade uso direto das mãos. Além disso, o produto está disponível nas versões bica alta e baixa e nos acabamentos Cromado, Red Gold e Black Matte.

Para a cozinha, a torneira eletrônica Puravitta da Hydra oferece aquecimento até 20 °C acima da temperatura ambiente, tornando o preparo de alimentos mais ágil e simplificando também a higienização, com maior facilidade na remoção de gordura.

O modelo compacto necessita de apenas um ponto de energia, garantindo uma bancada prática e com mais espaço para o uso. Muito funcional, possibilita ajustes de temperatura em funcionamento, com iluminação LED nas cores verde (fria) e vermelho (quente) indicando a alteração a medida em que a água é aquecida. Disponível nas cores branca, preta e prata, em sintonia com as principais tendências de decoração.

Para um banho aconchegante, a ducha digital Safira Bivolt (Hydra) possui design arrojado e recursos tecnológicos que tornam o uso prático e funcional desde a sua instalação. Por ser bivolt, anula a necessidade de saber qual é a voltagem da residência na hora da compra.

Com um conceito futurista, traz iluminação LED em volta de seu espalhador e visor que permite checar e selecionar a temperatura exata da água. Com mais opções de temperatura, é possível economizar energia, utilizando somente a capacidade da potência necessária para o aquecimento da água. Outro atributo presente na ducha Safira é que o visor digital também mostra a quantidade acumulada de litros de água utilizados durante o banho, em tempo real.

Desenvolvida com um espalhador especialmente projetado para promover um banho confortável, proporciona intensidade e a quantidade ideais de água para evitar desperdícios. Disponível nas cores branco e preto.