Halitose em pessoas idosas

Projeto Muros na Mata Atlântica conclui painéis em Curitiba
18 de março de 2022
Pousada Mangabeiras: refúgio para celebrar a Páscoa na Ilha de Boipeba (BA)
18 de março de 2022

Como o mau hálito atinge a terceira idade

A preservação da higiene bucal é essencial para qualquer faixa etária, mas os cuidados com a boca devem ser redobrados em pessoas da terceira idade. Isso porque, muitas pessoas com a idade avançada usam dentaduras e medicamentos por problemas de saúde. Desse modo, manter a higiene não beneficia apenas aos dentes e ao bom hálito, mas evita futuros incômodos como a halitose.

A Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento de Halitose, Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e atual conselheira consultiva, Cláudia Christianne Gobor, explica que “nos idosos, o mau hálito é comum e, na maioria dos casos, a principal causa é o alto consumo de medicamentos que são atribuídos a outras doenças por conta da idade avançada”. Medicamentos como antidepressivos e anti-hipertensivos são os que mais prejudicam a salivação, causando a halitose.

A doutora ainda afirma que, independente da idade, o tratamento para o mau hálito é muito importante. “É comum familiares de pessoas da terceira idade deixarem sempre para depois os cuidados com a saúde bucal do idoso. Porém, ela é muito importante”. Poder se comunicar com tranquilidade e não se sentir constrangido por isso é obrigatório para uma boa qualidade de vida.

Tratamento

A dentista ressalta que não é indicado usar produtos sem prescrição, como enxaguantes bucais ou remédios caseiros fornecidos no espaço virtual. “A indicação é procurar ajuda”, alerta a especialista. Posteriormente aos exames, o diagnóstico é realizado e o tratamento é personalizado de acordo da necessidade de cada paciente.

Tratamento alternativo

A odontologista também realiza tratamentos de alterações salivares como a Xerostomia (boca seca), hipersialia ou sialorréia (produção excessiva de saliva) ou assialia (redução ou ausência de produção de saliva), alterações no paladar como a Ageusia (ausência de sabor), Hipogeusia (ausência de sabor de alimentos específicos), Disgeusia (sensação de gosto desagradável na boca), clareamento dental e odontologia estética.

Serviço: Dra. Cláudia Christianne Gobor
Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose
Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e Atual Conselheira Consultiva
website: https://www.bomhalitocuritiba.com.br/
(41) 3022-3131 | (41) 99977-7087
Instagram: @bomhalitocuritiba
Facebook: @bomhalitocuritiba