Imóveis cada vez mais completos

Exercícios para quem tem fibromialgia
4 de setembro de 2019
Tecnologia agregada ao PDV no supermercado apresenta solução para minimizar problema de falta de troco
4 de setembro de 2019

Seja qual for o segmento, um dos atributos dos produtos de alto padrão é apresentar inovações e ditar tendências. Nos imóveis de luxo, além de acabamentos primorosos e distribuição de plantas, cresce o número de acessórios entregues aos moradores

O apartamento foi entregue pela construtora e agora é só colocar os móveis e curtir a nova residência. Certo? Não necessariamente. Quem já comprou um imóvel novo sabe, que até se dizer oficialmente lar doce lar leva um tempo e esforço. É preciso ainda fazer muita quebradeira para instalar a tubulação do ar condicionado, ou se quiser colocar uma churrasqueira na varanda, box no banheiro, iluminação, tubulações para instalação de eletrodomésticos. Isso para ficarmos só nas áreas privativas porque tem também o mobiliário e adequações para as áreas comuns como compra de lixeiras, acessórios para salão de festas, itens de automação, etc.

Em busca de competitividade e diferenciais para atrair os consumidores, o mercado de imóveis de alto padrão está, aos poucos, eliminando essas “dores de cabeça” na hora de se mudar e oferecendo um imóvel literalmente pronto para se mudar. Nas áreas de lazer, por exemplo, que antes eram recebidas pelos moradores vazias, hoje são entregues totalmente mobiliados e decorados, equipadas e com wi-fi. Outra mudança é a aquisição de equipamentos de segurança para o condomínio, que no caso dos de alto padrão, já estão sendo entregues até com sistemas de circuito interno de TV funcionando.

O Reserva Parque Areião, lançamento da Brasal Incorporações de frente para o Parque Areião, no Setor Marista, segue essa tendência de se entregar apartamentos cada vez mais prontos. Um exemplo de como o edifício será entregue de forma totalmente equipada é a academia, que contará com equipamentos de ginástica da marca italiana Tecnogym, considerada uma das melhores do mercado, terá piso emborrachado, além de ter uma terraço aberto com vista para o parque. “Nosso intuito é que seja uma academia que ofereça qualidade em espaços e boa tecnologia para que o morador de fato use e não necessite pagar um local externo”, diz a engenheira de Planejamento, Custo e Controle da Brasal, Sarah Stefan Rabelo.

Da mesma forma, o salão de festas, com capacidade para receber 60 convidados sentados, terá decoração sofisticada para sediar as comemorações dos moradores. As piscinas adulto e infantil são revestidas por pedras vulcânicas, que promove uma energização natural da água. “Parece tomar banho de cachoeira”, afirma a arquiteta Ana Gabriela Lins, uma das autoras do projeto. O tratamento da água, que geralmente é com cloro, será feito com ozônio, o que não agride a pele nem os cabelos.

“Nós investimos em um projeto de interiores para que haja harmonia e sofisticação na decoração. Nestes espaços também serão agregadas a climatização e a automação. Eles serão entregues com câmera de monitoramento, toda preparação para som, além de tomadas USB e sinal wi fi”, enumera Sarah.

Investimentos com acessórios ligados à segurança foi outra preocupação da incorporadora. O edifício será entregue com duas câmeras de monitoramento 360 graus instaladas nas áreas externas ao edifício e cerca de 50 câmeras na área comum. “Será possível para o morador conectar-se, com seu smartphone, às câmeras de segurança e, assim, acompanhar os filhos na área de lazer. Além disso, as guaritas dos vigilantes serão blindadas.

Segundo Sarah, o objetivo é trazer mais comodidade aos moradores, que não precisam despender tempo e preocupação na etapa pós-entrega, e podem se concentrar unicamente com a decoração de sua própria unidade”. Ela calcula que o investimento total será de aproximadamente 1% a mais no custo de construção. “Mas esse valor não está sendo repassado para o preço final”, informa.

Dentro de casa
Dentro do apartamento, o Reserva Parque Areião – com apartamentos de 244 e 342 metros quadrados, além da cobertura de 472 metros quadrados – prepara novidades para facilitar o dia a dia do morador. A tubulação para automação e infraestrutura para internet e ar condicionado fazem parte do projeto arquitetônico e será entregue para utilização imediata. “Basta instalar os aparelhos, que os mesmos já estarão prontos para o uso”, diz Sarah.

As janelas já virão com persianas integradas, a cozinha será entregue com um triturador na pia, os banheiros virão com cubas esculpidas em mármore tipo Aurora Crema e Branco Prime. Haverá também um ponto com sistema de aspiração de pó central, pronto para usar. No quesito de segurança, a construtora também se preocupou em equipar as unidades com detector térmico na cozinha com acionamento na guarita para prevenir incêndio. A porta de entrada terá acesso por fechadura com biometria. Os apartamentos virão com alarme de intrusão e botão de emergência interligados à guarita.

“Nós pensamos em entregar um apartamento para o cliente em que ele não precise fazer melhorias. Tanto que os acabamentos serão de qualidade superior, como as bancadas e nicho em quartzo branco na suíte do casal e o forro de gesso acartonado”, cita Sarah, acrescentando que com intuito de trazer mais comodidade ao cliente, a empresa também faz personalizações. “Mas é preciso ser programada a tempo e de acordo com a execução da obra”, explica.

Sofisticação atemporal
O verde do Parque Areião contagiou todas as etapas do projeto do novo empreendimento alto padrão da Brasal Incorporações. Situado na Alameda Coronel Eugênio Batista com a Alameda Coronel Joaquim Bastos, no cobiçado Setor Marista, o residencial tem vista exclusiva para os 215.000 m² da reserva de proteção ambiental com vegetação de floresta e vereda.

A vista privilegiada é complementada com um projeto que une luxo, conforto e últimas tendências da arquitetura contemporânea. Autoras do projeto, as arquitetas Ana Gabriela Lins e Iara Luiza Galvão conseguiram, em suas palavras, “estabelecer um diálogo entre natureza e modernidade.”

Com 39 pavimentos, a torre envidraçada reserva espaços para o cultivo de plantas. A assimetria também traz mais charme ao projeto que oferecerá apartamentos de 244 metros quadrados do primeiro ao 20º pavimento, uma unidade de 472 metros quadrados no 21º pavimento – com terraço, e apartamentos de 362 metros quadrados a partir do 22º andar. O topo do edifício é selado nos 31º e 32º pavimentos com um apartamento duplex de 601 metros quadrados.

Além da vista definitiva para o Parque Areião, contará com projeto paisagístico assinado por Alex Hanazaki, o único brasileiro a receber o prêmio internacional ASLA 2017, da American Society of Landscape Architecture, a mais respeitada associação de arquitetura paisagística mundial, fundada em 1899. Para o projeto, ele conta que buscou trazer um pouco da exuberante vegetação do entorno para dentro do edifício. O mesmo caminho seguiu a arquiteta de Anna Paula Melo, responsável pelo projeto do decorado e da área comum.