Instituto lança manual com orientação jurídica para pacientes oncológicos

Cinco looks para ocasiões especiais durante primavera
22 de outubro de 2021
Rionegro e Solimões entram em estúdio para gravação de projeto inédito
22 de outubro de 2021

No clima do Outubro Rosa, o Instituto Quimioterapia e Beleza lança o Manual de Orientações dos Direitos do Paciente Oncológico

Fundado por Flavia Flores em 2015, o Instituto Quimioterapia e Beleza (IQeB) tem um papel fundamental no acolhimento de milhares de mulheres em tratamento para o câncer. Desde o auxílio na recuperação da autoestima à divulgação de informações essenciais, o Instituto oferece uma rede de apoio que incentiva pacientes a alcançarem seus objetivos e passarem pelo tratamento de forma mais leve. Uma das iniciativas lançadas em homenagem ao Outubro Rosa deste ano é o Manual de Orientações dos Direitos do Paciente Oncológico.

O Manual tem como principal objetivo esclarecer as dúvidas mais frequentes relacionadas aos direitos dos pacientes oncológicos, trazendo informações essenciais para situações recorrentes. A importância de um material como esse também se dá pelo comum desconhecimento das leis que defendem o paciente oncológico, que pode passar por situações desagradáveis, principalmente no mercado de trabalho.

Uma das informações cruciais presentes no Manual, por exemplo, é sobre o auxílio-doença previsto pela Lei 8.213/91, um benefício destinado aos segurados acometidos por doenças que os deixem temporariamente incapacitados para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.

O material terá 10 mil impressões que serão distribuídas gratuitamente em vinte hospitais além da sua versão digital que pode ser acessada aqui . A iniciativa faz parte do trabalho de Marília Biscuola, servidora do Ministério Público, paciente oncológica e colaboradora voluntária de assuntos jurídicos do Instituto Quimioterapia e Beleza.

“Embora tenha recebido muito apoio após o meu tratamento, também passei por muitas injustiças. A partir dessas experiências foi que surgiu a ideia do Manual, que, embora não seja pioneiro, contém assuntos menos abordados e que me afetaram diretamente durante o meu tratamento”, afirma Marília.

Além disso, o IQeB mantém o maior banco de lenços do Brasil, e as ações de doação já entregaram mais de 30 mil lenços para pacientes de todo o país. Os pontos de arrecadação de lenços estão em todo o Brasil e podem ser conferidos no site do IQeB, e as doações também podem ser feitas digitalmente. Este ano, de outubro até dezembro, a DHL Express, empresa líder em logística, cuidará das coletas e entregas de lenços, além de receber doação de lenços em suas 13 lojas próprias no Brasil para serem entregues ao Banco de Lenços do Instituto Quimioterapia e Beleza. “Acreditamos que a iniciativa é uma forma muito carinhosa de promover a autoestima de mulheres que estão em tratamento. O lenço não é só um acessório bonito. Carrega uma mensagem de incentivo para a recuperação”, diz Mirele Mautschke, presidente da DHL Express.

“Esse é um projeto de grande importância, e que só pode ser realizado com com o apoio e a responsabilidade social das empresas”, comenta Deborah Duarte, Presidente do IQeB. Além da parceria com a DHL, o Instituto conta com a sua patrocinadora oficial, Libbs Farmacêutica, que há mais de 60 anos contribui para o propósito de que as pessoas alcancem uma vida plena.

Sobre o Instituto Quimioterapia e Beleza

Instituto Quimioterapia e Beleza é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que promove atividades voltadas à Assistência Social, Saúde e Voluntariado e se tornou referência no apoio a pessoas que enfrentam o diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de câncer, com informações de saúde e prevenção, beleza, autoestima e bem-estar, com a visão de “fazer mais feliz e significativa a vida de todas as pessoas que passam pelo câncer”.

Mini- Bio Marília Biscuola

Marília Masiero Buccini Biscuola é graduada em direito, servidora do Ministério Público de São Paulo e colaboradora de assuntos jurídicos do Instituto Quimioterapia e Beleza. Aos 31 anos, enquanto planejava o primeiro filho e se preparava para um concurso público, descobriu um câncer de mama estágio I. Hoje, aos 35 anos, sem mais evidências de doença, diz que o diagnóstico virou uma chave em sua vida, aprendendo a valorizar o momento e as pequenas coisas do dia a dia. Além de superar a batalha do tratamento, superou também uma luta para conseguir assumir o seu atual cargo público, para o qual foi considerada inapta apenas pelo histórico do câncer. Essa é a razão pela qual se dedica também à causa dos direitos dos pacientes oncológicos, levando informação e conhecimento às pessoas. É responsável, junto à equipe do Instituto Quimioterapia e Beleza, pelo Manual de Direito de Pacientes Oncológicos, lançado este ano.

Sobre a DHL – A empresa de logística para o mundo

A DHL é a marca líder mundial no setor logístico. Nossas divisões oferecem um portfólio único de serviços de logística que abrangem desde a entrega de encomendas nacionais e internacionais, soluções de operação e transporte de comércio on-line, expresso internacional e transportes marítimos, aéreos e rodoviários, até o gerenciamento da cadeia de suprimentos industriais. Com 380 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de maneira segura e confiável, o que possibilita fluxos de comércio global sustentáveis. As soluções especializadas para os mercados e setores em crescimento, que incluem tecnologia, ciências da vida e saúde, engenharia, manufatura e energia, automobilístico e varejo, colocam a DHL significativamente na posição de “the logistics company for the world” (a empresa de logística para o mundo). A DHL faz parte do Grupo Deutsche Post DHL, que gerou receitas de mais de € 63 bilhões em 2019. Com práticas empresariais sustentáveis e um compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo. Até 2050, planeja alcançar uma logística sem emissões.