IA na Medicina: cirurgia de coluna passa a ter alta médica em até dois dias

Cozinha Industrial: veja como seguir este conceito
19 de fevereiro de 2024
70% dos CNPJs brasileiros demonstram inconsistências que podem render multas tributárias
20 de fevereiro de 2024

Menos invasivo, método ainda reduz consideravelmente a dor no período pós-operatório e diminui necessidade de transfusão de sangue, afirma neurocirurgião

O uso de uma inteligência artificial com software de planejamento cirúrgico, aliado a um sistema de neuronavegação, proporcionou resultados surpreendentes em um procedimento de correção cirúrgica da coluna (escoliose) em uma paciente de 40 anos, no estado do Paraná. Operada no mês de janeiro, no Pilar Hospital, em Curitiba, a mulher não sentiu dor pós operatória e recebeu alta em apenas dois dias. Antes do uso da IA, o paciente permanecia por, no mínimo 30 dias no hospital. “A paciente ficou internada apenas dois dias no hospital e sem sentir dor. É preciso ressalta também que não foi necessária nenhuma transfusão de sangue durante a cirurgia.”, explicou o Neurocirurgião Luiz Roberto Aguiar, médico responsável pelo procedimento.

Segundo o neurocirurgião, o diferencial nesse procedimento foi a integração de tecnologias avançadas. O uso do neuronavegador AIRO, que é um tomógrafo intraoperatório, permitiu uma precisão milimétrica durante a cirurgia, enquanto um software de inteligência artificial desempenhou um papel crucial no planejamento cirúrgico, possibilitando entender com mais clareza os riscos desta cirurgia de alta complexidade. “Com o auxílio do software disponível no Pilar Hospital, conseguimos virtualmente implantar os parafusos na coluna vertebral da paciente, garantindo um alinhamento preciso. Isso, por sua vez, possibilitou a correção precisa da deformidade.”, garante o neurocirurgião.

Sobre o Pilar Hospital

O Pilar completa 60 anos de atividade em 2024, tendo como premissa a união do atendimento humanizado e uso eficiente de tecnologia. Contar com um Corpo Clínico de excelência e oferecer a população recursos tecnológicos como o Neuronavegador AIRO, Robôs Rosa (para cirurgias ortopédicas), Robô DaVinci (para cirurgias minimamente invasivas), coloca o Pilar em lugar de destaque no cenário de saúde nacional.

foto: divulgação