Instituto lança mapa da saúde mental com apoio do Google

Life By Vivara
8 de maio de 2020
MON inaugura sua décima exposição virtual no Google Arts & Culture
8 de maio de 2020

Transtornos psicológicos aumentam durante o confinamento

É esperado que o isolamento social aumente significativamente o número de brasileiros com algum transtorno mental, como depressão, Transtorno de estresse pós-traumático ou Síndrome do Pânico. Atento a este grave cenário, o Instituto Vita Alere (www.vitaalere.com.br), que atua na promoção da saúde mental e na prevenção e posvenção do suicídio, lançará no próximo dia 11 de maio, com apoio do Google, o Mapa da Saúde Mental: www.mapasaudemental.com.br.

O site propõe-se a ser um guia de ajuda e mostrará uma série de informações úteis, seja para quem procura atendimento online durante a pandemia da Covid-19 ou para quem prefere o presencial após o término do isolamento social.

“Tão importante quanto saber a hora de procurar ajuda é saber onde encontrá-la. Nosso objetivo com o lançamento do site é conectar pessoas em sofrimento mental com os serviços de cuidados disponíveis online e em cada região”, explica a Dra. Karen Scavacini, fundadora do Instituto Vita Alere.

No mapa online, será possível encontrar profissionais e grupos de apoio disponíveis virtualmente. Já no presencial estarão endereços e telefones de diversos serviços, sempre mostrando os mais próximos da localização de cada pessoa por meio do Google Maps, como Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios Médicos e de Especialidades, Centros de Atenção Psicossocial (segmentados para adultos, crianças e usuários de álcool e drogas), hospitais convencionais e psiquiátricos, ONGS e clínicas-escolas. Para completar dará para localizar rapidamente contatos primordiais como do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU e CVV (Centro de Valorização da Vida).

Os usuários ainda poderão baixar uma cartilha com informações e instruções, ler depoimentos e também entender sobre a posvenção, que é a perda de alguém pelo suicídio. Esta é uma das especialidades do Instituto Vita Alere.

O Mapa da Saúde Mental também conta com o apoio do CVV – Centro de Valorização da Vida, ABEPS – Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, IASP – International Association for Suicide Prevention e SaferNet.

Paralelamente continuarão sendo postadas diversas dicas para famílias, idosos, pessoas com transtornos mentais e profissionais da saúde no perfil da entidade no Instagram (@vitaalere) e realizadas uma série de palestras com especialistas e influenciadores no canal bit.ly/YouTubeVita

Sobre o Instituto Vita Alere

Pioneiro no Brasil em sua área, o Instituto Vita Alere foi fundado em 2013 com a missão de promover a saúde mental do indivíduo, organizações, instituições e sociedade, com foco na promoção de saúde mental, educação socioemocional, prevenção e posvenção do suicídio e autolesão, sendo referência na área através do desenvolvimento de projetos, tratamento especializado, pesquisa e atividades de educação, suporte e apoio, com inovação, dedicação, respeito e cuidado.

Sua equipe conta com psicólogos e profissionais das áreas de saúde e educação, bem como mestres e doutores que atuam em pesquisa, desenvolvimento de programas, educação, atendimento e acolhimento especializado em saúde mental, automutilação, prevenção e posvenção do suicídio.

Atualmente o Instituto é associado ao IASP (International Association for Suicide Prevention ou Associação Internacional de Prevenção do Suicídio) onde faz parte da Força-Tarefa de Posvenção e sua fundadora é a representante do IASP no Brasil.

Photo by Nik Shuliahin on Unsplash