Iluminação: um toque de sofisticação na sala de jantar para as confraternizações

Pela primeira vez, espaço da Universal na Comic Con contará com loja de produtos exclusivos
27 de novembro de 2019
Trupe Ave Lola estreia no Guairinha para celebrar uma década
27 de novembro de 2019

Pendentes e arandelas podem dar aquele ar de aconchego para o ambiente

Sala de jantar bem iluminada traz uma leveza e um toque de sofisticação para qualquer reunião com amigos ou familiares. E no final do ano o que não faltam são oportunidades para confraternizações e ceias para quem gosta de curtir as festas de fim de ano em casa. Por isso, é essencial que a iluminação do ambiente esteja em harmonia com as peças de decoração e móveis, criando uma atmosfera acolhedora e sem causar desconforto visual.

A iluminação errada pode causar calor excessivo, alterar a cor dos alimentos no prato e gerar um efeito chapado de “doer” a vista. E por que não aproveitar o fim de ano para repaginar o ambiente e torná-lo mais agradável? O primeiro passo é a lâmpada mais adequada. “Como vivemos num país de clima quente, é bom sempre tomar um pouco de cuidado com luminárias que vão muitas lâmpadas, pois podem emanar calor. Devemos enxergar o que estamos comendo e, para isso, o IRC (Índice de Reprodução de Cor) da lâmpada é de extrema importância para que a luz não modifique a cor do alimento”, afirma o designer Maurício D’Ávila, da Geo Luz&Cerâmica. Uma boa opção são as lâmpadas de LED ou eletrônicas e que emitam até 3.000 K.

Outro ponto importante é que, por ser um cômodo versátil, é essencial que se utilizem tipos diferentes de fonte de luz: lustres, pendentes, abajures, arandelas, lâmpadas de teto e, claro, a luz natural. “Normalmente pensa-se apenas na iluminação da mesa de jantar, o que é absolutamente necessário, mas para que possamos usufruir desse conforto, uma iluminação indireta no ambiente torna-se indispensável”, conta o designer. As arandelas, como as peças Juliet e Vega Open, da Geo Luz&Cerâmica, são essenciais nessa a decoração, já que criam diversos cenários para diferentes propostas de jantar, dependendo da ocasião, e ainda podem ajudar a “unir” e integrar a sala de jantar a outros ambientes da casa.

Para a mesa, é claro que o pendente é ponto principal, mas é preciso estar atento ao tipo, ao modelo, ao formato e à distância que ele será colocado. Mesas redondas combinam com luminárias redondas, enquanto mesas retangulares pedem luminárias mais lineares e, dependendo do efeito a ser causado no ambiente, precisam estar posicionadas a cerca de 30 cm ou até 90 cm da mesa. Cada caso é um caso. Uma grande vantagem do pendente é que ele também serve como item de decoração e pode abranger cores quentes e frias, como os modelos Gaya, Tantrus ou Sapinus.

É muito importante poder criar a sala de jantar ideal para receber as visitas nas confraternizações ou mesmo para dar aquela nova “cara” na casa e ter um ambiente que acompanhará a família por todo um novo ano, cheio de novas realizações.