Inspiração: 4 ambientes para apostar no jardim vertical

Como entender as despesas do seu e-commerce?
29 de março de 2021
Guia completo para o tratamento de rugas: o que são, as causas, onde se formam e como tratar
29 de março de 2021

A busca por mais contato com a natureza virou uma das principais demandas da arquitetura e decoração

Essa necessidade, unida à multiplicação de apartamentos com pouca metragem, abre espaço os queridinhos jardins verticais, que já se tornaram elementos consagrados nos projetos.

A estrutura tem como premissa unir uma ou mais espécies de plantas em lugares menores, formando um painel vivo que agrega textura e cor aos ambientes, além de garantir mais conforto e bem-estar. Se você deseja o jardim dos sonhos em um pequeno espaço, confira esses projetos para se inspirar:

Varandas

 

Projetos: UNIC Arquitetura | Foto: Eduardo Macarios

Os jardins verticais são perfeitos para compor varandas – cobertas ou não. Nesses dois projetos assinados pelo escritório UNIC Arquitetura, o elemento dá um toque de cor à uma paleta mais neutra.

Indoor

Projeto: Alessandra Gandolfi | Foto: Marcelo Stammer

Para quem deseja colocar mais verde dentro de casa, o jardim vertical também é uma ótima opção. Nesse ambiente, assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, a montagem segue o formato arrendondado do local e é pano de fundo para uma prateleira suspensa.

Áreas Comuns

Projeto: Renata Fraidg, Zellman Empreendimentos | Foto: Marcelo Stammer

A alternativa também vale para espaços maiores, como as áreas comuns de prédios, por exemplo. Para o Elizath Residence, da Zellmann Empreendimentos, a designer Renata Fraidg optou por um jardim vertical mais colorido e com mix de texturas.

Coorporativo­­

Projeto: Ponto41 | Foto: Melvin Quaresma

Engana-se quem pensa que o verde combina apenas com projetos residenciais! Para esse escritório de advocacia a arquiteta Danielli Wal e a designer Mayara Wa, da Ponto41 apostaram no jardim vertical, juntamente ao projeto lumiotécnico, para proporcionar mais bem-estar ao ambiente de trabalho.