Instalação “Divided Layers” da Kohler e Daniel Arsham ganha Fuori Salone Award 2022 na Semana de Design de Milão

O que é preciso saber sobre a saúde bucal dos fumantes
17 de junho de 2022
NIINI apresenta coleção Yin Yang
17 de junho de 2022

A exposição exclusiva da Kohler, que proporcionou uma experiência de arte imersiva em larga escala, intitulada “Divided Layers” – “Camadas Divididas”, foi considerada o projeto vencedor do Prêmio Fuori Salone 2022

Divided Layers foi apresentada no Dove Palazzo Senato – Via Senato, 10 , em Milão, e recebeu o prêmio máximo do evento. A instalação se inspirou no lançamento da Rock.01, uma cuba impressa em 3D de Daniel Arsham projetada em collab com a Kohler em 2021.

A Kohler, marca global de estilo de vida e líder mundial na fabricação de cubas e metais sanitários para cozinha e banheiros, faz parceria com o artista-designer Daniel  Arsham na estreia mundial da experiência de arte imersiva.

The Fuori Salone Award é tanto o prêmio físico, feito em impressão 3D, quanto o NFT relacionado. A representação tridimensional de dados complexos relacionados foi criada por Mauro Martino, artista digital, cientista principal de pesquisa do MIT-IBM Watson AI Lab (Cambridge, MA, EUA). Mauro Martino criou uma “escultura de rede”, uma construção matemática abstrata síntese do processamento de dados físicos e digitais coletados através da plataforma web independente do Fuori Salone. O resultado é um diagrama digital composto por nódulos (objetos pontuais) e conexões (linhas unidimensionais) which foi traduzido em um objeto físico tridimensional orgânico.

A instalação imersiva é feita de uma série de painéis empilhados combinados para formar um túnel walkable. Ao desenvolver a cuba Rock.01, Arsham foi inspirado a criar Camadas Divididas para dar aos visistantes a capacidade de se mover através da cuba. Cada painel faz referência a um único plano da argila impressa em 3D, que se une para formar a cuba. A impressão é um processo de construção aditiva; em contraste, o túnel está revelando o subtrativo em tirar porções para dar lugar ao volume pelo que o visitante pode passar.